Nesta sexta-feira (17) a Fórmula 1 está em Ímola para a disputa do GP da Emilia-Romagna. Em um fim de semana convencional, os pilotos realizaram as suas primeiras verificações no circuito.
Charles Leclerc encerrou o TL1 na liderança, depois de anotar 1m16s990 com um jogo de pneus macios. George Russell ficou com a segunda posição, cravando 1m17s094, superando Carlos Sainz que tinha 1m17s120.
A sessão foi voltada para a coleta de dados e principalmente para a verificação das novas peças instaladas nos equipamentos. Lando Norris passou parte do TL1 se dedicando aos testes aerodinâmicos e verificação dos pneus médios e macios.
Uma parcela de erros era observada ao longo da atividade, como foi o caso de Max Verstappen que estava reclamando bastante do carro e tinha extravasado os limites de pista em algumas passagens pelo segundo trecho da pista.
A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira ao meio-dia (pelo horário de Brasília), para mais uma porção de verificações.
Saiba como foi o TL1 do GP da Emilia-Romagna
A Fórmula 1 neste fim de semana vive um evento convencional, sem a realização de uma Sprint como foi em Xangai e em Miami. Os times terão pela frente três treinos livres antes da realização da classificação – agendada para o final do sábado.
Com a chegada à Europa e as fábricas mais próximas, várias equipes optaram por levar atualizações para Ímola, como foi o caso de Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren, Aston Martin, Alpine, Williams, Sauber e Haas.
A Red Bull, assim como a Aston Martin e a Ferrari providenciaram as maiores mudanças da etapa. A equipe britânica precisou adiar para Ímola a introdução de novas peças. O time italiano “experimentou” o novo visual em um shakedown realizado em Fiorano, na última semana, quando a Ferrari usou um dia de filmagens. Já era esperado a Red Bull promover algumas alterações em seu pacote aerodinâmico.
Novedades de los equipos
Teams upgrades #f1 #ImolaGP pic.twitter.com/5fBYBscGHF
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 17, 2024
Nesta sessão, Oliver Bearman foi designado para assumir o carro de Kevin Magnussen e participar do TL1. O piloto terá a oportunidade de participar de 6 treinos livres ao longo da temporada 2024.
Assim que a pista foi liberada para a pista, os pilotos invadiram o traçado, os pneus médios eram os mais utilizados, com exceção de Nico Hülkenberg, Bearman e Carlos Sainz que analisavam os pneus duros.
Após cinco minutos de sessão, George Russell, liderava com a marca de 1m19s704, separado por apenas 0s005 de Lewis Hamilton. Lando Norris estava no traçado usando com os aero rakes, fazendo uma análise aerodinâmica das novas peças para a equipe. O piloto que venceu em Miami recebeu o carro atualizado na prova anterior, mas o time segue realizando alguns ajustes nos projetos.
Após 10 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Piastri, Hamilton, Russell, Tsunoda, Stroll, Sainz, Ricciardo e Leclerc. O holandês anotou 1m18s606 com os pneus médios, saltando para a ponta ao superar o australiano da McLaren.
Com 20 minutos de sessão, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Alexander Albon ficou parado na curva 11, depois do carro apresentar um problema. O tailandês teve o anúncio da renovação do seu contrato confirmada nesta semana.
Red flag
Albon loses power and pulls off track at Acque Minerali, bringing the session to a halt.#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/pNVU6HZfLu
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024
No momento que a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Hamilton, Verstappen, Tsunoda, Sainz, Leclerc, Pérez, Stroll e Ricciardo. O piloto da Mercedes tinha anotado 1m17s909 para ocupar a liderança.
A pista não demorou muito tempo para ser liberada, pois Albon encostou o carro em uma agulha. Quando a atividade foi retomada, Russell, Stroll, Norris, Leclerc, Bearman e Hülk já experimentavam os pneus macios. Fernando Alonso e Norris que eram os únicos pilotos sem tempo na tabela, registraram as suas primeiras marcas.
Charles Leclerc que usava os pneus macios, superou a marca de Russell com o tempo de 1m17s438. Os pilotos estavam tentando encontrar os limites da pista, mas principalmente das zebras. Vários erros eram observados ao longo desta sessão.
Norris seguia a verificação aerodinâmica no carro e foi enviado para a pista com o flow-vis espalhado em parte da lateral esquerda.
Os pilotos estavam se dedicando aos stints mais longos, embora Leclerc tenha chegado à marca de 1m16s990 com os seus compostos de faixa vermelha. Nos últimos minutos de atividade, alguns pilotos voltaram a usar os pneus médios e duros.
Max Verstappen que era o quinto colocado na tabela de tempos, recebeu orientações do engenheiro sobre erros cometidos no traçado, principalmente no segundo trecho.
A tabela de tempos ficou bem variada por conta das verificações realizadas, cada time tinha suas análises para realizar no traçado. Lando Norris encerrou a sessão trabalhando ainda com o flow-vis, mas desta vez, do lado oposto do equipamento.
O holandês buscou uma volta rápida para fechar a sessão em alta, mas acabou passando pela brita em mais um erro de Verstappen no TL1.
It’s really not Max’s day so far
Another quick lap goes begging as the Red Bull slides through the gravel at Acque Minerali in the dying seconds of the session#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/CAF2KTM8gg
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024
Oliver Bearman obteve a décima quinta posição nesta atividade, o piloto foi elogiado pelo trabalho prestado neste começo de fim de semana. A equipe explorou com o piloto novato os stntis mais longos, para fornecer mais confiança ao competidor com o carro de Fórmula 1, conforma a sessão avançava.
Here's your FP1 classification from Imola
Ferrari have the advantage so far on home soil, with Leclerc and Sainz split only by the Mercedes of George Russell #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/05CWuCE3i8
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024