A primeira corrida da rodada dupla do GP de Detroit da Fórmula Indy teve sentimentos opostos para os pilotos suecos. Enquanto Felix Rosenqvist foi para o hospital após sofrer um acidente muito forte no meio da corrida, Marcus Ericsson se aproveitou de uma boa estratégia e de uma infelicidade com Will Power para vencer pela primeira vez na Indy.
Com passagem na F1 pelas equipes Caterham e Sauber, Ericsson encerrou um jejum de oito anos, vencendo pela primeira vez desde quando corria na GP2 (atual Fórmula 2) em 2013. O sueco foi o sétimo vencedor diferente nas sete primeiras etapas do campeonato, igualando marca da temporada da CART em 2000.
A corrida nas ruas do Parque Belle Island, em Detroit foi marcada por um forte acidente na volta 24 com Felix Rosenqvist. O sueco da McLaren havia acabado de parar nos boxes e vinha em velocidade normal, quando o acelerador travou em uma freada e o seu carro bateu violentamente na barreira de pneus.
O impacto foi tão forte que quebrou o muro de contenção que ficava atrás da barreira de pneus. A prova foi imediatamente interrompida para o resgate do piloto e os reparos necessários para a pista. Embora estivesse consciente, Rosenqvist sentia dores fortes nas pernas e precisou ser levado de ambulância até um hospital local, aonde passou a noite de sábado em observação. No domingo, o sueco recebeu alta, mas ficou impossibilitado de participar da segunda corrida do fim de semana.
Felix Rosenqvist has been cleared and released by DMC Detroit Receiving Hospital. We are thankful for the excellent care he received yesterday and overnight. 🧡 pic.twitter.com/OKCI24APOj
— Arrow McLaren SP (@ArrowMcLarenSP) June 13, 2021
Com o recomeço da corrida, Will Power assumiu a liderança com a melhor estratégia e vinha controlando a dianteira, apesar das ameaças de Marcus Ericsson, Rinus Veekay e Takuma Sato, que fez corrida bem agressiva, com ultrapassagens no limite. Apesar disso, parecia que o piloto da Penske iria espantar a urucubaca dele e da Penske em 2021.
OH NO.
Will Power’s car will not re-fire, and Marcus Ericsson assumes the race lead! TV: NBC #INDYCAR // #DetroitGP pic.twitter.com/Cxyhz1MtO3
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 12, 2021
Parecia. Mas, faltando seis voltas para o fim, Romain Grosjean perdeu o controle do seu carro e bateu no muro, causando a paralisação da prova. A direção da Indy optou por declarar bandeira vermelha para a limpeza da pista e recomeçar a corrida, para ser concluída em bandeira verde.
Então, na hora dos carrões realinharem, o motor do bólido de Power não pegou e o piloto da Penske ficou fora da disputa de pela vitória. Após a corrida, o australiano ficou visivelmente irritado e criticou a direção de prova pelo procedimento de bandeira vermelha.
Heartbreak for @12WillPower.
Hear from Power, who had an ECU failure from the lead with five laps to go when the race was stopped. #INDYCAR pic.twitter.com/gkk3Lt009r
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) June 12, 2021
Por outro lado, Ericsson não tinha nada a ver com isso e consolidou na liderança. Sato pensou em um ataque na relargada, mas escorregou e perdeu o lugar no pódio para Veekay e Pato O’Ward. Os jovens ainda investiram pela vitória, mas o sueco não ofereceu chances e confirmou a sua primeira vitória na Indy.
Classificação da Corrida 1 de Detroit, confira aqui!