ColunistasDestaquesFórmula 1Post

James Vowles é confirmado pela Williams como novo chefe de equipe

Após a saída de Capito, James Vowles é contratado pela Williams. O britânico está deixando a Mercedes para viver uma nova fase em sua carreira

James Vowles será o novo chefe de equipe da Williams, o anúncio foi realizado nesta sexta-feira (13), após o time de Grove recrutar o chefe de estratégia da Mercedes.

A contratação acontece para marcar a nova fase de reestruturação da equipe, a aquisição foi necessária após a saída abrupta de Jost Capito que atuava como chefe de equipe e François-Xavier Demaison que ocupava o cargo de diretor técnico.

A primeira vaga é preenchida com Vowles, de 43 anos, que está deixando a Mercedes para trabalhar com a Williams em 2023. O novo chefe de equipe se juntará ao time em 20 de fevereiro, às vésperas do início da temporada, podendo acompanhar os treinos de pré-temporada, antes da primeira corrida ser realizada no Bahrein no dia 5 de março.

LEIA MAIS: Williams confirma a saída de Jost Capito e FX Demaison do time ao final de 2022

James tem uma carreira de sucesso, com 21 anos de experiência na Fórmula 1 até o momento. O britânico foi fundamental para auxiliar a Mercedes na conquista de nove campeonatos de construtores da F1 e supervisionou mais de 120 vitórias em corridas. Seu cargo mais recente em Brackley marcou quatro anos da sua carreira, voltado para a parte de estratégia, mas antes disso ele ocupou funções importantes na engenharia na Mercedes. O britânico também trabalhou com a Honda, Brawn GP e BAR.

“Mal posso esperar para começar a trabalhar com a Williams. É uma honra fazer parte de uma das equipes com uma história tão rica. A equipe é um ícone do nosso esporte, que respeito muito e estou ansioso pelo desafio. A Williams depositou a sua fé e confiança em mim, e farei o mesmo em troca. A equipe tem um tremendo potencial e nossa jornada juntos começará em questão de semanas”, afirma James.

O presidente da Dorilton Capital, Mattew Savage acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em receber James na Williams. Ele é um dos talentos mais respeitados da Fórmula 1 e trará desempenho. Ele tem sido uma parte fundamental de alguns dos feitos mais impressionantes do esporte nos últimos 15 anos.”

“À medida que continuamos nossa busca incansável por resultados, acreditamos que a nomeação de James reforça nossa dedicação em garantir que tenhamos uma liderança enérgica, experiente e forte à medida que avançamos para a próxima fase de transformação da Williams”, seguiu Savage.

Depois de uma grande história com a Mercedes James Vowles deixa a equipe para ocupar o cargo de chefe de equipe na Williams – Foto: reprodução

A Williams segue tentando descolar do final do pelotão, Capito tentou deixar a casa arrumada, sendo responsável por fazer uma melhor distribuição do dinheiro e aplicar nas áreas que eram mais necessária dentro da equipe. Capito iniciou um processo de mudanças na Williams depois que o time foi adquirido pela Dorilton Capital, mas a equipe ainda está no processo de melhorar o seu desempenho e explorar de uma melhor forma o seu potencial.

James informou que a Mercedes deu todo o suporte necessário para que ele iniciasse essa nova fase de sua carreira. “A Mercedes tem me apoiado muito em minha jornada e nos separamos em excelentes termos após mais de 20 anos trabalhando em Brackley”.

“Sou grato por tudo que Toto [Wolff] e a equipe forneceram, e tem sido uma experiência muito especial caminhar juntos pelo fracasso e pelo sucesso.”

Toto Wolff também falou um pouco sobre como foi trabalhar com James, além de mencionar o bom trabalho que ele prestou para a Mercedes nos últimos anos. “Tendo trabalhado com ele desde que entrei na equipe pela primeira vez em 2013, sei o quão diligente, capaz e talentoso ele e tive a grande satisfação em observar James se desenvolver e crescer ao longo da última década.”

“Embora estejamos naturalmente tristes por nos despedirmos, desejamos a ele muito sucesso e estamos muito satisfeitos por ele dar o próximo passo em sua carreira com a Williams, um forte parceiro técnico nosso e que tem um lugar próximo ao meu coração.”

Em 2023 a Williams contará com Alexander Albon e Logan Sargeant, que vão guiar o novo carro da equipe. O lançamento do modelo que será usado na temporada de 2023 está programado para acontecer no dia 6 de fevereiro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo