Depois de uma pré-temporada movimentada no Bahrein, a Fórmula 1 desembarca na Austrália para o duelo da primeira prova do ano.
O tempo firme, era a cara do início da temporada, permitindo que a sessão conseguisse se desenvolver normalmente.
O terreno é conhecido pelos pilotos que já estão na Fórmula 1, assim como os estreantes deste ano, já que o Circuito do Albert Park foi incluído na temporada de Fórmula 2 e Fórmula 3.
Neste primeiro evento da F1, as equipes já chegam em Melbourne com várias mudanças implementadas em seus carros. Com duas semanas para o início do campeonato, as equipes tiveram um pouco mais de tempo para analisar os seus projetos e promover algumas mudanças.
A Red Bull surgiu com o RB21 cheio de mudanças, foram 17 alterações no carro. Alterações na asa dianteira, traseira, geometria da suspensão, sidepode, entra de ar, entre outras. A Haas também foi uma equipe que chegou na Austrália com um pacote amplo, promovendo treze mudanças. Enquanto a Racing Bulls foi mais contida nas alterações.
Atualizações #F1 #AusGP #AustralianGP
(1) pic.twitter.com/Hl01V0W21P— ⚙ Scuderia Milani ⚙ (@ScuderiaMilani) March 14, 2025
Quando a pista foi liberada, a temperatura na pista estava na casa dos 41 °C na pista e 25 °C no ambiente. As primeiras voltas foram completadas em pneus médios (faixa amarela), por todos os pilotos que deixavam os boxes.
O carro de Liam Lawson estava bem baixo, em sua primeira saída. Raspando por todo o asfalto e Melbourne. O piloto completou o seu primeiro giro cronometrado na casa de 1m22s923, enquanto Max Verstappen liderava com a marca de 1m19s771. O piloto neozelandês encostou no muro levemente, mas seguiu na pista, completando seis giros antes de buscar os boxes.
Steady on, Liam! 😬
Lawson clips the wall but seemingly gets away with no damage#F1 #AusGP pic.twitter.com/XRSHCbIRft
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
Algumas equipes aproveitavam esse início de sessão para testes aerodinâmicos, com o flow-vis espalhado em peças estratégicas, como na asa traseira do carro da Red Bull, na asa dianteira da Sauber e na suspensão dianteira do carro da Alpine.
Nos primeiros dez minutos de sessão, apenas Nico Hülkenberg e Alexander Albon não tinham completado voltas cronômetradas. Os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Hamilton, Gasly, Sainz, Piastri, Alonso, Russell, Verstappen e Stroll. A sessão era bem dinâmica, com os tempos evoluindo rapidamente. Norris tinha 1m18s253, mas instantes depois, o monegasco cravou a marca de 1m17s880.
Após quinze minutos e sessão, com cerca de seis voltas completadas nos pneus, alguns pilotos passavam pelos boxes para preparar os carros para uma nova saída. Entre os novatos, Isack Hadjar era o melhor posicionado, pois ocupava a 11ª posição com a marca de 1m18s831, seguido por Kimi Antonelli e Jack Doohan.
Restando quarenta minutos de sessão pela frente, o treino livre foi paralisado, pois existia muita brita pelo asfalto, já que Doohan tinha passado pela área de escape, levando detritos para o traçado. O piloto australiano conseguiu se livrar de uma batida.
Red flag deployed 🔴
There’s a lot of gravel collected on the circuit at Turn 6 and 7 👇#F1 #AusGP pic.twitter.com/2BUJ6t99JV
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
Cinco minutos depois da bandeira vermelha ser acionada, a pista foi liberada mais uma vez. Os pilotos já faziam uma fila nos boxes, para tentar aproveitar ao máximo o primeiro treino livre da temporada. Max Verstappen foi devolvido ao traçado já usando os pneus macios (faixa vermelha).
