Nesta sexta-feira (17) a Fórmula 1 está em Ímola para a disputa do GP da Emilia-Romagna. Em um fim de semana convencional, os pilotos realizaram as suas primeiras verificações no circuito.
Charles Leclerc encerrou o TL1 na liderança, depois de anotar 1m16s990 com um jogo de pneus macios. George Russell ficou com a segunda posição, cravando 1m17s094, superando Carlos Sainz que tinha 1m17s120.
A sessão foi voltada para a coleta de dados e principalmente para a verificação das novas peças instaladas nos equipamentos. Lando Norris passou parte do TL1 se dedicando aos testes aerodinâmicos e verificação dos pneus médios e macios.
Uma parcela de erros era observada ao longo da atividade, como foi o caso de Max Verstappen que estava reclamando bastante do carro e tinha extravasado os limites de pista em algumas passagens pelo segundo trecho da pista.
A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira ao meio-dia (pelo horário de Brasília), para mais uma porção de verificações.
Saiba como foi o TL1 do GP da Emilia-Romagna
A Fórmula 1 neste fim de semana vive um evento convencional, sem a realização de uma Sprint como foi em Xangai e em Miami. Os times terão pela frente três treinos livres antes da realização da classificação – agendada para o final do sábado.
Com a chegada à Europa e as fábricas mais próximas, várias equipes optaram por levar atualizações para Ímola, como foi o caso de Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren, Aston Martin, Alpine, Williams, Sauber e Haas.
A Red Bull, assim como a Aston Martin e a Ferrari providenciaram as maiores mudanças da etapa. A equipe britânica precisou adiar para Ímola a introdução de novas peças. O time italiano “experimentou” o novo visual em um shakedown realizado em Fiorano, na última semana, quando a Ferrari usou um dia de filmagens. Já era esperado a Red Bull promover algumas alterações em seu pacote aerodinâmico.
Novedades de los equipos
Teams upgrades #f1 #ImolaGP pic.twitter.com/5fBYBscGHF
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 17, 2024
Nesta sessão, Oliver Bearman foi designado para assumir o carro de Kevin Magnussen e participar do TL1. O piloto terá a oportunidade de participar de 6 treinos livres ao longo da temporada 2024.
Assim que a pista foi liberada para a pista, os pilotos invadiram o traçado, os pneus médios eram os mais utilizados, com exceção de Nico Hülkenberg, Bearman e Carlos Sainz que analisavam os pneus duros.
Após cinco minutos de sessão, George Russell, liderava com a marca de 1m19s704, separado por apenas 0s005 de Lewis Hamilton. Lando Norris estava no traçado usando com os aero rakes, fazendo uma análise aerodinâmica das novas peças para a equipe. O piloto que venceu em Miami recebeu o carro atualizado na prova anterior, mas o time segue realizando alguns ajustes nos projetos.
Após 10 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Piastri, Hamilton, Russell, Tsunoda, Stroll, Sainz, Ricciardo e Leclerc. O holandês anotou 1m18s606 com os pneus médios, saltando para a ponta ao superar o australiano da McLaren.
Com 20 minutos de sessão, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Alexander Albon ficou parado na curva 11, depois do carro apresentar um problema. O tailandês teve o anúncio da renovação do seu contrato confirmada nesta semana.
Red flag 🔴
Albon loses power and pulls off track at Acque Minerali, bringing the session to a halt.#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/pNVU6HZfLu
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024
No momento que a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Hamilton, Verstappen, Tsunoda, Sainz, Leclerc, Pérez, Stroll e Ricciardo. O piloto da Mercedes tinha anotado 1m17s909 para ocupar a liderança.
A pista não demorou muito tempo para ser liberada, pois Albon encostou o carro em uma agulha. Quando a atividade foi retomada, Russell, Stroll, Norris, Leclerc, Bearman e Hülk já experimentavam os pneus macios. Fernando Alonso e Norris que eram os únicos pilotos sem tempo na tabela, registraram as suas primeiras marcas.
Charles Leclerc que usava os pneus macios, superou a marca de Russell com o tempo de 1m17s438. Os pilotos estavam tentando encontrar os limites da pista, mas principalmente das zebras. Vários erros eram observados ao longo desta sessão.
Norris seguia a verificação aerodinâmica no carro e foi enviado para a pista com o flow-vis espalhado em parte da lateral esquerda.
Os pilotos estavam se dedicando aos stints mais longos, embora Leclerc tenha chegado à marca de 1m16s990 com os seus compostos de faixa vermelha. Nos últimos minutos de atividade, alguns pilotos voltaram a usar os pneus médios e duros.
Max Verstappen que era o quinto colocado na tabela de tempos, recebeu orientações do engenheiro sobre erros cometidos no traçado, principalmente no segundo trecho.
A tabela de tempos ficou bem variada por conta das verificações realizadas, cada time tinha suas análises para realizar no traçado. Lando Norris encerrou a sessão trabalhando ainda com o flow-vis, mas desta vez, do lado oposto do equipamento.
O holandês buscou uma volta rápida para fechar a sessão em alta, mas acabou passando pela brita em mais um erro de Verstappen no TL1.
It’s really not Max’s day so far 👀
Another quick lap goes begging as the Red Bull slides through the gravel at Acque Minerali in the dying seconds of the session#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/CAF2KTM8gg
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024
Oliver Bearman obteve a décima quinta posição nesta atividade, o piloto foi elogiado pelo trabalho prestado neste começo de fim de semana. A equipe explorou com o piloto novato os stntis mais longos, para fornecer mais confiança ao competidor com o carro de Fórmula 1, conforma a sessão avançava.
Here's your FP1 classification from Imola 🇮🇹
Ferrari have the advantage so far on home soil, with Leclerc and Sainz split only by the Mercedes of George Russell #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/05CWuCE3i8
— Formula 1 (@F1) May 17, 2024