Nesta sexta-feira (07) a Meyer Shank Racing confirmou a contratação de David Malukas. O piloto ocupará o carro #66 a partir do GP de Laguna Seca, 8ª etapa do campeonato da Indy Car.
O piloto norte-americano foi contratado para substituir Tom Blomqvist até o final do campeonato. Depois da Indy 500, onde o inglês sofreu um acidente na primeira volta da corrida, além de estar apresentando um desempenho abaixo do esperado nas primeiras provas de 2024, a equipe optou por retirá-lo da competição.
De acordo com a equipe, Blomqvist segue ligado ao time, mas mudando possivelmente o foco para o endurance, já que a Meyer Shank deseja retornar ao grid do IMSA no próximo ano. Com um título na categoria e duas vitórias nas 24 Horas de Daytona, o piloto terá outro foco na carreira.
Helio Castroneves retornou para as pistas, participando das provas em Detroit e Road America, enquanto Malukas assumirá o carro depois que a 7ª etapa for concluída.
“Fico extremamente grato a Jim Meyer, Mike Shank e toda a equipe Meyer Shank Racing pela oportunidade de terminar a temporada 2024 da Indy”, disse Malukas. “Apesar dos contratempos no início deste ano, tenho me concentrado diligentemente na minha recuperação, colocando o esforço e a dedicação necessários para voltar às melhores condições. Estou pronto e entusiasmado por voltar ao carro, para aproveitar ao máximo esta oportunidade e apresentar boas atuações para a equipe e nossos torcedores.”
“Esta oportunidade significa muito para mim e estou determinado a retribuir a fé demonstrada em mim com os meus melhores esforços na pista.”
BREAKING NEWS: @malukasdavid will pilot the No. 66 of Meyer Shank Racing for the remainder of the 2024 season starting at Laguna Seca.#INDYCAR // @MeyerShankRac pic.twitter.com/CA8rLen9dw
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) June 7, 2024
Malukas, 22 anos, disputaria a temporada 2024 com a McLaren, mas como o piloto sofreu um acidente antes do início da temporada, ficou impossibilitado de cumprir as suas obrigações com a equipe. A McLaren então recorreu à Callum Ilott e Théo Pourchaire, mas notando que a recuperação de Malukas ainda seria muito longa, optou por romper o contrato com o piloto e designar Pourchaire para o terceiro carro.
“Todo esse processo tem sido extremamente difícil para mim e para Jim Meyer”, disse o coproprietário da equipe Mike Shank. “Havia muitas coisas a considerar, pois precisamos fazer tudo o que pudermos para recuperar terreno no campeonato. Estamos satisfeitos por ter David [Malukas] se juntando a nós, pois ele tem experiência e potencial, e estamos ansiosos para que ele comece o teste conosco em Milwaukee e depois corra com ele em Laguna.”