Neste sábado (23) a Fórmula 1 retornou ao circuito de Suzuka, para a realização do TL3, a última atividade avaliativa antes da classificação. Max Verstappen ocupou mais uma vez a ponta, sendo o destaque do fim de semana até o momento. O holandês estabeleceu a marca de 1m30s267, separado por 0s240 de Lando Norris.
A dupla da McLaren esteve mais próxima de Verstappen, podendo aumentar a disputa no momento que a classificação foi realizada. Os pilotos experimentaram algumas poucas voltas simulando os giros rápidos no circuito, revelando um grid que está bem próximo e pode proporcionar uma batalha pelas posições bem acirrada.
Grande parte do pelotão usou principalmente os pneus macios nesta atividade, verificando a durabilidade dos compostos em simulação de corrida e classificação.
Enquanto Lando Norris ocupou o segundo lugar, seguido de perto por Oscar Piastri, Sergio Pérez foi o quarto colocado, separado por 0s737 do companheiro de equipe. A dupla da Ferrari esteve mais contida nesta sessão, talvez renunciando a uma classificação mais forte no circuito para ter um ritmo melhor de corrida no domingo – Chales Leclerc por sua vez foi o quinto colocado, seguido por Carlos Sainz que ocupou o sexto lugar.
O que chama a atenção nesta tabela de tempos, são os parzinhos formados, os companheiros de equipe estiveram mais próximos, como também foi o caso de Lewis Hamilton e George Russell que ocuparam o sétimo e oitavo lugar, respectivamente na tabela. Fernando Alonso completou a sessão como nono colocado, seguido por Zhou Guanyu (décimo) da Alfa Romeo e Valtteri Bottas.
A classificação será realizada às 3h (pelo horário de Brasília) e definirá o grid de largada do GP do Japão.
Saiba como foi o TL3 do GP do Japão
Antes do TL3 ter início, a AlphaTauri confirmou que permanecerá com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo para 2024, enquanto Liam Lawson atuará como piloto reserva da equipe. O time italiano estava no embate de quais pilotos selecionar para o próximo ano, pois Lawson está fazendo um bom trabalho substituindo o australiano que está se recuperando após um acidente na Holanda.
remaining consistent in 2024
we're very happy to announce that Yuki, Daniel and Liam will continue with the team into next year
pic.twitter.com/qZ2NarlZIS
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) September 23, 2023
Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 44°C, com 28°C no ambiente. Os ventos estavam em 9 km/h se tornando um ponto de atenção para os competidores. Nesta atividade, os times têm pela frente um cronograma para preparar os carros para a corrida e os últimos ajustes para a classificação.
A Ferrari observou um bom ritmo de classificação na sexta-feira, mas novamente a degradação dos compostos seria um ponto de alerta para a equipe. No entanto, vários times também estão sofrendo com os pneus, por conta das altas temperaturas e do próprio comportamento do asfalto.
Após cinco minutos, Carlos Sainz foi o primeiro piloto a ser liberado para a pista, no seu carro estava instalado um jogo de pneus macios novos. Charles Leclerc passou a ocupar a pista na sequência, com o mesmo tipo de pneus em seu carro.
Carlos Sainz is first out on track, and we're green for FP3!#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/2UJ8N3Qlqh
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
O espanhol abriu a tabela de tempos ao anotar 1m32s001, mas na sequência Lecerc superou o companheiro de equipe entrando na casa de 1m31s963. Foi neste momento que a dupla da McLaren seguiu para a pista, acompanhados por Lance Stroll – o único piloto com os pneus duros instalados no carro.
Com quase quinze minutos de sessão, a Ferrari retornou aos boxes após três voltas com aquele jogo de pneus. Lando Norris saltou para a ponta da tabela, com a marca de 1m31s174, seguido por Oscar Piastri que anotou 1m31s891, separado por 0s717 do companheiro de equipe.
Aos poucos a sessão ficava mais movimentada, apenas Liam Lawson usava os pneus médios. Stroll ocupava o quinto lugar na tabela com a sua primeira marca com os pneus duros na casa de 1m33s683s.
Os tempos estavam altos, mesmo usando os pneus macios. Com 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Russell, Pérez, Piastri, Leclerc, Sainz, Magnussen, Hülkenberg e Ocon. Lawson alertava a equipe sobre os freios, mas o time orientou o piloto a permanecer na pista seguindo com o seu cronograma.
