A sexta-feira (26) na Bélgica foi muito proveitosa para os pilotos brasileiros, Caio Collet estabeleceu a pole para a corrida principal da Fórmula 3. Além de Collet, Felipe Drugovich cravou a pole na Fórmula 2, o piloto da MP Motorsport dividirá a primeira fila com Enzo Fittipaldi neste domingo.
Collet é o único brasileiro no grid da F3, o piloto faz parte da Academia da Alpine. Em sua volta da pole, o brasileiro estabeleceu a marca de 2m11s289. O resultado coloca Collet em 12º no grid da Sprint Race do sábado, enquanto será o líder do pelotão da Feature Race.
O clima instável no circuito de Spa-Francorchamps ditou as escolhas nesta sexta-feira. A Fórmula 3 entrou na pista pela manhã, começando o dia com um treino livre. A definição do grid ocorreu entre o TL1 e TL2 da Fórmula 1, quando a pista estava molhada por conta da chuva. Todos os competidores da F3 foram liberados para a pista usando os pneus destinados para a pista molhada.
LEIA MAIS: Felipe Drugovich crava a pole na Bélgica e divide a primeira fila com Enzo Fittipaldi
Com dez minutos de atividade o regime de bandeira vermelha foi instaurado, a chuva parou e quanto os carros retornaram ao traçado era possível usar os pneus slick, mesmo com o circuito ainda úmido. Caio Collet que se dá bem em pista úmida, com os pneus slick, aproveitou o momento para brilhar e mostrar habilidade na condução.
Neste cenário, os pilotos precisaram de duas voltas para o aquecimento dos compostos. Quando os pilotos se aproximavam dos últimos dez minutos de atividade, os tempos começaram a melhorar e as posições foram se alternando. A evolução da pista nestas condições ocorria rapidamente.
O brasileiro que guia pela MP Motorsport, cravou a pole. O resultado anima Collet e a equipe para o final da temporada, o piloto atualmente ocupa a 8ª posição do Campeonato e conta com 52 pontos, mas está na mira do top-5 até o final da competição.
“Me sinto muito, muito bem com a primeira pole e ainda mais em condições desafiadoras. Tenho que agradecer muito o time e meu engenheiro, que fizeram um grande gerenciamento. Sabíamos que seria tudo decidido na volta final, porque a pista vinha melhorando muito. E fico contente por termos encaixado tudo quando mais importava para larga na pole”
As provas podem ser acompanhadas pela F1TV e BandSports, a largada da prova Sprint ocorre na madrugada de sábado às 05h35 pelo horário de Brasília, enquanto a corrida principal será disputada na madrugada de domingo, às 03h50.