Nesta segunda-feira (03) a Lola afirmou o seu compromisso com a Fórmula E e se torna o quarto fabricante a se comprometer com a era Gen4 ao lado de Nissan, Porsche e Jaguar.
Recentemente a Lola com a Yamaha confirmaram a entrada na Fórmula E para a era Gen 3.5, se tornando fornecedores de unidade de potência para a ABT. No entanto, a ambição e o compromisso se tornam ainda maiores com a categoria elétrica, garantindo a sua permanência ao menos até 2030 no grid da Fórmula E.
“Estamos entusiasmados por confirmar nosso compromisso com o Gen4. A Fórmula E é uma plataforma ideal para o desenvolvimento de motores e software que podemos usar para a aplicações automotivas mais amplas”, comentou Mark Preston, Diretor de Motorsport da Lola Cars.
“Sentimos que a oportunidade de inovação nesta categoria aumentará à medida que o desempenho dos carros e a tecnologia aprimoram, dando maior margem para o desenvolver tecnologias inovadoras no automobilismo global e no espaço mais amplo de transportes com emissão zero”, seguiu.
A Fórmula E tem dado um salto a cada novo carro usado pela categoria. É nítido a melhora das baterias, dos equipamentos e por consequência o impacto na competição. A tendência é que a categoria possa realizar corridas mais longas e correr em outros circuitos permanentes nos próximos anos.
A Lola também tem interesse em explorar mais a eletrificação e assim como acontece com os fornecedores de powertrain, a Fórmula E se torna um campo fértil para compreender melhor a tecnologia e seus avanços.
“Com um retorno histórico ao automobilismo de alto nível para a 11ª temporada do próximo ano, estamos muito satisfeitos com a Lola Cars também se comprometendo com a era Gen4, garantindo que sua presença estará no grid da Fórmula E ao menos até 2030. Sua confiança em nossa categoria para o seu mais recente empreendimento em eletrificação, bem como da nossa ambição conjunta de continuar a fazer crescer este campeonato”, comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
“É um enorme privilégio para nós e mal podemos esperar para ver o que eles poderão fazer no próximo ano, quando a famosa marca Lola entrar na pista pela primeira vez.”
Resta saber se a Yamaha vai embarcar com a Lola para a era Gen4, já que está confirmação não foi realizada e até o momento a marca estará presente apenas até o final da era Gen EVO.