Com o andamento da sessão, Max Verstappen surgiu na ponta com a marca de 1m30s960 com os pneus macios, superando o tempo estabelecido por Lando Norris por 0s214. A dupla da Williams permanecia nos boxes. Sergio Pérez era apenas o sexto colocado com o segundo carro da Red Bull.
Sparkling his way to P1
Verstappen leads Norris, Leclerc and Hamilton at the top of the timing screens#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/0HJ6DyeE4n
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
A atividade não estava tão movimentada como era esperado, os pilotos completavam poucas voltas, antes de retornar aos boxes. Quando a dupla da Williams foi liberada para a pista, Alexander Albon relatava uma certa dificuldade com os freios, mas logo surgiu na décima posição anotando 1m32s113 com os pneus macios. Logan Sargeant era o décimo quarto colocado com a marca de 1m32s467.
Após a conclusão da primeira meia hora de atividade, os dez primeiros na tabela de tempos eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Hamilton, Russell, Pérez, Piastri, Sainz, Magnussen e Albon. Os pilotos trabalhavam com a simulação de corrida, enquanto boa parte do grid ainda usava os pneus macios.
Nos últimos 20 minutos de atividade, alguns competidores foram retornando para a pista com um jogo de pneus macios, como foi o caso de Lando Norris, Oscar Piastri, Kevin Magnussen, Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Logan Sargean, Guanyu Zhou, Pierre Gasly e Lance Stroll. O canadense abandonava os compostos duros, para experimentar os pneus mais rápidos disponíveis para o fim de semana.
Os erros eram inevitáveis na curva 9 do circuito, os pilotos tentavam, se livrar de problemas neste trecho.
Podendo acelerar um pouco mais e avaliar a simulação de classificação, Piastri surgiu na ponta com o tempo de 1m30s555 com o MCL60. Na sequência Norris anotou 1m30s507. Fernando Alonso surgia no quarto lugar, enquanto a dupla da Red Bull e Ferrari não retornavam ao traçado. O espanhol da Aston Martin cravou 1m31s549, seguido por Guanyu com a marca de 1m31s668. Valtteri Bottas era o sétimo colocado com 1m31s699 aferido.
Piastri fires it into P1
With just over 15 minutes remaining he sets a 1:30.555#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/i6UQuPyGID
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
Adentrando aos últimos dez minutos de atividade, a tabela de tempos estava desta forma: Norris, Piastri, Verstappen, Alonso, Zhou, Leclerc, Bottas, Hamilton, Russell e Pérez. A dupla da Mercedes aproveitava o momento pra expermentar outro jogo de pneus macios novos. Lewis Hamilton passou a ocupar a quarta posição com a marca de 1m31s159, seguido de perto por Russell na quinta posição, com o tempo de 1m31s505.
Tendo a oportunidade de mostrar mais uma vez a força da Red Bull neste traçado, Max Verstappen retornou a ponta da tabela com 1m30s267, para superar a marca de Norris mais uma vez em 0s240. A dupla da AlphaTauri retornou para o final da tabela, com Lawson na décima nona posição, enquanto Tsunoda era apenas o vigésimo colocado.
A dupla também participou dessa simulação de classificação, com Charles Leclerc saltando para o quinto lugar (1m31s022), com Carlos Sainz no sexto lugar (1m31s137). Sergio Pérez conseguiu melhorar a sua posição na tabela, mas não era nada confortável, separado por 0s737 do companheiro de equipe.
Depois de trabalhar o aquecimento dos pneus, a dupla da AlphaTauri melhorou os seus tempos, Tsunoda passou a ocupar a décima quarta posição, com Lawson em no décimo sétimo lugar. Os tempos estavam bem próximos, excluíndo a Red Bull de Max Verstappen, a classificação provavélmente seria bem acirrada.
Nos últimos dois minutos de atividade, os competidores retornaram para pista, para ter a oportunidade de treinar a largada. No encerramento do TL2 a prática não aconteceu, pois Pierre Gasly estampou o muro antes do cronômetro zerar, com o regime de bandeira vermelha sendo estabelecido.
Para finalizar as avaliações, Carlos Sainz encontrou com Lewis Hamilton na pista e aproveitou para avaliar a questão do vácuo.
A Mercedes realizava uma avaliação no carro de Russell, preparando o equipamento para a classificação.
That's your lot for practice!
Max leads the way in FP3, ahead of the two McLarens #JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/uf9aywLrA9
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023