Logo depois do duelo do GP do Japão, a Fórmula 1 desembarcou no Bahrein. Nesta sexta-feira (11) o encontro das equipes se deu para a realização do primeiro treino livre do fim de semana, a sessão foi liderada por Lando Norris, com a marca de 1m33s204.
As temperaturas altas marcaram a atividade, mas não uma noção completa de como os times estão, por ser uma atividade que não reflete as condições de pista da classificação e corrida. De qualquer forma, os novatos tiveram a chance de aproveitar um pouco os carros e completar algumas voltas com equipamentos atuais da categoria.
Olhando para a tabela de tempos, Pierre Gasly ficou com o 2° lugar ao obter 1m33s442 com a Alpine, usando pneus macios como Norris. Lewis Hamilton foi o 3° colocado com a Ferrari, após se dedicar aos múltiplos testes da Ferrari por conta de novas peças providenciadas para o SF-25.
Alexander Albon ficou com a quarta posição com a Williams, acompanhado por Esteban Ocon e Nico Hülkenberg. Jack Doohan ficou com a sétima posição com o segundo carro da Alpine, acompanhado por Yuki Tsunoda e Oscar Piastri.
Entre os novatos, o melhor colocado foi Luke Browning da Williams, pois obteve a 13ª posição com a Williams, seguido de perto por Dino Beganovic. Nem todos os pilotos usaram os pneus macios nesta sessão.
Contando com dois brasileiros nessa atividade, Gabriel Bortoleto foi o 11° com o tempo de 1m34s885, enquanto Felipe Drugovich terminou a sessão em 16° com a Aston Martin.
A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do segundo treino livre, em condições mais próximas da classificação e corrida.
Saiba como foi o TL1 do GP do Bahrein
O primeiro treino livre era marcado por muita expectativa, pois vários novatos foram convidados para participar da sessão, sendo deles: Felipe Drugovich (Aston Martin), Ayumu Iwasa (Red Bull), Dino Beganovic (Ferrari), Luke Browning (Williams), Ryo Hirakawa (Haas), Frederik Vesti (Mercedes). Desta forma, Fernando Alonso, Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Oliver Bearman e George Russell, precisaram assistir à sessão dos boxes com as suas equipes.
We have SIX rookies taking part in Friday’s FP1 👀#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/HIm77jvKyR
— Formula 1 (@F1) April 10, 2025
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 48 °C, com 37 °C no ambiente. Neste primeiro contato com a pista, o grande destaque era que a atividade acontecia na tarde no Bahrein, em condições completamente diferentes do horário que a prova e a classificação serão disputadas.
As equipes McLaren fez uma mudança no duto dos freios dianteiros para essa prova. A Ferrari por sua vez, como era planejado, a equipe providenciou uma alteração importante para o SF-25, contando com um novo assoalho para essa etapa. A Red Bull também providenciou uma alteração na asa dianteira e na refrigeração da traseira do carro, enquanto a Haas fez uma leve alteração na tampa do motor.
Novedades para el #BahrainGP . Solo novedades para 4 equipos.
Only upgrades for 4 teams for the Bahrain GP pic.twitter.com/Cz2CD4XDjx
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) April 11, 2025
Rapidamente os primeiros tempos começaram a surgir na tabela, Lando Norris assumiu a dianteira com a marca de 1m35s674. Em suas primeira volta rápida no circuito do Bahrein, Vesti usava os pneus duros instalados e cometeu um erro ao tentar manter o W16 no traçado. Com sete minutos, Andrea Kimi Antonelli precisou reduzir o ritmo do carro, pois estava sentindo que o carro estava sem potência. O italiano foi orientado pela equipe, mas estava tentando retornar aos boxes para uma análise mais profunda da Mercedes.
Os pilotos trabalhavam com os pneus médios ou compostos duros. Hirakawa ganhou um voto de confiança da Haas, para trabalhar com os pneus médios, assim como Iwasa na Red Bull ou Browning na Williams, mas o restante dos novatos precisavam trabalhar com os pneus de faixa branca.
Após 15 minutos de sessão, a maior queixa de alguns pilotos, girava ao entorno da baixa aderência. Os carros estavam escorrendo bastante e era possível observar alguns erros ao longo das voltas. Era bem interessante observar tal coisa, pois cerca de um mês depois dos testes de pré-temporada, a categoria estava retornando para o mesmo circuito, mas está era a primeira vez no ano que as equipes lidavam com condições de pista quente.
Restando 35 minutos para o final, os dez primeiros eram: Albon, Norris, Gasly, Piastri, Hülkenberg, Ocon, Tsunoda, Hamilton, Doohan e Stroll. O piloto tailandês da Williams anotou 1m35s180, com uma diferença de 0s069 para Lando Norris. Entre os novatos, o melhor colocado era Vesti, pois estava ocupando a décima segunda posição, com a marca de 1m36s998.
Entrando na última meia hora de sessão, alguns pilotos começaram a trabalhar com os pneus macios. Foi neste momento que Gabriel Bortoleto surgiu na liderança da tabela de tempos com a marca de 1m34s628, superando o tempo de Albon com os médios em 0s366.
Instantes depois foi a vez de Nico Hülkenberg que superar o companheiro de equipe, com a marca de 1m34s262. Mesmo cometendo um erro na volta, ao travar o pneu dianteiro na curva 10, o alemão conseguiu um bom giro.
As posições foram mudando, conforme mais pilotos conseguiam colocar os pneus macios em ação, tornando a sessão mais dinâmica. Pierre Gasly conseguiu ocupar a primeira posição com o tempo de 1m33s442, mas Lando Norris encontrou uma brecha para superar o piloto da Alpine com o tempo de 1m33s204.
Nos últimos 13 minutos, os dez primeiros eram: Norris, Gasly, Albon, Ocon, Hülkenberg, Doohan, Lawson, Tsunoda, Piastri e Bortoleto. Vesti, Iwasa e Antonelli foram pilotos que não usaram pneus macios na sessão. O italiano não retornou mais para a pista após o problema realacionado ao motor.
O piloto titular da Ferrari passou o treino livre avaliando as novidades que a Ferrari levou para o circuito, mas o seu feedback não era nada positivo com as novas peças. Por conta dos testes, Hamilton foi liberado para usar os pneus macios apenas no final da sessão, desta forma o britânico apareceu na terceira posição com o tempo de 1m33s800.
A Aston Martin também permitiu que Drugovich trabalhasse com os pneus macios, mas o brasileiro ficou mais limitado com o ritmo.
Para fechar a atividade, a Williams aproveitou o momento para conduzir um teste aerodinâmico, usando o flow-vis na asa dianteira. Albon escapou de uma batida feia com Luke Browning, quando o piloto novato por um descuido deixou a linha mais lenta do circuito, para entrar na linha rápida e atrapalhou o tailandês. Ao menos, mesmo depois do susto, nenhum dos carros ficou danificado.
Woah! That was a close call for Alex Albon and Luke Browning 🫣#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/sY8SbSDMQi
— Formula 1 (@F1) April 11, 2025
Os pilotos que estavam em pista aproveitaram o momento de encerramento do treino livre, para fazer o teste de largada.
Lando Norris encabeçou a sessão, seguido por Gasly e Hamilton, que se mantiveram nessa configuração até o final.
FP1 CLASSIFICATION
Here’s how first practice finished ⤵️#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/1DyJiZyNYR
— Formula 1 (@F1) April 11, 2025

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.