O e-Prix de São Paulo foi marcado por uma vitória de Mitch Evans e o terceiro lugar de Sam Bird. A Jaguar conquistou um pódio duplo, sendo um resultado muito positivo para os pilotos, principalmente após a etapa na Índia onde as coisas não terminaram bem.
Em Hyderabad Bird tocou em Evans e tirou os dois pilotos da prova, enquanto no e-Prix seguinte, realizado na Cidade do Cabo a Jaguar não conquistou pontos. O neozelandês conquistou a sua primeira vitória na temporada 2022/23 no e-Prix inaugural de São Paulo.
A dupla de pilotos conseguiu superar o desafio que a pista oferecia para obter um bom resultado. O traçado escolhido para o e-Prix deste fim de semana era extremamente veloz, com freadas bruscas e um traçado extremamente liso e pouco aderente. Os pilotos precisaram superar essas condições para conseguir a vitória com Evans. Bird não ficou atrás, o piloto batalhou até o final na busca para formar uma dobradinha.
Evans conquistou a terceira posição para a largada, o começo da prova foi bem positivo, mesmo com alguns incidentes acontecendo com outros competidores. Evans buscou Da Costa para obter a segunda posição, em uma batalha estratégica com o piloto da DS Penske. Mesmo caindo para quarto durante o desenrolar da prova e o uso do Modo Ataque, o neozelandês assumiu a ponta e conseguiu receber a bandeirada na primeira posição.
“Eu estou muito feliz por conseguir a minha primeira vitória do ano. Eu poderia ter tido duas até este momento, mas infelizmente tivemos um começo de ano difícil. Mas finalmente consegui uma e alguns resultados fortes chegaram em um bom momento. Obiviamente com a Jaguar com um, dois e três é um momento especial para todo o time”, afirmou Evans.
“Também o um-dois “kiwi”, então sim, é um ótimo resultado. E no geral tem sido uma ótima experiência estar aqui em São Paulo pela primeira vez.”
Quando Evans se refere ao pódio com três Jaguar, o piloto quer dizer que o powertrain usado pela Evision também é da sua equipe. Os times têm um acordo de múltiplos anos, para que a Jaguar forneça o powertrain para a Envision durante a era Gen3.
“Isso tudo se deve ao trabalho árduo da equipe, há muito trabalho envolvido, muito trabalho na estratégia, tentar montar tudo não é fácil, então estou muito feliz por conseguir alguns pontos importantes na tabela”, afirmou Evans após o encerramento da prova.
Enquanto a Jaguar tem enfrentado alguns problemas no começo da temporada, a Envision tem obtidos resultados mais consistentes, seus pilotos não pontuaram apenas em duas provas. A Envision ocupa a segunda posição no Campeonato de Equipes, somando 103 pontos, contra 144 obtidos pela Porsche. A Jaguar que era a sexta colocada após o e-Prix da Cidade do Cabo, sobe para a terceira posição com 83 pontos, depois do resultado de Evans e Bird neste fim de semana.
Sam Bird conquistou sete posições depois de começar a corrida do décimo lugar. O piloto fez boas ultrapassagens e combinada a uma boa estratégia para também participar da festa do pódio.
“Nós claramente tínhamos ritmo nessa prova e eu acho que até tinha ritmo para vencer. Realmente estamos indo na direção certa como equipe. Isso [a conquista do pódio duplo] vai nos motivar, vamos ter uma pausa agora para descansar, mas isso com certeza vai nos motivar para ter mais dias como esse. Nós vamos comemorar muito”, afirmou Bird, feliz pelo resultado obtido.
O resultado dominante coloca Sam Bird em sexto lugar na classificação de pilotos do Campeonato Mundial de Fórmula E, enquanto Mitch subiu para a nona posição.
“Que dia incrível! Uma estreia histórica com três Jaguars dominando o pódio. O resultado de hoje e o desempenho da equipe após alguns finais de semana desafiadores foram ainda mais agradáveis. Com um carro forte e uma equipe forte, sabíamos que era preciso executar um fim de semana limpo com uma ótima estratégia e foi isso que fizemos hoje”, comentou James Barclay.
Se nas últimas corridas o chefe de equipe mostrou um semblante sério e carregado após as dificuldades do time, São Paulo foi o momento ideal para deixar o sorriso tomar conta do rosto.
“Mitch e Sam guiaram de forma excepcional, mostrando paciência em uma corrida estratégica e velocidade bruta quando necessário. Gostaria de agradecer ao nosso parceiro técnico WAE que trabalhou incansavelmente para este resultado e aos nossos incríveis parceiros comerciais. Queríamos fazer um grande show para os fãs brasileiros e entregamos exatamente isso, é um dia especial e que vamos adorar comemorar.”
A Fórmula E é um Campeonato que as equipes e pilotos tem muita chance de se recuperar, mesmo que problemas aconteçam ao longo do caminho. O resultado do e-Prix de São Paulo ajudou a equipe a melhorar a sua posição no Campeonato disputado pelos times, enquanto os pilotos também capitalizaram mais pontos.