Rapidamente, George Russell, Carlos Sainz e Andrea Kimi Antonelli, também com pneus macios. Em sua primeira volta rápida com os novos compostos, Verstappen obteve o tempo de 1m17s696, na sequência Russell ficou separado por 0s020 do piloto da Red Bull. As posições mudavam, conforme os tempos foram evoluídos.
Na quinta volta do pneu macio, Carlos Sainz saltou para a ponta com o tempo de 1m17s401. Instantes depois a segunda bandeira vermelha foi acionada, pois Bearman estampou o muro de contenção, ao perder o controle do carro entre a curva 9 e 10. O piloto passou pela brita e ao perder o controle do carro, foi inevitável a batida. O novato estava bem e retornou aos boxes na sequência.
An unfortunate crash for Ollie Bearman brings out the red flag 😱
Bearman is ok and heading back to the garage#F1 #AusGP pic.twitter.com/GxnoqnLKAk
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
Restavam 20 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Russell, Alonso, Hadjar, Norris, Antonelli, Hamilton e Piastri. Entre esses dez colocados, apenas Alonso, Hadjar, Norris e Piastrinão tinham avaliado os pneus macios.
Até o carro de Bearman ser recolhido, os pilotos perderam um pouco de tempo de sessão. Para os últimos dez minutos, pilotos como Norris, Piastri, Albon, Doohan, Bortoleto e Hülkenberg apostaram nos pneus macios novos.
Os competidores disputavam espaço nessa liberação, para tentar abrir uma volta rápida limpa com o novo jogo de pneus. No entanto, Lando Norris precisou negociar com Yuki Tsunoda, para fazer o seu giro rápido. O britânico da McLaren, precisou adiar a volta rápida, pois foi atrapalhado, desta forma obteve a marca de 1m17s518, para superar Piastri e ocupar a terceira posição.
Leclerc ficou separado por 0s060 de Sainz, que liderava tranquilamente, mesmo com outros pilotos trabalhando com pneus macios, enquanto o espanhol tinha voltado aos compostos médios para as últimas voltas do TL1. Bortoleto também chamava a atenção pela décima terceira posição, superando Hülkenberg que era apenas o décimo sétimo colocado.
Nos últimos segundos, Russell perdeu o controle do carro ao passar pela grama, mas conseguiu evitar uma batida e danificar o W16, estragando apenas o conjunto de pneus que estavam instalados.
📻 “Did I drop a wheel?”
George Russell touches the grass at Turn 4 and spins! But, he gets his W16 back on track and continues on 💪#F1 #AusGP pic.twitter.com/orGdS0ZF2P
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
Com a sessão encerrada, Lando Norris conseguiu superar Sainz, com a marca de 1m17s252. A McLaren é uma das equipes cotada para estar entre os primeiros colocados. O espanhol foi o destaque e surpresa da sessão, por conta do tempo obtido com a Williams ao fazer apenas uma volta rápida com o conjunto de pneus macios. Charles Leclerc ficou com a terceira posição, separado por 0s0209 do líder.
Oscar Piastri emplacou o segundo carro da McLaren na quarta posição, com Max Verstappen sendo empurrado para a quinta posição. Alexander Albon foi o sexto colocado com a Williams em uma diferença de 0s0461 de Norris. George Russell fechou a sessão cometendo um erro, mas conseguiu se livrar de uma batida e foi o sétimo colocado.
Fernando Alonso levou a Aston Martin para a oitava posição, com Isack Hadkar em nono e Lance Stroll em décimo, completando assim o primeiro treino livre na Austrália. O piloto da Racing Bulls foi o melhor estreante desta atividade.
A sessão foi encerrada com um teste de largada, onde vários pilotos conseguiram participar, já que esses testes não foram muito priorizados na pré-temporada no Bahrein.
A Fórmula 1 retorna às 2h da manhã, para a realização do segundo treino livre do fim de semana.
Lando Norris topped the timesheets in FP1 for McLaren 👏
Here’s the final FP1 classification 👇#F1 #AusGP pic.twitter.com/4Mqeps5bGu
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.