O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos tem passado por obras que antecedem a disputa do GP de São Paulo entre os dias 1 e 3 de novembro.
As atividades no Templo do Automobilismo foram interrompidas para conferir vez a preparação do Circuito. O recapeamento completo se fez necessário, pois o asfalto anterior já apresentava sinais de desgaste, além de estar muito abrasivo. Alguns pilotos reclamaram das condições do asfalto na prova do último ano.
O último reasfaltamento foi realizado em 2014, enquanto alguns trechos passaram por reparos nos últimos anos. A pista é bem utilizada, tanto por campeonato Internacionais como Fórmula 1 e WEC, como por várias competições nacionais, além de receber diversos festivais.
A reforma do asfalto de Interlagos será conduzida por Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe do GP de São Paulo e presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As obras já foram iniciadas há duas semanas, com a preparação da massa asfáltica e da mistura necessária para a pavimentação do circuito.
O processo para fresar e aplicar a massa asfáltica demora entre 20 e 25 dias. Depois desse trabalho serão necessários mais 30 dias para realizar a limpeza e preparação da superfície, evitando que gere algum problema quando os carros voltarem a correr na pista.
Assim como é realizado nos circuitos de fora, a pista passa por várias limpezas, para a remoção dos óleos residuais e dos solventes. Essa preparação vai garantir a aderência dos carros. Além disso, é preciso fazer a checagem para a drenagem do circuito e pintura da sua extensão com as faixas antiderrapantes seguindo o padrão da FIA.
O autódromo segue fechado até o recebimento da Fórmula 1, pois após toda a preparação do circuito, os contêineres, contendo o equipamento das equipes passa a chegar ao Brasil, até que a prova possa ser disputada no início de novembro.
Depois da passagem da Fórmula 1, os campeonatos nacionais voltam a utilizar o circuito para concluir os seus calendários.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.