A classificação do GP da Bélgica foi concluída. A sessão aconteceu com a pista molhada, resultado de uma chuva continua neste sábado (27) em Spa-Francorchamps. Max Verstappen conquistou a pole com a marca de 1m53s159, mas Charles Leclerc será promovido automaticamente para a primeira posição, já que o holandês conta com uma punição que precisará ser cumprida no grid de largada desta prova.
Leclerc superou Sergio Pérez na última tentativa de volta rápida, cravando 1m53s754, contra o tempo de 1m53s765 no melhor giro do mexicano neste sábado. O monegasco terá essa pole do GP da Bélgica nas suas estatísticas, pois todos já estavam cientes da punição para Verstappen ante do início do evento.
Lewis Hamilton representou a Mercedes ocupando a quanta posição, separado por 0s676 do pole. Lando Norris faturou a quinta posição, seguido por Oscar Piastri. George Russell foi empurrado para o sétimo lugar, com a melhora da McLaren.
Carlos Sainz não foi tão efetivo como o companheiro de equipe, precisando se contentar com a oitava posição para a largada. Fernando Alonso foi o nono colocado com a Aston Martin, enquanto Esteban Ocon faturou a décima posição para a largada com a Alpine.
A prova da Fórmula 1 deve acontecer em pista seca neste domingo, a largada está prevista para acontecer às 10h (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a Classificação do GP da Bélgica
O sábado em Spa era marcado pela chuva, no TL3 os competidores completaram poucas voltas, pois o momento ideal para percorrer o traçado foi nos primeiros instantes da sessão.
A Fórmula 2 sequer conseguiu correr, por conta da chuva. A prova Sprint foi adiada e a categoria tenta encontrar uma janela para encaixar a sessão.
Q1
Quando a classificação iniciou, não chovia no traçado, mas o circuito estava molhado e as condições poderiam piorar no decorrer da sessão. A temperatura na pista estava na casa dos 22 °C, com 18 °C no ambiente.
The pit lane queue is long!
Everyone wants a lap in the bag before any rain comes #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/bT91HdB3lF
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
Os competidores foram enviados com os pneus intermediários instalados nos carros. Rapidamente Max Verstappen obteve a marca 1m56s003, colocando 1s408 no tempo obtido por Oscar Piastri.
A sessão era bem dinâmica, conforme os pilotos completavam mais voltas pelo traçado. Pierre Gasly surpreendeu ao cravar 1m56s757, contra 1m57s449 de Esteban Ocon, os pilotos da Alpine ocuparam o segundo e o quinto lugar, respectivamente.
A chuva era esperada para os próximos minutos de sessão. Restando 6 minutos para o final, Oscar Piastri anotou 1m55s549. O piloto da McLaren assumiu a ponta, superando a marca de Verstappen em 0s454.
Neste momento da sessão estavam na zona de eliminação: Magnussen, Albon, Hülk, Sargeant e Stroll. Grande parte dos pilotos permanecia com os pneus do início da sessão, completando cerca de cinco giros com o mesmo composto.
Verstappen encontrou fôlego para mais uma volta rápida, anotando 1m54s938. Nos últimos instantes da sessão, o grid apostou em um jogo novo de pneus intermediários. Oscar Piastri assumiu a liderança com a marca de 1m54s835.
Pérez se recuperou do susto de ser eliminado, para saltar para o quarto lugar.
Eliminados
16) Nico Hülkenberg – 1m56s308
17) Kevin Magnussen – 1m56s500
18) Yuki Tsunoda – 1m56s593
19) Logan Sargeant – 1m57s230
20) Zhou Guanyu – 1m57s775
Q1 CLASSIFICATION
Piastri leads the way 💪#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/auofAWbNg8
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
Yuki Tsunoda começará a prova do final do pelotão, por conta da substituição do motor realizada na Bélgica.
Q2
Novamente os pilotos retornavam para o traçado, usando um jogo de pneus intermediários velho, pois estes compostos têm número de fornecimento limitado. Poucos pilotos como Max Verstappen, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Lance Stroll usavam pneus intermediários novos.
Na primeira passagem para anotar uma volta rápida, Max Verstappen liderava com a marca de 1m53s857, contra 1m54s459. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Albon, Piastri, Ocon, Pérez, Ricciardo, Alonso, Hamilton e Sainz.
Com três minutos para o final, os pilotos mais uma vez retornaram para o traçado usando agora um novo pneu intermediário. Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, anotando 1m53s837, para permanecer na liderança.
Mesmo cometendo um erro, Piastri melhorou a sua marca com o tempo de 1m54s136. Sergio Pérez tentava mais uma vez se livrar de uma eliminação, pois ocupava apenas o décimo primeiro lugar. Com o cronômetro zerado, o mexicano obteve o quinto lugar com a marca de 1m54s470, mas foi empurrado para a décima posição, com alguns outros competidores melhorando os seus tempos nos últimos instantes do Q2.
Gasly e Ricciardo foram eliminados.
Eliminados
11) Alexander Albon – 1m54s473
12) Pierre Gasly – 1m54s635
13) Daniel Ricciardo – 1m54s682
14) Valtteri Bottas – 1m54s764
15) Lance Stroll – 1m55s716
Q2 CLASSIFICATION
Sergio Perez squeaks into Q3 👀 #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/FZr8RkwaGr
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
Q3
Para o Q3 a chuva voltou a cair no traçado, mas os pilotos mais uma vez apostavam nos pneus intermediários. Logo de cara a dupla da Mercedes usava pneus novos, assim como a dupla da McLaren e Max Verstappen.
Na primeira passagem, Max Verstappen cravou 1m53s159, contra 1m53s765 de Sergio Pérez. Logo atrás da dupla da Red Bull estavam: Hamilton, Piastri, Russell, Norris, Sainz, Leclerc e Alonso. A diferença era bem grande entre o holandês e os outros competidores.
Nos últimos três minutos, aconteceu mais uma liberação ao traçado, na tentativa de melhorar mais as marcas, mas a chuva ficou ainda mais intensa.
Lando Norris melhorou o seu tempo para 1m53s981 antes do cronômetro zerar e passou a ocupar o quinto lugar. Charles Leclerc assumiu a segunda posição com 1m53s754, superando a marca obtida por Sergio Pérez.
O monegasco ficará com a pole, pois Verstappen apesar de conter o melhor tempo da classificação, conta com punição para o domingo, perdendo dez posições no grid de largada pela troca do motor de combustão interna.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Verstappen comfortably quickest 💪#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/v2QlSadKj7
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
