AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren solicita revisão da punição aplicada para Norris e tenta reverter decisão do GP dos EUA

A McLaren entrou com um recurso para tentar reverter a punição recebida por Lando Norris na última corrida em Austin

A McLaren entrou com um pedido de revisão da penalidade recebida por Lando Norris no GP dos Estados Unidos.

Na ocasião, Norris e Verstappen protagonizaram uma disputa acirrada nos momentos finais da corrida. Faltando apenas quatro voltas, em mais uma tentativa de ultrapassagem do britânico, ambos os pilotos saíram da pista na curva 12, com Norris buscando a manobra pelo lado externo, espaço oferecido por Verstappen.

Norris conseguiu completar a ultrapassagem e assumir a terceira posição, mas na penúltima volta foi penalizado em cinco segundos, o que lhe custou o pódio. A McLaren acreditava que seu piloto estava certo, alegando que os dois saíram do traçado porque Verstappen não cedeu o espaço necessário para Norris completar a curva.

Após as atividades de mídia realizadas nesta quinta-feira na Cidade do México, a McLaren entrou com o recurso para apelar da penalidade.

A audiência acontecerá nesta sexta-feira à tarde, para que uma nova análise do caso seja realizada. No entanto, para que o recurso vá para frente, é necessário os comissários precisam verificar se a McLaren tem como comprovar um novo elemento/evidência, significativa e relevante que não estava disponível no momento que a manobra foi analisada. Depois será discutido se é possível reverter a punição aplicada.

LEIA MAIS: Andrea Stella considera punição a Norris no GP dos EUA “inapropriada” e questiona comissários

No lance entre Norris e Verstappen, os comissários analisaram a situação como se o britânico estivesse atacando o adversário. Se fosse ao contrário, talvez Verstappen recebesse a punição por não deixar espaço para o adversário, assim como aconteceu com George Russell e Yuki Tsunoda na mesma corrida.

Norris buscava o terceiro lugar com a perspectiva de reduzir a diferença para Max Verstappen, já que está perseguindo o título de 2024.

No início da semana, logo depois do GP dos Estados Unidos, a McLaren não estava certa sobre apelar da decisão, pois era difícil reverter uma punição como essa, mas a equipe achava que os comissários tinham analisado o lance de forma incorreta.

Além disso, a equipe não entendeu o motivo de não conversar com os pilotos sobre o ocorrido depois da prova, a decisão foi tomada de forma apresada. Andrea Stella havia comentado no fato de Max Verstappen sempre realizar esse tipo de manobra com os adversários, não tentando se quer fazer a curva.

A FIA também tem recebido críticas constantes pelos seus comissários não seguirem uma linha de raciocínio entre os eventos na aplicação das punições, fora algumas injustiças que ocorrem ao longo da temporada, principalmente pela quantidade de comissários convidados que compõe a mesa de análise.

Documento sobre o pedido de revisão da punição:

“Os Comissários receberam uma petição de Direito de Revisão de acordo com o Artigo 14 do Código Esportivo Internacional da FIA, da equipe McLaren de Fórmula 1, em relação à Decisão dos Comissários do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2024, Documento 69, violação do Artigo 33.3 do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 da FIA em relação ao Carro 4.”

“O representante da equipe deve comparecer a uma videoconferência com os comissários às 14h30, horário do México, na sexta-feira, 25 de outubro de 2024, em relação ao acima. Qualquer outra “parte interessada” pode buscar a permissão dos comissários para comparecer.”

“Deve-se notar que esta Audiência será em duas partes. A primeira parte será para ouvir evidências sobre se existe ou não um “novo elemento significativo e relevante que não estava disponível para a parte solicitando a Revisão no momento da Decisão em questão.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo