ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen segue dominando e conquista pole para o GP de Miami

Com mais uma grande performance, Max Verstappen conquista a segunda pole do fim de semana

Max Verstappen segue dominando as atividades em Miami, o piloto da Red Bull conquistou a 38ª pole da carreira ao anotar 1m27s241. A marca foi estabelecida ainda no início do Q3, já que poucos pilotos conseguiram melhorar os seus tempos próximo do encerramento da atividade.

Em decorrência das altas temperaturas, os pneus macios começaram a superaquecer. A Mercedes até mesmo arriscou na última saída usar os pneus médios, mas não conseguiram fazer milagre.

Charles Leclerc começará a prova ocupando o segundo lugar, depois de obter o tempo de 1m27s382. Carlos Sainz foi o terceiro colocado com 1m27s455, dividindo a segunda fila com Sergio Pérez.

Lando Norris obteve o quinto lugar, superando Oscar Piastri. George Russell ficou com a sétima posição com a Mercedes, acompanhado por Lewis Hamilton em oitavo. Nico Hülkenberg representou a Haas ocupando a nona posição, com Yuki Tsunoda da Racing Bulls em décimo.

Daniel Ricciardo que fez uma excelente classificação na sexta-feira e obteve a quarta posição na Sprint, ficou apenas com o décimo oitavo lugar. Punido na China, o piloto da Racing Bulls começará a prova do final do pelotão, pois perde três posições neste grid de largada.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 17h pelo horário de Brasília, para a disputa do GP de Miami.

Saiba como foi a Classificação para o GP de Miami

Com o encerramento da prova Sprint, Max Verstappen conquistou a vitória, fazendo mais uma corrida dominante. Lando Norris teve o infortúnio de se envolver em um incidente com Fernando Alonso, Lance Stroll e Lewis Hamilton, abandonando a corrida.

Norris está com o carro completamente atualizado para a etapa. Infelizmente na classificação Sprint não conseguiu acertar o giro único no SQ3 e largando mais no meio do pelotão, ficou vulnerável para lidar com um acidente.

Quando a segunda classificação do fim de semana iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 48°C, com 29°C no ambiente.

Q1

Foi formada uma fila no pit-lane para a saída da pista. Carlos Sainz, George Russell, Lando Norris, Charles Leclerc e Lewis Hamilton usaram os pneus macios velhos, enquanto o restante do pelotão usava os pneus macios novos. Max Verstappen e Valtteri Bottas permaneceram mais tempos nos boxes, antes de buscar as suas primeiras voltas rápidas.

Carlos Sainz surgiu na ponta com o tempo de 1m28s159, conta 1m28s183 de Charles Leclerc. Neste primeiro giro, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Pérez, Russell, Piastri, Alonso, Ricciardo, Norris, Hamilton e Tsunoda.

Logan Sargeant retornou aos boxes, antes de se liberado uma segunda vez, na perseguição de uma volta cronometrada.

Quando Max Verstappen foi liberado, o holandês assumiu rapidamente a ponta, com 1m28s023, superando a marca de Sainz em 0s136.

Restando 8 minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Tsunoda, Ocon, Albon, Gasly e Zhou. Stroll conseguiu saltar para a oitava posição com 1m28s520, ficando atrás de Fernando Alonso.

Alonso retornou para a pista com um jogo novo de pneus macios e surpreendeu ao ocupar o quarto lugar com 1m28s167. Sainz melhorou ainda mais o seu tempo com 1m27s937, ainda usando os pneus macios velhos.

Restando quatro minutos para o final, Pérez obteve 1m27s722, para ocupar a ponta. A pista estava mais vazia, pois vários pilotos tinham passado pelos boxes para instalar um jogo novo de pneus macios.

Na eliminação, estava, Sargeant, Gasly, Magnussen, Zhou e Albon. No entanto, como existia a possibilidade de a pista mudar rapidamente, os pilotos estavam de volta ao traçado.

Verstappen superou Pérez com 1m27s689. Norris melhorou o seu tempo para 1m27s913, ocupando o terceiro lugar. Tsunoda escapou da eliminação com 1m28s324, enquanto Daniel Ricciardo foi eliminado, depois de obter o 4º lugar na Sprint.

Ricciardo tem uma punição para cumprir no grid de largada da corrida principal, o piloto australiano perde três posições na largada de Miami, por infringir o Safety Car no GP da China, quando realizou uma ultrapassagem.

Alguns erros eram observados no final do Q1.

Eliminados
16) Valtteri Bottas – 1m28s463
17) Logan Sargeant – 1m28s487
18) Daniel Ricciardo – 1m28s617
19) Kevin Magnussen – 1m28s619
20) Zhou Guanyu – 1m28s824

Q2

Quando o Q2 foi iniciado, novamente as equipes ficavam divididas entre a utilização dos pneus novos ou usados do Q1 para buscar a primeira volta rápida.

Charles Leclerc surgiu na ponta com 1m27s533, pois a Ferrari optou por usar os pneus macios novos logo de cara. Na primeira rodada de voltas rápidas, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Norris, Sainz, Verstappen, Hülkenberg, Tsunoda, Pérez, Russell e Gasly.

Na zona de eliminação estavam: Ocon, Hamilton, Stroll, Alonso e Albon.

Vale mencionar que Norris fez a parte final do Q2 com pneus médios usados.

Novamente os competidores passaram pelos boxes para instalar um novo jogo de pneus. Alonso tentou fugir da eliminação, mas o seu tempo era muito alto.

Hamilton passou a ocupar a segunda posição com 1m27s697. Russell conseguiu a oitava posição com 1m28s095. Verstappen roubou o segundo lugar de Hamilton com 1m27s566, separado por 0s033 do tempo do monegasco.

Eliminado
11) Lance Stroll – 1m28s222
12) Pierre Gasly – 1m28s324
13) Esteban Ocon – 1m28s371
14) Alexander Albon – 1m28s413
15) Fernando Alonso – 1m28s427

Q3

A temperatura da pista caiu três graus, desde o início da classificação.

Max Verstappen tinha a pole provisória com 1m27s241. Charles Leclerc se encaixava na segunda posição com 1m27s382, contra 1m27s455 de Carlos Sainz.

Lando Norris foi liberado para o Q3 com um jogo novo de pneus médios e registrou 1m27s822, para ocupar a sexta posição. Depois de brigar muito com o carro, Lewis Hamilton aparecia apenas na oitava posição.

No retorno para o traçado, Russell e Hamilton usavam os pneus médios, contra todos os outros pilotos que estavam com pneus macios novos. Por conta da pista extremamente quente, os pilotos estavam enfrentando certa dificuldade para gerenciar a temperatura dos pneus, já lidando com o superaquecimento.

Verstappen faturou a 38ª pole da carreira, com a marca do começo da classificação. Leclerc e Sainz também não melhoraram os seus tempos. Pérez se manteve na quarta posição, com o tempo de 1m27s460.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo