ColunistasDestaquesMotoGPPost

MotoGP e Superbike fecham parceria com LaLiga, para antipirataria

A Moto GP ainda está sem transmissão oficial no Brasil, o Grupo Globo não renovou com a categoria de motovelocidade.

Nesta semana a Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da Moto GP e da Superbike (WorldSBK), anunciou uma parceria com a LaLiga, responsável pela organização do campeonato Espanhol de futebol, com o objetivo de utilizar os serviços de antipirataria, para eliminar os fluxos ilegais de conteúdo audiovisual em diversas mídias.

Desta forma a LaLiga fará um monitoramento em páginas que publicam ilegalmente o conteúdo da Dorna e desindexá-las do mecanismo de busca, além disso perfis falsos que usam o logotipo da Dorna também vão ser derrubados.

A LaLiga também irá trabalhar para rastrear links que fornecem as transmissões de forma ilegal, replicando o sinal televisivo. “A união com a Dorna Sports nos motiva a continuar trabalhando para proteger o valor audiovisual das competições. O combate à pirataria é uma das principais prioridades da LaLiga, e continuaremos investindo em ferramentas técnicas e recursos humanos para continuar avançando nesse campo”, afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

No Brasil como ainda não temos nada definido sobre as transmissões da categoria, certamente nesta temporada ficará mais difícil acompanhar o campeonato. A empresa está certa em combater a forma ilegal do consumo do seu conteúdo, afinal existe muitos gastos envolvidos com o campeonato e todo o suporte para a transmissão.

“A proteção dos direitos audiovisuais é e sempre foi de extrema importância para nós, porque, devido à natureza exclusiva e atrativa do conteúdo que produzimos, sofremos muito mais com as consequências de pirataria. Tanto a MotoGP quanto a WorldSBK se beneficiarão muito das ferramentas criadas pela equipe de proteção tecnológica da LaLiga, que é uma referência global e, portanto, uma garantia de segurança para nossos campeonatos”, destacou Manel Arroyo, diretor da Dorna Sports.

A algum tempo tratamos sobre o serviço de streaming e como é difícil manter a assinatura em diversas plataformas, ainda que elas ofereçam um bom conteúdo, pois elas não estão concentradas e isso impulsiona a necessidade de contratar mais de um serviço. Além disso nem todas as pessoas têm um serviço de internet que colabora para assistir ao vivo e com isso alguns lances se perdem.

Esperamos que por meios legais seja possível acompanhar o campeonato de motovelocidade. O acordo estabelecido entre as principais competições de motovelocidade do mundo é o primeiro firmado fora do futebol com a LaLiga.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo