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Kyle Kirkwood vence a primeira na Fórmula Indy com estratégia certeira

Na tradicional etapa de Long Beach, Andretti foi mais eficiente e conseguiu dobradinha com Romain Grosjean em segundo. Marcus Ericsson fecha o pódio e assume liderança do campeonato

Com um ritmo eficiente e uma estratégia perfeita, Kyle Kirkwood conquistou sua primeira vitória na Fórmula Indy. O piloto da Andretti vence o tradicional GP de Long Beach, com a tática mais eficiente da sua escuderia e liderando o pelotão contra o seu companheiro Romain Grosjean e o sueco Marcus Ericsson até a bandeirada.

Para o piloto da Ganassi, o pódio foi lucrativo, até por conta dos problemas envolvendo os rivais, como Pato O’Ward, Josef Newgarden e Scott Dixon. Com isso, Ericsson é o novo líder do campeonato.

A corrida: O pelotão estava meio desorganizado na largada, com apenas as primeiras filas alinhadas, mas a direção de prova permitiu o início da prova mesmo assim. Apesar disso, não houve nenhum problema em razão disso. Largado na pole, Kirkwood manteve a liderança, seguido por Ericsson, Grosjean e Newgarden (que pulou de oitavo para quarto na primeira curva.

Mas a bandeira amarela foi acionada com o acidente de Hélio Castroneves, que bateu no muro na saída da primeira curva. O brasileiro perdeu uma volta e ficou com a corrida bastante comprometida.

No reinício, Kirkwood manteve a dianteira, enquanto o pelotão se estabilizou. Os pilotos que estavam com pneus mais duros, como Newgarden e O’Ward tiveram dificuldades no começo, mas com o desgaste dos compostos, passaram a crescer de rendimento. O piloto da Penske superou Grosjean pelo terceiro lugar antes do primeiro stint de paradas nos boxes.

Já Pato acabou se envolvendo no lance mais polêmico da prova. O mexicano mergulhou par ultrapassar Scott Dixon na volta 25 e os dois se tocaram. Pior para o neozelandês, que acabou na barreira de pneus, com a bandeira amarela sendo acionada. O hexacampeão da Indy ainda voltou à corrida, mas abandonou com danos, que provavelmente, vieram do acidente.

Nos boxes, Kirkwood manteve a ponta, seguido de perto por Newgarden, enquanto o pelotão se misturava. Agustin Canapino, que estava em uma janela diferente de paradas, não parou e assumiu a liderança.

Mas a alegria da Juncos durou pouco, muito por conta do fogo amigo e de uma sequência de acontecimentos estranhos. Na relargada, o argentino  conseguiu manter a liderança se aproveitando de ter Hélio Castroneves entre ele e os líderes. No entanto, seu companheiro de equipe, Callum Ilott retornou dos boxes bem na sua frente e travou Canapino.

Na metade do circuito, Castroneves tentou aproveitar para descontar a volta, mas os dois se enroscaram, com o argentino levando a pior. No entrevero, Newgarden escapou melhor da confusão e assumiu a liderança.

Ainda no mesmo trecho, O’Ward tentou um mergulho para cima de Ericsson e quase bateu em Kirkwood. O mexicano perdeu o controle e rodou, perdendo várias posições e saindo da briga pela vitória.

Newgarden abriu vantagem na frente, mas logo a vantagem foi neutralizada, por estar com pneus macios naquele momento e, com o desgaste, precisou diminuir o ritmo, enquanto, os rivais mais próximos tinham compostos duros.

O momento que decidiu a corrida ocorreu na volta 56, quando começou o segundo ciclo de paradas nos boxes. Newgarden foi o primeiro a parar e sofreu para aquecer os pneus. Grosjean parou no giro seguinte e voltou à frente do piloto da Penske. Na sequência, Kirkwood fez seu pit-stop e retomou a dianteira.

Além de perder as posições, Newgarden precisou reduzir drasticamente o seu ritmo para economizar combustível e foi caindo no grid. Lá na frente, Kirkwood e Grosjean também foram administrando o combustível, mas em situação menos dramática. Ericsson, que fora o último a parar, aproveitou para se aproximar e até ameaçou o segundo lugar do francês, mas o piloto da Andretti tinha mais push-to-pass para usar e manteve a posição.

Apesar de ter dois pilotos mais experientes atrás, Kirkwood não cometeu nenhum erro e manteve a dianteira até a bandeirada final, o americano de 24 anos conquistou sua primeira vitória na Indy em sua terceira prova pela Andretti, em sua melhor participação em 2023.

No campeonato, o estadunidense saltou para a quinta colocação, com 74 pontos. Com o terceiro posto, Ericsson assumiu a liderança, com 110 tentos, quinze de vantagem para O’Ward, que terminou a prova apenas na 17ª posição.

A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 30 de abril, com o GP do Alabama, no circuito de Barber.

Classificação do GP de Long Beach:

Classificação do Campeonato:

1 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 110
2 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren/Chevrolet – 95
3 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 91
4 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet) – 89
5 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 74
6 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 72
7 – Romain Grosjean (FRA) – Andretti/Honda – 71
8 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 69
9 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 68
10 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 68

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 36

 

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