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Leclerc registra o melhor tempo do TL1 em Ímola, enquanto Verstappen comete vários erros

A atividade foi voltada para a verificação dos equipamentos, sendo uma sessão bem importante para os times que levaram novidades para Ímola. Max Verstappen cometeu vários erros e não conseguiu terminar a atividade na liderança

Nesta sexta-feira (17) a Fórmula 1 está em Ímola para a disputa do GP da Emilia-Romagna. Em um fim de semana convencional, os pilotos realizaram as suas primeiras verificações no circuito.

Charles Leclerc encerrou o TL1 na liderança, depois de anotar 1m16s990 com um jogo de pneus macios. George Russell ficou com a segunda posição, cravando 1m17s094, superando Carlos Sainz que tinha 1m17s120.

A sessão foi voltada para a coleta de dados e principalmente para a verificação das novas peças instaladas nos equipamentos. Lando Norris passou parte do TL1 se dedicando aos testes aerodinâmicos e verificação dos pneus médios e macios.

Uma parcela de erros era observada ao longo da atividade, como foi o caso de Max Verstappen que estava reclamando bastante do carro e tinha extravasado os limites de pista em algumas passagens pelo segundo trecho da pista.

A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira ao meio-dia (pelo horário de Brasília), para mais uma porção de verificações.

Saiba como foi o TL1 do GP da Emilia-Romagna

A Fórmula 1 neste fim de semana vive um evento convencional, sem a realização de uma Sprint como foi em Xangai e em Miami. Os times terão pela frente três treinos livres antes da realização da classificação – agendada para o final do sábado.

Com a chegada à Europa e as fábricas mais próximas, várias equipes optaram por levar atualizações para Ímola, como foi o caso de Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren, Aston Martin, Alpine, Williams, Sauber e Haas.

A Red Bull, assim como a Aston Martin e a Ferrari providenciaram as maiores mudanças da etapa. A equipe britânica precisou adiar para Ímola a introdução de novas peças. O time italiano “experimentou” o novo visual em um shakedown realizado em Fiorano, na última semana, quando a Ferrari usou um dia de filmagens. Já era esperado a Red Bull promover algumas alterações em seu pacote aerodinâmico.


Nesta sessão, Oliver Bearman foi designado para assumir o carro de Kevin Magnussen e participar do TL1. O piloto terá a oportunidade de participar de 6 treinos livres ao longo da temporada 2024.

Assim que a pista foi liberada para a pista, os pilotos invadiram o traçado, os pneus médios eram os mais utilizados, com exceção de Nico Hülkenberg, Bearman e Carlos Sainz que analisavam os pneus duros.

Após cinco minutos de sessão, George Russell, liderava com a marca de 1m19s704, separado por apenas 0s005 de Lewis Hamilton. Lando Norris estava no traçado usando com os aero rakes, fazendo uma análise aerodinâmica das novas peças para a equipe. O piloto que venceu em Miami recebeu o carro atualizado na prova anterior, mas o time segue realizando alguns ajustes nos projetos.

Após 10 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Piastri, Hamilton, Russell, Tsunoda, Stroll, Sainz, Ricciardo e Leclerc. O holandês anotou 1m18s606 com os pneus médios, saltando para a ponta ao superar o australiano da McLaren.

Com 20 minutos de sessão, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Alexander Albon ficou parado na curva 11, depois do carro apresentar um problema. O tailandês teve o anúncio da renovação do seu contrato confirmada nesta semana.

No momento que a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Hamilton, Verstappen, Tsunoda, Sainz, Leclerc, Pérez, Stroll e Ricciardo. O piloto da Mercedes tinha anotado 1m17s909 para ocupar a liderança.

A pista não demorou muito tempo para ser liberada, pois Albon encostou o carro em uma agulha. Quando a atividade foi retomada, Russell, Stroll, Norris, Leclerc, Bearman e Hülk já experimentavam os pneus macios. Fernando Alonso e Norris que eram os únicos pilotos sem tempo na tabela, registraram as suas primeiras marcas.

Charles Leclerc que usava os pneus macios, superou a marca de Russell com o tempo de 1m17s438. Os pilotos estavam tentando encontrar os limites da pista, mas principalmente das zebras. Vários erros eram observados ao longo desta sessão.

Norris seguia a verificação aerodinâmica no carro e foi enviado para a pista com o flow-vis espalhado em parte da lateral esquerda.

Os pilotos estavam se dedicando aos stints mais longos, embora Leclerc tenha chegado à marca de 1m16s990 com os seus compostos de faixa vermelha. Nos últimos minutos de atividade, alguns pilotos voltaram a usar os pneus médios e duros.

Max Verstappen que era o quinto colocado na tabela de tempos, recebeu orientações do engenheiro sobre erros cometidos no traçado, principalmente no segundo trecho.

A tabela de tempos ficou bem variada por conta das verificações realizadas, cada time tinha suas análises para realizar no traçado. Lando Norris encerrou a sessão trabalhando ainda com o flow-vis, mas desta vez, do lado oposto do equipamento.

O holandês buscou uma volta rápida para fechar a sessão em alta, mas acabou passando pela brita em mais um erro de Verstappen no TL1.

Oliver Bearman obteve a décima quinta posição nesta atividade, o piloto foi elogiado pelo trabalho prestado neste começo de fim de semana. A equipe explorou com o piloto novato os stntis mais longos, para fornecer mais confiança ao competidor com o carro de Fórmula 1, conforma a sessão avançava.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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