AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen é punido por atrapalhar George Russell na classificação do GP do Catar

Por ter bloqueado a passagem de Russell no final da classificação, Verstappen é punido com a perda de uma posição no grid de largada, depois de obter a pole

Após conquistar a sua primeira pole desde o GP da Áustria, Max Verstappen foi punido pelo incidente com George Russell no final da classificação do GP do Catar. O holandês perde o direito de começar a corrida da primeira posição.

O holandês fez uma excelente volta para conquistar a pole, mas os comissários aplicaram uma punição ao competidor após ele “dirigir desnecessariamente devagar” à frente da Mercedes de George Russell.

O britânico reclamou do adversário, pois se encontrou com Verstappen que estava extremamente lento, enquanto Russell precisou buscar uma ação evasiva seguindo para fora da pista. George disse no rádio que sua volta foi atrapalhada pelo posicionamento do outro competidor.

“Acabei passando pela brita, então parecia que o assoalho estava raspando na zebra e no cascalho, então espero que não tenha danificado. Talvez seja por isso que não melhoramos – não sei, mas foi um pouco complicado, duas curvas antes de começarmos a volta”, comentou Russell ao final da classificação.

Ao final da classificação, Max Verstappen foi chamado pelos comissários, para se explicar sobre a direção lenta. No documento divulgado pela FIA, os comissários explicaram que ouviram os dois pilotos e os representantes das equipes, combinaram esse depoimento com uma revisão de dados incluindo a telemetria, rádio da equipe e as filmagens.

Foi observado que George Russell afirmou que “se um carro estava lento em uma curva de alta velocidade, ele não deveria estar na linha rápida”, mas concluíram que o caso era “complicado” e não justificava uma penalidade usual de três posições no grid, já que nenhum dos pilotos estava em uma volta rápida.

No documento apresentado para revelar a punição com a perda de uma posição no grid de largada para Verstappen, eles disseram: “O carro 1 [Verstappen] não obedeceu às Notas do Evento do Diretor de Corrida e claramente estava dirigindo, em nossa determinação, desnecessariamente devagar, considerando as circunstâncias.”

“Era óbvio que o piloto do Carro 1 estava tentando esfriar os pneus. Ele também podia ver o Carro 63 se aproximando enquanto olhava no retrovisor várias vezes na pequena reta entre as Curvas 11 e 12.”

Verstappen então perde o direito de começar a corrida da primeira posição, pois foi punido e será o segundo colocado. George Russell então terá o direito de começar a prova ocupando a posição de honra.

Grid de largada do GP do Catar – Foto: reprodução FIA

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo