A classificação realizada nesta sexta-feira (11) em São Paulo entrou para a história da Fórmula 1. Kevin Magnussen, piloto da Haas conquistou a sua primeira pole na Fórmula 1 em solo brasileiro.
O Q3 foi marcado pelo vai e vem da chuva em Interlagos, o dinamarquês que logo foi para a pista estabeleceu a marca de 1m11s674. Com a pista piorando, a Haas se beneficiou de uma bandeira vermelha provocada por George Russell, quando o piloto da Mercedes parou na brita.
Com a chuva piorando, os competidores optaram por não se arriscar. Lewis Hamilton ainda deixou os boxes brevemente, mas era impossível superar a marca de Magnussen, mesmo com um carro superior ao da Haas.
Com o formato Sprint sendo aplicado neste fim de semana, o piloto da Haas terá a oportunidade de largar da posição de honra pela primeira vez na carreira durante a corrida Sprint disputada já neste sábado.
Foi emocionante o término da classificação, com a Haas celebrando o feito, mesmo com o piloto ainda demorando para acreditar no que tinha acontecido. Quando o regime de bandeira vermelha foi implementado o piloto não tinha ideia de que era o primeiro colocado da tabela. Quando Magnussen assumiu a liderança, apenas Max Verstappen e Sergio Pérez contavam com tempos na tabela.
No momento que o Q3 foi iniciado, o tempo estava bem carregado e por conta da chuva, as equipes ficaram um pouco perdidas se a pista estava melhor para a utilização dos pneus intermediários ou os macios destinados para pista seca. Magnussen tinha o composto de faixa vermelha em seu carro e optou por fechar logo uma volta, enquanto alguns competidores ainda trabalhavam no aquecimento do composto para obter uma marca melhor na pista.
Saiba como foi a Classificação do GP de São Paulo
Q1
Correr em Interlagos é saber que o clima pode mudar rapidamente e as condições climáticas antes do início do classificatório mostrava que daria o tom da sessão. Com o encerramento do TL1, a chuva começou a cair forte pelo autódromo, porém, no início do Q1, o céu estava completamente molhado e alguns pontos do traçado estavam úmidos. Mais chuva era revelada pelo radar e aguardada para os próximos minutos de atividade.
Deixando os boxes, os pneus intermediários eram os favoritos para esse começo que a pista não conseguiria ofertar uma boa aderência aos pneus de pista seca. Charles Leclerc abriu a tabela de tempos com a marca de 1m24s233, mas na sequência as marcas foram melhorando. Max Verstappen surgiu na ponta, seguido por Lewis Hamilton.
Pierre Gasly se tornou um parâmetro para os outros competidores, o piloto foi o primeiro a arriscar a instalação dos pneus de pista seca, usando compostos macios.
Os últimos minutos foram agitados, com os competidores fazendo o possível para melhorar as suas marcas e fugir da zona de eliminação. Hamilton saltou para a ponta da tabela, mas na sequência Lando Norris passou a ocupar a primeira posição, estabelecendo a melhor marca do Q1 quando anotou 1m31s106.
A dupla da Alfa Romeo encarou a eliminação, assim como Yuki Tsunoda.
Eliminados
16) Nicholas Latifi – 1m15s095
17) Zhou Guanyu – 1m15s197
18) Valtteri Bottas – 1m15s486
19) Yuki Tsunoda – 1m16s264
20) Mick Schumacher – 1m16s361
Q2
No início do Q2, novamente uma garoa fina começava a tomar conta do circuito. Enquanto os radares apontavam a aproximação de uma chuva ainda mais intensa. No entanto, a pista ainda permitia a chance de usar os pneus macios no começo da sessão.
Com Max Verstappen em pista, o holandês abriu a tabela de tempos, mas na sequência, Lando Norris mostrou as garras mais uma vez, para superar o adversário na tabela. Assim que ao menos todos os competidores tinham obtido uma volta rápida no traçado, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Gasly, Alonso, Leclerc, Albon, Sainz, Russell, Ocon e Vettel.
A luminosidade cada vez ficava mais comprometida com as condições climáticas piorando. Kevin Manussen saltou para a quarta posição com a marca de 1m11s691.
Nos últimos cinco minutos de sessão, os competidores ainda tentavam melhorar as suas marcas, enquanto as equipes verificavam se a chuva estava piorando na área dos boxes.
Verstappen era o líder com a marca de 1m10s881, superando o seu próprio tempo, enquanto Sainz passou a ocupar o segundo lugar ao cravar 1m10s890. Pérez era o sétimo colocado.
Eliminados
11) Alexander Albon – 1m11s631
12) Pierre Gasly – 1m11s675
13) Sebastian Vettel – 1m11s675
14) Daniel Ricciardo – 1m12s140
15) Lance Stroll – 1m12s210
Q3
Com o início do Q3 o céu estava ainda mais carregado, confirmando que a chuva mais pesada desabaria no final de tarde em São Paulo.
Por conta da chuva indo e voltando, Charles Leclerc foi liberado ao traçado usando os pneus intermediários, acreditando que a chuva pioraria rapidamente. Era uma aposta diferente, já que o restante do pelotão que ocupava a pista usava os pneus macios. Em instantes, ficou claro que a Ferrari tinha errado com o monegasco e ele retornou aos boxes.
Kevin Magnussen assumiu a liderança da tabela de tempos. A sessão seguiu mas George Russell perdeu o controle do carro, parando na brita na sequência. A disputa praticamente chegava ao final, pois a chuva começou a piorar em questão de minutos.
A sessão foi reestabelecida, mas vários competidores assumiram a derrota. Kevin Magnussen colocou o nome na história ao conquistar a sua primeira pole em Interlagos.
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