AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren lamenta desclassificação de Norris e Piastri e pede desculpas após irregularidade

Equipe atribui desgaste da prancha a oscilações inesperadas no MCL39 e admite frustração com perda de pontos importantes na reta final da temporada 2025

A McLaren se pronunciou sobre a desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri, após disputa do GP de Las Vegas. A punição aplicada para o time, fez seus pilotos perderem pontos valiosos no duelo travado pelo título de pilotos da temporada 2025. O chefe do time, Andrea Stella, classificou o desfecho como “extremamente decepcionante” e pediu desculpas aos pilotos pelo impacto direto em suas campanhas no campeonato.

A penalização foi aplicada após inspeção técnica constatar que o desgaste da prancha do assoalho dos MCL39, estava abaixo da espessura mínima de 9 mm prevista no regulamento. A violação, segundo os comissários, não deixou alternativa além da exclusão de ambos os carros da classificação final.

Em comunicado, Stella explicou que o comportamento anormal dos carros durante a corrida, marcado por níveis elevados de oscilação vertical que contribuíram para o desgaste excessivo do assoalho.

“Durante a corrida, ambos os carros apresentaram níveis inesperados e elevados de oscilação vertical, não observados nos treinos livres, o que levou a um contato excessivo com o solo”, disse Stella em um comunicado divulgado pela McLaren após a decisão.

“Estamos investigando as razões para esse comportamento do carro, incluindo o efeito de danos acidentais sofridos por ambos os carros, que constatamos após a corrida, e que levaram a um aumento na movimentação do assoalho.”

“Como observou a FIA, a infração foi não intencional, não houve tentativa deliberada de burlar os regulamentos e também existiram circunstâncias atenuantes.”

Restou ao chefe de equipe um pedido de desculpas, pelos problemas enfrentados após a corrida.

“Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico de suas campanhas no Campeonato, após duas ótimas atuações durante todo o fim de semana. Como equipe, também pedimos desculpas aos nossos parceiros e torcedores, cujo apoio significa muito.”

“Embora este resultado seja extremamente decepcionante, continuamos totalmente focados nas duas últimas corridas da temporada.”

O GP de Las Vegas do ano passado foi muito complicado para o time de Woking, apresentando um dos piores desempenhos do ano. No entanto, eles estavam animados de modo geral com os resultados que conseguiram, especialmente com a pole de Norris no circuito.

Para o final da corrida em Las Vegas, depois de recuperar o P2 ao ultrapassar George Russel, Norris precisou reduzir o ritmo e surgiu uma suposta preocupação com a quantidade de combustível, mas mais tarde ficou claro que era para fazer um melhor controle do assoalho.

“Um final frustrante para o dia de hoje”, disse Norris. “Tivemos que fazer algumas manobras no final da corrida e agora sabemos que foi devido a alguns problemas no nosso carro, que infelizmente resultaram na nossa desclassificação.”

“É frustrante perder tantos pontos. Como equipe, estamos sempre nos esforçando para obter o melhor desempenho possível, e claramente não conseguimos encontrar esse equilíbrio hoje.”

Apesar do golpe, a McLaren afirma que permanece focada na reta final da temporada. Após a desclassificação, Norris manteve 24 pontos de vantagem sobre Piastri, mas agora vê Max Verstappen empatar com o australiano na tabela, ambos 24 pontos atrás do britânico.

Com 58 pontos ainda em disputa no GP do Catar (incluindo a Sprint) e no GP de Abu Dhabi, a luta pelo título segue aberta.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading