A Fórmula E disputou neste domingo (25) a 6ª etapa do calendário 2021, uma corrida sem a surpresa da chuva ou entrada do Safety Car, os pilotos contaram apenas com a dosagem da utilização da bateria e o momento certo para ativar o modo ataque.
Lucas Di Grassi mais uma vez realizou uma corrida de recuperação, o brasileiro conseguiu escalar o grid aproveitando a utilização do modo ataque para ir escalando o grid, além do fanboos recebido após votação popular. O piloto da Audi que largou da 22ª posição, terminou a prova do décimo lugar.
Por outro lado, Sérgio Sette Câmara que teve uma classificação melhor, acabou perdendo espaço durante a corrida e cruzou a linha de chegada na 21ª posição. O saldo do fim de semana do piloto da Dragon não foi o melhor, já que abandonou a corrida do sábado e não conseguiu pontuar no domingo. Por ser uma das equipes que não atualizaram o powertrain, eles acabam tendo um pouco de desvantagem para os outros concorrentes.
Como foi a 6ª etapa da Fórmula E para os brasileiros
Com o tempo de volta deletado de Nick Cassidy, Lucas Di Grassi ganhou uma posição para a largada, desta forma o piloto largou da 22ª posição. Depois de realizar uma boa classificação, Sérgio Sette Câmara teve a oportunidade de começar a prova pela décima posição com a Dragon.
A pista estava seca, diferente do que foi enfrentado no sábado por conta da chuva, a temperatura na pista estava na casa de 26°C, com 19°C no ambiente.
Após a largada, Di Grassi assumiu o 20º lugar, enquanto Sette Câmara perdeu duas posições e caiu para a 12ª posição. Ainda na primeira volta o piloto da Dragon Penske recuperou uma posição, enquanto o piloto da Audi Sports que estava realizando uma prova de recuperação já era o 18º.
Na terceira volta, Câmara ultrapassou Buemi e retornou para a 10ª posição. Di Grassi enfrentava De Vries na disputa pelo 17º lugar.
Na sétima volta Di Grassi perdeu a 17ª posição ao ativar o modo ataque ele foi o primeiro do grid a ativar ele. O piloto ganhou está energia extra para atacar Vandoorne e chegar ao 16º lugar. Por conta da aproximação dos pilotos, a ativação do modo ataque provocaria algumas mudanças de posição entre os pilotos.
Ainda com o modo ataque em uso, Di Grassi assumiu a 13ª posição e ainda anotou 1m32s758, como a melhor volta da prova até aquelas 10 voltas. Enquanto Di Grassi teve um ganho com o modo ataque, Sette Câmara perdeu posições por ativá-lo depois, desta forma caiu para a 17ª posição.
Lucas Di Grassi recebeu o fanboost, pela votação popular, ganhando mais uma potência extra para uma disputa.
Na décima quarta volta a situação dos brasileiros era: Di Grassi em 15º, com Sette Câmara em 19º.
Com vários pilotos ativando o modo ataque, os brasileiros perderam performance quando adiaram a sua utilização. Na décima nona volta Câmara era o 23º colocado, enquanto Di Grassi que estava na 17ª posição, realizou a ultrapassagem em Sam Bird. Para comparação, René Rast companheiro de Di Grassi estava disputando o pódio após realizar uma excelente corrida de recuperação, enquanto Nico Müller da Dragon, figurava na 23ª posição.
Di Grassi só ativou o seu segundo modo ataque com 22 voltas e quando restavam pouco mais de 10 minutos para o encerramento da 6ª etapa da Fórmula E. A estratégia do piloto da Audi foi boa, pois ele começou a recuperar as posições perdidas após os seus adversários utilizarem a potência extra. Já na vigésima quarta volta, Di Grassi era o décimo primeiro colocado.
Foi apenas na 27ª volta que Di Grassi ativou o fanboost e conseguiu entrar na zona de pontuação ao ocupar o 10º lugar.
Mesmo com o baixo nível de bateria para o final da prova, Di Grassi cruzou a linha de chegada na décima posição. Sette Câmara foi o 21º colocado com a Dragon, atrás do companheiro de equipe, Nico Müller que foi o 20º. Jake Dennis venceu a corrida com a BMW i Andretti, após cravar a pole e liderar a corrida, para garantir a vitória.
André Lotterer e Alexander Lynn completaram o pódio. René Rast terminou a prova na sexta posição, após ter chances de acabar a corrida no pódio.
What a day! Your final classification for Round 6 ⚡
Four Brits in the top 10, with two scoring their debut podium in Formula E
Next up: Monaco #DHLValenciaEPrix pic.twitter.com/I5ZqpXYVaE
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 25, 2021
driver has now scored points after the first six rounds, but it’s @MercedesEQFE duo @nyckdevries and @svandoorne who lead the ABB FIA Formula E World Championship after the #DHLValenciaEPrix weekend @DHL_Motorsports pic.twitter.com/eOeNqxElLJ
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 25, 2021