ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Kimi Antonelli supera Hamilton e vence Sprint em Silverstone

Piloto da Mercedes ultrapassa Lewis Hamilton na metade da prova, confirma o forte ritmo de corrida da equipe e conquista a vitória na Sprint; Lando Norris completa o pódio

Andrea Kimi Antonelli abre o sábado (04) com vitória na prova Sprint de Silverstone. Pelas primeiras voltas da corrida, o italiano administrou a diferença para Lewis Hamilton, se mantendo próximo do adversário que largou da pole e foi em busca de realizar a ultrapassagem no piloto da casa na metade da prova.

O jovem italiano mostrou um ritmo superior ao da Ferrari e concretizou a ultrapassagem sobre Hamilton, que conhece como poucos cada trecho do circuito de Silverstone. O desempenho da Mercedes, especialmente com Antonelli, evidenciou o trabalho da equipe e mostrou que, apesar da surpresa da Ferrari na classificação Sprint, o carro alemão conta melhor ritmo de corrida.

Hamilton fez uma largada sólida e defendeu a liderança nas primeiras investidas de Antonelli, utilizando toda sua experiência diante da torcida britânica. No entanto, a diferença de desempenho entre os carros acabou prevalecendo, impedindo o heptacampeão de sustentar a primeira posição até a bandeirada.

Lando Norris completou o pódio ao terminar em terceiro. O piloto da McLaren fez uma excelente largada, ganhando três posições logo após o apagar das luzes. Nos primeiros metros, ainda tentou atacar Antonelli, mas precisou recuar para evitar riscos. Nas voltas seguintes, Norris teve de administrar a pressão de George Russell, mas conseguiu abrir vantagem suficiente para garantir a posição.

Russell cruzou a linha de chegada em quarto após disputar posições com Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen ao longo da corrida. Charles Leclerc terminou em quinto com a Ferrari, beneficiado pela perda de ritmo de Verstappen, que caiu para a sexta colocação.

Oscar Piastri também esteve envolvido nas disputas das primeiras voltas, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo dos concorrentes diretos e finalizou a Sprint na sétima posição.

Liam Lawson, da Racing Bulls, fechou a zona de pontuação ao terminar em oitavo e conquistar o último ponto disponível na corrida Sprint.

Saiba como foi a prova Sprint em Silverstone

Na sexta-feira Lewis Hamilton surpreendeu ao faturar a pole para prova Sprint. O heptacampeão mundial também ficou surpreso com a performance da Ferrari, pois eles não esperavam andar na ponta em Silverstone, pela configuração do traçado.

A conquista da pole separou Hamilton e Andrea Kimi Antonelli em apenas 0s011. No entanto, a classificação foi bem apertada.

A Williams optou por mudar as configurações do carro de Alexander Albon, desta forma o competidor que tinha e classificado na 16ª colocação, iniciou a corrida de 100 km dos boxes. Carlos Sainz foi mantido na 15ª colocação.

Iniciaram com os pneus macios, apenas Liam Lawson, Valtteri Bottas e a dupla da Aston Martin, o restante do grid optou pelos pneus médios, para uma prova que não tem uma parada obrigatória.

Largada autorizada, a corrida deste início de sábado viu Hamilton manteve a liderança, com Antonelli acompanhando o piloto da Ferrari. No entanto, a surpresa na largada ficou para dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri ganharam três posições cada, com o piloto britânico assumindo a terceira colocação.

Antes do final da primeira volta, Andrea Kimi Antonelli foi superado por Norris. No entanto, poucos metros depois, tanto o italiano como George Russell surpreenderam o piloto da McLaren, empurrando Norris para quarta colocação.

Se o ritmo da McLaren foi surpreendente na largada, na segunda volta eles perderam completamente o ritmo inicial. Oscar Piastri recuou para sexta colocação, depois da ultrapassagem de Max Verstappen, mas após dar o troco em Leclerc. Norris não desistia da briga, dessa forma conseguiu surpreender Russell mais uma vez.

Durante o terceiro giro, para Russell sobrou as investidas de Verstappen e a ultrapassagem do piloto da Red Bull. Os dez primeiros eram: Hamilton, Antonelli, Norris, Verstappen, Russell, Piastri, Leclerc, Gasly, Lawson e Lindblad.

Os giros iniciais eram muito movimentados, Leclerc tentou dar o bote em Piastri, apesar da primeira tentativa de ultrapassagem ser frustrada, o monegasco encontrou espaço poucos metros depois para assumir a 6ª colocação. Na sequência foi a vez de Liam Lawson e Pierre Gasly duelarem pela 8ª colocação.

Na ponta, Hamilton não era incomodado, pois o heptacampeão mundial administrava uma diferença de quase um segundo para Antonelli.

Hamilton e Antonelli acabavam alternando entre as melhores voltas, por terem um ritmo muito semelhante. Antonelli então encontrou uma brecha para andar mais próximo do heptacampeão mundial, separados por menos de 0s5.

O jovem italiano até tentou uma manobra para cima de Hamilton na oitava volta, porém o piloto da Ferrari administrava esse duelo, dificultando uma reação do piloto da Mercedes.

No entanto, no giro seguinte, Antonelli fez o uso da energia extra para conseguir a ultrapassagem no piloto da casa. Pouco depois, a diferença entre eles crescer para cerca de um segundo. Verstappen e Russell também protagonizavam um duelo intenso pela 4ª colocação, desta forma o britânico da Mercedes superou o tetracampeão mundial, por conta das condições de bateria e motor dessa prova.

Um pouco mais atrás, Hadjar avançou para cima da dupla da Recing Bulls, se tornando o 9° colocado ao derrotar Arvid Lindblad.

Foi na volta 11 que Verstappen também perdeu para Ferrari de Charles Leclerc. Neste momento da corrida os dez primeiros eram: Antonelli, Hamilton, Norris, Russell, Leclerc, Verstappen, Piastri, Lawson, Hadjar e Lindblad. Pérez foi punido com 10 segundos por um incidente com Fernando Alonso no começo da prova, o mexicano era o último colocado, separado por mais de 28 segundos para Lance Stroll.

A corrida seguiu, com Antonelli comandando a ponta, enquanto Hamilton e Norris faziam suas provas particulares, apenas conduzindo os carros para o final da prova.

Entre os dez primeiros, Lawson fechou Hadjar, evitando uma ultrapassagem na antepenúltima volta, que colocava em jogo o último ponto disponível dessa prova curta.

Antonelli venceu a sua primeira prova Sprint, acompanhado por Hamilton e Norris que completaram o pódio.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading