Nesta terça-feira (18) a Fórmula 1 organizou a realização do F1 75 Live, evento de lançamento da temporada 2025, assim como da apresentação das pinturas escolhidas pelas equipes para usar ao longo do campeonato. A Mercedes foi o sétimo time da noite a revelar o carro.
Como fora divulgado anteriormente por Toto Wolff, mesmo com a saída de Lewis Hamilton, a equipe optou por manter o carro preto. Não todo preto como em outros campeonatos, mas o layout foi semelhante ao da temporada 2024.
A frente do carro, considerando o bico e a asa dianteira são prata, enquanto a lateral do W16 será toda em preto, com uma estampa de estrelas que identifica a marca do time. Além disso, as faixas em verde-água da Petronas também fazem parte do layout.
O vermelho usado para identificar a Ineos no Santo Antônio não está presente neste modelo, desta forma, essa parte do carro foi pintada também de prata. O patrocínio da Ineos permanece no carro, mas agora apenas na asa dianteira e também sem a presença do vermelho.
Na apresentação a Mercedes resgatou o seu passado, mostrando que a marca já está no mundo das corridas há bastante tempo.
A Mercedes perdeu Lewis Hamilton, vendo que estava ficando sem espaço na equipe alemã e ele tinha um “prazo de validade”, o heptacampeão mundial aproveitou o interesse da Ferrari para mudar de time.
A troca repentina de Hamilton fez com que a Mercedes precisasse subir rapidamente Andrea Kimi Antonelli, para não precisar recorrer a um piloto de fora. O italiano completou apenas uma temporada de Fórmula 2, depois de faturar o título na FRECA em 2023.
Para o campeonato de 2025, a Mercedes terá a dupla formada por George Russell e o jovem italiano, que precisará se desenvolver logo de cara na equipe alemã, diferente de Russell que passou pela Williams.
Após um ano de altos e baixos em 2024, mas também por momentos de brilho. Após um início complicado, a Mercedes encontrou ritmo no meio do campeonato, conquistando vitórias, com Lewis Hamilton e George Russell. No entanto, por conta de um carro difícil de configurar, em alguns momentos a Mercedes simplesmente sumia no grid, desta forma o time obteve apenas a 4ª posição no Mundial de Construtores.
Agora, com o foco na nova formação e na evolução do carro, a Mercedes busca retomar a competitividade para bater de frente com a Red Bull, Ferrari e McLaren. Este é o último ano com esse regulamento, onde a equipe pode extrair um pouco mais do equipamento.
Infelizmente por apostar no zeropode, no início desse regulamento, a Mercedes ficou muito atrasada em desenvolvimento, quando comparada com outras equipes do grid. Veremos como será o campeonato deste ano, que promete ser ainda mais disputado que o anterior.
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