Josef Newgarden confirmou o favoritismo da corrida 1 da rodada dupla do GP de Iowa da Fórmula Indy e conquistou sua terceira vitória na temporada, sendo todas em circuitos ovais.
Aliás, a vitória de Newgarden o consolida como o atual “rei dos ovais”, afinal o piloto da Penske venceu sete das últimas dez corridas neste tipo de traçado, incluindo a última edição das 500 Milhas de Indianápolis. O piloto da Penske foi o único piloto a vencer em ovais nesta temporada.
A primeira corrida da rodada dupla no circuito de Iowa foi um completo domínio da Penske. Com os seus três carros largando das três primeiras posições, a esquadra de Roger Penske não sofreu nenhuma ameaça ao longo da corrida.
Will Power, que largou da pole position, dominou praticamente a primeira metade da prova, seguido de perto por Scott McLaughlin e por Newgarden. Pato O’Ward até chegou a fazer companhia em algum momento à trinca da Penske, mas não tinha como combatê-los, enquanto se consolidava como o melhor do resto. Já os demais pilotos ficavam embolados no meio do pelotão e tentavam não tomar volta dos líderes na menor pista da categoria.
O panorama da corrida começou a mudar no fim do primeiro ciclo de paradas, por volta da volta 100, quando Newgarden conseguiu superar McLaughlin e ficou na cola de Power. No duelo caseiro, o piloto da Penske número 2 aproveitou que o australiano ficou encaixotado pelos retardatários e conseguiu a brecha para assumir a ponta.
.@josefnewgarden with elbows out up to P1 👀
📺: NBC & Peacock pic.twitter.com/VjLo81L9gi
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) July 22, 2023
Após deixar a liderança, o carro de Power perdeu rendimento e o atual campeão da Indy raspou o muro em uma disputa por posição e foi ultrapassado por McLaughlin e O’Ward, após a metade da prova.
A única bandeira amarela da prova veio na volta 150, quando Graham Rahal acertou o muro. Os líderes pararam, mas Newgarden permaneceu na ponta. Com o recomeço, o americano mantinha a ponta, com o neozelandês na cola. Pato seguia em terceiro, enquanto Power também era superado por Marcus Ericsson e até por Kyle Kirkwood. Posteriormente, o piloto da Andretti perderia rendimento e o australiano recuperaria a quinta posição.
.@GrahamRahal brings out the yellow flag in the Hy-Vee Homefront 250 after this incident in turn 4. pic.twitter.com/gx6neSxVuh
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) July 22, 2023
No fim, Newgarden suportou a pressão de McLaughlin e assumiu a vice-liderança do campeonato com a terceira vitória no ano. Além da dupla da Penske, apenas O‘Ward, Ericsson e Power terminaram a prova na volta do líder.
O líder do campeonato, Alex Palou, teve uma atuação discreta e concluiu a prova em oitavo. O espanhol dorme com uma vantagem de 98 pontos para Newgarden na liderança do campeonato.
Hélio Castroneves teve uma prova de altos e baixos, mas conseguiu um resultado razoável com o equipamento da Meyer Shank. O brasileiro largou na 14ª posição e teve dificuldades com os pneus e a estratégia, mas conseguiu recuperar terreno na parte final e terminou a prova na mesma posição em que largou, sendo um dos seus melhores resultados no ano.
Classificação a Corrida 1 do GP de Iowa:
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 442
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 344
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 328
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 309
5 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 307
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 298
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 274
8 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 258
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 250
10 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 250
20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 129