AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

McLaren e Nissan trabalham de forma colaborativa na busca por mais vitórias e pódios na Fórmula E

Trabalhar de forma colaborativa tem ajudado os times a avançarem no campeonato, os resultados já estão começando a aparecer

Às vésperas do e-Prix de Tóquio, com uma prova acontecendo na casa da Nissan, o time está otimista para mais um bom resultado, principalmente após o início de temporada favorável. A vitória da McLaren e o segundo pódio de Oliver Rowland, certamente empolgaram.

Na última semana, após a vitória de Sam Bird no e-Prix de São Paulo, aconteceu uma coletiva de imprensa, onde os jornalistas tiveram a oportunidade de ter mais um contato com o britânico.

Durante a prova no Sambódromo do Anhembi, o calor intenso chamou a atenção. Os competidores relataram a dificuldade para gerenciar as baterias, além do equipamento, evitando o superaquecimento. No entanto, a Nissan acabou se destacando na prova. Mesmo com Bird liderando boa parte da corrida, o piloto teve fôlego para realizar a ultrapassagem em Mitch Evans e cruzar a linha de chegada na primeira posição.

O Boletim do Paddock teve a oportunidade de perguntar para Bird sobre a dificuldade de gerenciar o equipamento e como a Nissan vem se preparando para as provas.

“A Nissan tem realizado um excelente trabalho e estamos claramente na direção certa agora. Existem algumas razões pelas quais eu acho que fui capaz de fazer o que fiz nesta prova”, comentou Sam Bird.

Em São Paulo a McLaren celebrou uma vitória, enquanto pela segunda corrida consecutiva a Nissan esteve no pódio – Foto: reprodução McLaren

Em uma temporada que se acreditava em primeiro lugar, que muito do que foi visto em 2023 se repetiria, a McLaren/Nissan mostraram um bom progresso. Antes da etapa de São Paulo, particularmente, o time inglês que tinha flertado com o pódio, estava otimista para um resultado entre os três primeiros.

No ano passado a McLaren apresentou em vários momentos um bom ritmo de classificação, mas tinha problemas durante a corrida. O progresso é evidente, mas Bird lamentou não poder compartilhar muitos detalhes conosco.

“Seu comentário sobre a compreensão em relação ao gerenciamento de temperatura, ou coisas com essas, se você não se importa, acho que vai entender os motivos pelos quais simplesmente não quero compartilhá-los. Eu simplesmente quero manter isso aqui dentro deste prédio, porque se tivermos um pouco de vantagem sob os adversários, eu quero continuar assim. É muito difícil para mim responder sem revelar as coisas”, afirmou Bird.

O último ano foi marcado por um trabalho intenso e colaborativo entre McLaren e Nissan para melhorar o desempenho de ambos em pista.

O Boletim do Paddock também teve a oportunidade de conversar com o chefe de equipe da McLaren, Ian James, que aproveitou o momento para explicar um pouco desta colaboração que foi realizada entre as empresas.

“Como equipe trabalhamos muito para entender o Gen3. É muito diferente do que vivenciamos na outra geração”, comentou Ian James.

Na outra geração de carros, a Mercedes faturou dois títulos de pilotos e dois de equipe, encerrando muito bem um ciclo da categoria.

Com a saída da Mercedes do grid, a McLaren adquiriu a estrutura, para entrar mais preparada na categoria. Ian James realizou a transição das equipes e neste meio tempo tem tentado ajeitar as coisas para que a equipe inglesa tenha o mesmo sucesso que os alemães tiveram durante a sua gerência.

“Com a entrada de Sam na equipe, ele também trouxe experiência, desde o primeiro dia no centro e isso nos permitiu dar continuidade ao desenvolvimento. Então o que vemos agora são os frutos desse trabalho no início da temporada.”

Dando uma visão do trabalho com a Nissan, Ian James disse: “Com relação à Nissan, tem sido muito forte. Quando você escolhe com quais fabricantes trabalhar, é quase impossível saber como eles vão performar ou como vão começar.”

“Mas senti que eles seriam fornecedores colaborativos para trabalhar. Então essa colaboração está acontecendo e precisamos absolutamente desbloquear mais desempenho”, seguiu.

Oliver Rowland conquistou o seu segundo pódio da temporada em São Paulo – Foto: reprodução Fórmula E

A McLaren já confirmou que permanecerá com a Nissan durante a era Gen3 Evo e o objetivo é obter mais desempenho.

“Honestamente temos outra oportunidade à medida que avançamos para a próxima temporada, para os dois últimos anos de Gen3, com o pacote Gen3 Evo. E nesta dinâmica estamos observando, se preparando para uma fase de testes que também começará em breve, e, na verdade, será muito promissor. Portanto, estamos muito ansiosos pelo futuro”, finalizou Ian James.

Os dois times estão em processo de avançar na tabela, Sam Bird e Oliver Rowland já provaram que conseguem entregar, agora fica nas mãos de Jake Hughes e Sacha Fenestraz de colaborar com os seus companheiros de equipe.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo