AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Interlagos passa por recapeamento para receber GP de São Paulo em novembro

Após o último reasfaltamento completo acontecer em 2014, circuito de Interlagos passa por obras para o recebimento da Fórmula 1 em 2024

O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos tem passado por obras que antecedem a disputa do GP de São Paulo entre os dias 1 e 3 de novembro.

As atividades no Templo do Automobilismo foram interrompidas para conferir vez a preparação do Circuito. O recapeamento completo se fez necessário, pois o asfalto anterior já apresentava sinais de desgaste, além de estar muito abrasivo. Alguns pilotos reclamaram das condições do asfalto na prova do último ano.

O último reasfaltamento foi realizado em 2014, enquanto alguns trechos passaram por reparos nos últimos anos. A pista é bem utilizada, tanto por campeonato Internacionais como Fórmula 1 e WEC, como por várias competições nacionais, além de receber diversos festivais.

A reforma do asfalto de Interlagos será conduzida por Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe do GP de São Paulo e presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As obras já foram iniciadas há duas semanas, com a preparação da massa asfáltica e da mistura necessária para a pavimentação do circuito.

O processo para fresar e aplicar a massa asfáltica demora entre 20 e 25 dias. Depois desse trabalho serão necessários mais 30 dias para realizar a limpeza e preparação da superfície, evitando que gere algum problema quando os carros voltarem a correr na pista.

Assim como é realizado nos circuitos de fora, a pista passa por várias limpezas, para a remoção dos óleos residuais e dos solventes. Essa preparação vai garantir a aderência dos carros. Além disso, é preciso fazer a checagem para a drenagem do circuito e pintura da sua extensão com as faixas antiderrapantes seguindo o padrão da FIA.

O autódromo segue fechado até o recebimento da Fórmula 1, pois após toda a preparação do circuito, os contêineres, contendo o equipamento das equipes passa a chegar ao Brasil, até que a prova possa ser disputada no início de novembro.

Depois da passagem da Fórmula 1, os campeonatos nacionais voltam a utilizar o circuito para concluir os seus calendários.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo