ColunistasNascarPost

Kevin Harvick encerra o jejum e leva a etapa de Michigan

A vitória do piloto da Stewart-Haas aumenta o drama entre os candidatos que ainda buscam a chance de se consolidar nos playoffs

Foram quase dois anos e 65 provas da NASCAR Cup Series sem ver o carro número 4 da Stewart-Haas no Victory Lane, mas o jejum tinha que chegar ao fim em algum momento. E a desforra veio no momento certo para Kevin Harvick. O campeão da Cup Series em 2014 voltou a ganhar uma prova da divisão principal na etapa de Michigan e garantiu a sua vaga nos playoffs da temporada 2022.

A vitória veio no momento certo para Harvick, que só garantiria sua participação na disputa pelo título somente com a vitória, já que estava longe de se classificar por pontos. Além disso, com 15 vencedores diferentes, neste momento, apenas Ryan Blaney está com a pontuação necessária para seguir na fase.

Entretanto, a situação de Blaney não é nada confortável, mesmo sendo o vice-líder na tabela de pontos. Na disputa por pontos, o piloto da Penske está com apenas 19 pontos de vantagem para Martin Truex Jr, que saiu da zona de classificação após a vitória de Harvick. Para piorar, se Truex ou qualquer outro piloto que não tenha vencido em 2022 desencante, Blaney fica fora dos playoffs e precisará de um triunfo para disputar a pós-temporada em condições de título.

A vitória de Harvick foi definida na última relargada da prova, faltando 34 voltas para o fim, quando assumiu a ponta e aproveitou a briga entre os concorrentes pelo segundo lugar para abrir uma confortável vantagem de 4 segundos, que foi apenas administrada nas voltas finais.

Bubba Wallace foi um dos pilotos mais competitivos do fim de semana, conseguindo a pole position e andando entre os primeiros no ritmo normal de prova, porém, o piloto da 23XI demorou para se desvencilhar de Joey Logano na briga pelo segundo lugar e perdeu tempo suficiente para não conseguir mais ameaçar Harvick, vendo assim escapar sua maior chance neste ano de assegurar a vaga nos playoffs. 

A corrida também foi complicada para alguns participantes tradicionais da disputa. Os maiores prejuízos vieram de um acidente múltiplo ainda no primeiro estágio, com nove carros envolvidos, entre os quais, Kyle Busch, Aric Almirola e Austin Cindric.

Faltando três corridas para o término da temporada regular, o cenário se mostra caótico para muitos pilotos, com o risco de exceder o número de pilotos vencedores em relação à quantidade de vagas nos playoffs. A próxima etapa da Cup Series, que traz o potencial para esta bagunça ocorre no oval de Richmond.

Top-10 da etapa de Michigan:

1 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
2 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
3 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Joey Logano (Penske/Ford)
5 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
6 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
8 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
9 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
10 – Ty Gibbs (23Xi/Toyota)

Temporada regular após 23 de 26 etapas:

Classificados por vitória: Chase Elliott (4); Ross Chastain, Joey Logano, William Byron, Tyler Reddick e Denny Hamlin (2); Kyle Larson, Christopher Bell, Kyle Busch, Kevin Harvick, Daniel Suarez, Alex Bowman, Chase Briscoe, Austin Cindric e Kurt Busch (1).

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Ryan Blaney +19

Martin Truex Jr -19
Erik Jones -190
Aric Almirola -210
Bubba Wallace -235

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo