Nesta terça-feira (16) a McLaren “queimou a largada” e divulgou a pintura que será utilizada ao longo da temporada 2024. A equipe britânica é o primeiro time a divulgar o layout escolhido, pois grande parte do pelotão escolheu datas em fevereiro para a revelação das suas pinturas.
O livery de 2024 contará com mais laranja, combinado a uma extensa área em preto, sendo um esquema básico de cores. Ao longo de 2023 a pintura do carro da McLaren foi passando por uma mutação e mais áreas em preto foram exploradas, uma forma que os times encontraram para retirar algumas gramas de peso do carro, mas obter alguns milésimos em pista.
Os detalhes em azul que foram trabalhados no carro e eram utilizados até o MCL60 de 2023, foram abandonados neste novo padrão. A McLaren começou a dar indícios desta mudança, quando realizou algumas alterações em suas redes sociais nesta última segunda-feira, deixando o preto em evidência. A pintura ainda conta com detalhes em cromado, para a identificação dos pilotos em pista e outros detalhes em branco para a visualização dos patrocinadores.
Suiting up in papaya and black. 🧡🖤 #WhateverItTakes pic.twitter.com/i6EH90MwNM
— McLaren (@McLarenF1) January 16, 2024
A revelação da pintura acontece utilizando o carro da última temporada. O MCL38 que disputará a temporada 2024 da Fórmula 1 deve ser revelado no dia 14 de fevereiro, quando a equipe completará um shakwdown em Silverstone. O próximo contato com o equipamento será no Bahrein entre os dias 21 e 23 de fevereiro com a realização da pré-temporada.
Além de ser um design já conhecido, é fácil concordar com o jornalista Rafael Lopes que comentou sobre a nova pintura da McLaren remeter até mesmo o design usado pela equipe na época do patrocínio da Malboro, mas nesta combinação laranja e preto. Vale lembrar que neste ano completa 30 anos da morte de Ayrton Senna, o piloto brasileiro conquistou 3 títulos guiando pela McLaren.
A McLaren ingressa neste novo campeonato trabalhando mais uma vez com Lando Norris e Oscar Piastri, os pilotos vão dar continuidade ao trabalho realizado no ano passado. A sinergia deles, evolução e preparo contribuíram para a McLaren ser um dos times que mais cresceu em 2023. Além disso, somaram 302 pontos ao longo do Mundial de Construtores, faturando a quarta posição no campeonato.
Andrea Stella segue no comando da equipe pelo segundo ano consecutivo, após ser nomeado chefe de equipe em dezembro de 2022. A McLaren realizou algumas mudanças e reforçou o corpo técnico, contanto com Rob Marshall atuando como diretor técnico de engenharia e design, além de David Sanchez como diretor técnico de conceito e desempenho que ingressou na McLaren em janeiro de 2024.
Peter Prodomou continua atuando como diretor técnico de aerodinâmica com mais de 30 anos de experiência na Fórmula 1, enquanto Neil Houldey apoia a função como diretor técnico adjunto de engenharia e design, após ingressar na McLaren originalmente em 2006.
LEIA MAIS: McLaren segue moldando o departamento técnico e aerodinâmico para retornar ao topo do grid
“Estamos muito satisfeitos em lançar nossa pintura da Fórmula 1 para 2024 antes da nova temporada. O design parece incrível e mal posso esperar para vê-lo ganhar vida correndo na pista no próximo mês. Não começamos 2023 como queríamos, mas Andrea e a equipe fizeram um ótimo trabalho após a reestruturação organizacional entrar em ação, e o trabalho árduo continua enquanto levamos esse excelente impulso para a campanha de 2024″, celebrou Zak Brown, CEO da McLaren.
“Estou confiante de que a emocionante dupla Lando e Oscar continuará a criar mais grandes memórias juntos depois de um segundo semestre tão impressionante do ano passado, que viu a equipe terminar em quarto lugar no campeonato com 302 pontos. Todos estes são passos em frente em relação ao ano anterior, à medida que continuamos a nossa missão de avançar e competir na frente do grid”, seguiu.
Estamos ansiosos para alcançar as nossas ambições e com os nossos valiosos parceiros e fãs fantásticos a bordo, eles desempenharão um papel fundamental ao longo desta temporada. Somos gratos pelo seu apoio contínuo e sabemos que eles também partilham a nossa paixão pelo sucesso.
“Depois de um período entre temporadas agitado e produtivo, entramos em 2024 com o objetivo de continuar nossa jornada rumo à frente do grid. O ano passado permitiu à equipe estabelecer uma base sólida para o futuro através de trabalho árduo contínuo, compromisso, esforço e talento”, comentou Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren.
Com as nossas novas atualizações de infraestrutura e as pessoas instaladas, devemos continuar a elevar os nossos padrões e incorporar alto desempenho em tudo o que fazemos. A pintura de 2024 parece ótima e estou ansioso para ver nossa emocionante formação de pilotos Lando e Oscar levar o MCL38 para a pista no próximo mês.