Max Verstappen segue no centro das especulações sobre o seu futuro. O tetracampeão mundial não completou o GP da Grã-Bretanha e demonstrou descontentamento com o carro ao abandonar a corrida.
Não é muito comum ver Verstappen cometendo erros na pista, mas nos últimos meses o piloto tem se irritado com o comportamento dos novos carros da Fórmula 1 e na atuação do RB22. O piloto já tinha lidado com um acidente na classificação do GP da Áustria da última semana e na Inglaterra, vinha reclamando da falta de potência do motor.
Max foi até mesmo superado por Isack Hadjar na classificação realizada no sábado, mas ao longo da corrida demonstrava um ritmo mais competitivo e até apareceu na disputa pelo pódio – antes do seu abandono. Aparentemente os problemas foram causados pela asa traseira ao final da zona de ativação do modo reta.
A equipe austríaca também introduziu uma versão da asa ‘macarena’ da Ferrari, mais recentemente, o mesmo tipo de asa também foi usado pela McLaren.
Verstappen até tinha cogitado uma troca de configuração para o GP da Grã-Bretanha. O tetracampeão mundial pensou em quebrar o parque fechado, fazer uma troca da unidade de potência e do acerto do RB22, por conta da sua frustração com o desempenho do carro.
“Após a qualificação, ficou claro que não estávamos nada satisfeitos com o equilíbrio do carro, para dizer o mínimo”, falou o chefe de equipe da Red Bull.
“Embora soubéssemos que não seria agradável entrar na corrida com um equilíbrio muito imperfeito, ainda assim acreditávamos que isso nos daria um resultado melhor do que largar dos boxes com algo talvez melhor.”
“Bem, é algo que discutimos com o Max, e eu aceito completamente que ele possa ter uma opinião diferente, e ele está dirigindo o carro, então é isso.
Sobre o acidente, Verstappen disse pelo rádio: “Quando a asa traseira não fecha completamente, você perde muita força descendente e sai da pista. Então, sim. Uma vez, tudo bem, mas duas vezes… Isso está se tornando perigoso para mim. E, obviamente, eu não quero isso.”
As críticas firmes de Verstappen ao carro aumentam a pressão sobre a equipe por uma reação e por um equipamento mais veloz, condição importante para sua permanência no time. Laurent Mekies, por sua vez, tenta conter as frustrações de seu piloto.
“Olha, ele tem razão em não estar feliz”, disse o chefe de equipe da Red Bull. “É muito desagradável para os pilotos serem prejudicados pelo carro em curvas de alta velocidade em duas corridas consecutivas, ainda que por dois motivos diferentes. E, em uma escala muito menor, também é extremamente desagradável para nós, como equipe, ver nossos pilotos na brita.”
“Portanto, ele tem razão em estar insatisfeito. Não tenho dúvidas de que, como equipe, tomaremos as medidas necessárias para que isso não se repita, mesmo que tenhamos falhado hoje. E levamos isso muito a sério, e, portanto, o mínimo que Max pode sentir hoje é insatisfação.”
Para a Red Bull, o pior — além do abandono de Max — foi identificar um problema na corrida em casa e, poucos dias depois, enfrentar uma nova falha que afetou a equipe de forma semelhante.
“Certamente entendemos o que aconteceu no Red Bull Ring”, explicou Mekies. “Não vamos entrar em detalhes, porque não acho que seria correto. Mas entendemos a falha, sim.”
“A partir da análise inicial de hoje, percebemos que sofremos um tipo diferente de problema. Isso não o torna melhor, mas é evidente que, diante da sucessão de eventos, o fato de o fracasso ser diferente ou não, isso realmente não importa. Vamos analisar toda a área para garantir que não haja nenhuma chance de isso acontecer novamente.”
A asa traseira ‘macarena’ chamou a atenção quando apareceu no carro da Ferrari. Embora algumas equipes tenham considerado desenvolver o sistema, para muitas a solução não se mostrou viável por causa de seu desenvolvimento e funcionamento. Mekies, então, foi questionado sobre a abordagem da equipe para as próximas etapas e sobre a possibilidade de uma substituição.
“Faremos tudo o que for necessário para garantir a segurança. Já disputamos várias corridas com esse conceito – acho que desde Miami. Então, já foram várias corridas.”
“Ainda é cedo demais na análise para determinar se o problema está no conceito em si ou em outra coisa. Mas com certeza vamos investigar todas as possibilidades e estamos considerando todas as opções.”
A Red Bull pretende estar mais preparada para o GP da Bélgica e superar os desafios dos últimos eventos. A equipe tem escutado Verstappen e levado em consideração as suas reclamações.
“No fim das contas, houve aprendizados importantes hoje. Concordando com o que ele disse, o carro provavelmente estava com uma sensação parecida com a de ontem, então atingimos as limitações que sabíamos que tínhamos ontem. Não tenho certeza se conseguiríamos estar em P3 na pista antes da falha se tivéssemos largado dos boxes.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







