A McLaren anunciou um novo Programa de Desenvolvimento de Pilotos, com o intuito de auxiliar os competidores. O programa será liderado por Emanuele Pirro, ex-piloto de testes da McLaren e vencedor das 24 Horas de Le Mans.
A equipe está inserida em diversas categorias do automobilismo, desta forma o time deseja apoiar pilotos que estão em desenvolvimento no kart, mas também auxiliar competidores profissionais. Novamente a McLaren menciona o “programa que também apoiará pilotos profissionais estabelecidos em outras categorias, oferecendo a eles a oportunidade de ganhar experiência na F1.”
“A McLaren tem uma longa história no desenvolvimento de talentos emergentes de alto nível e estou orgulhoso de que continuará por muito tempo no futuro. Temos uma equipe experiente aqui na McLaren, que será habilmente liderada por Emanuele, capaz de fornecer o suporte e os recursos necessários para transformar jovens talentos em pilotos profissionais altamente competitivos”, afirmou Zak Brown, CEO da McLaren.
Também é uma forma da McLaren trabalhar com competidores que podem ser encaminhados para outras categorias que o time está presente. Uma forma de criar um radar para pilotos que além da F1 podem ser encaminhados para a Indy e Fórmula E, seja atuando como piloto ou piloto de testes e desenvolvimento.
O programa da McLaren atualmente conta com Pato O’Ward, Alex Palou e Ugo Ugochukwu.
“Com o amplo portfólio de corridas da McLaren na Fórmula 1, IndyCar e Fórmula E, estamos bem posicionados para ajudar a desenvolver jovens talentos desde o início de suas carreiras até as corridas em tempo integral ou funções de teste e desenvolvimento. Já temos um grupo empolgante de talentos, com Pato, Alex e Ugo, e estou animado para continuar apoiando o desenvolvimento deles enquanto começamos a construir o programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren”, seguiu Brown.
“Estou emocionado com esta missão por vários motivos. A McLaren desempenhou um papel crucial na minha carreira, dando-me a oportunidade de ganhar uma corrida na F1 e me elevar a um nível superior trabalhando ao lado de Senna, Prost e Berger”, afirmou Pirro.
“Um motivo importante para nós são as equipes IndyCar e Fórmula E, que darão oportunidades extras para uma carreira profissional aos nossos membros do Programa de Desenvolvimento da McLaren. Adoro trabalhar com jovens pilotos e ajudá-los a crescer e melhorar. Cada vez que fiz isso no passado foi uma experiência enriquecedora e estou ansioso para fazê-lo novamente. A McLaren tem uma história incrível na F1. Significa muito para mim e estou muito orgulhoso de fazer parte deste programa. Sou grato a Zak Brown e Andrea Stella por me darem esta grande oportunidade.”