A primeira vitória de Lewis Hamilton com a Ferrari, conquistada em Barcelona, transformou rapidamente a percepção sobre o britânico. O que antes era um debate sobre uma possível aposentadoria ao fim da temporada deu lugar a especulações sobre a disputa pelo 8° título mundial em 2026. Parte da imprensa e até membros do paddock passaram a enxergar o heptacampeão como um dos principais candidatos ao campeonato.
Na reta final da parceria com a Mercedes, em meio ao último ciclo de regulamentos da Fórmula 1, muitos passaram a afirmar que Lewis Hamilton já não era o mesmo piloto dos anos de domínio. O fato de George Russell terminar à frente do heptacampeão no Mundial de Pilotos foi suficiente para que parte da imprensa e do paddock colocasse em dúvida o legado construído pelo britânico.
O que muitos ignoravam, porém, era o papel desempenhado por Hamilton no desenvolvimento do carro da Mercedes. Durante boa parte desse período, o britânico serviu como principal referência para a evolução do projeto, especialmente na fase em que a equipe insistiu no conceito “zeropod”, que acabou não entregando o desempenho esperado.
Ao mesmo tempo, a ascensão de Andrea Kimi Antonelli nas categorias de base reforçava os planos da Mercedes para o futuro. A equipe já demonstrava confiança na promoção do jovem italiano, mas ainda havia dúvidas sobre quanto tempo Hamilton permaneceria em Brackley. Diante desse cenário, o britânico decidiu buscar um novo desafio na Fórmula 1 e aceitou o projeto da Ferrari.
Embora tenha enfrentado uma temporada de 2025 bastante desafiadora — chegando, em alguns momentos, a questionar a própria confiança —, Hamilton conseguiu reencontrar o caminho. Com o passar das corridas, voltou a extrair desempenho do carro, recuperou a competitividade e deu sinais de que ainda tinha muito a oferecer na categoria.
Às vésperas do GP do Canadá, o heptacampeão estava respondendo perguntas sobre uma possível aposentadoria ao final do ano e naquele momento ele já tinha sido categórico: “há muitas pessoas tentando me aposentar, mas isso nem passa pela minha cabeça”.
Após vencer em Barcelona, aqueles que acreditavam que a carreira de Hamilton estava acabada e ele não recuperaria a performance que um dia imprimiu, estão mudando o seu discurso sobre o campeonato de 2026.
“Foi uma loucura ver a reviravolta e as pessoas mudando de ideia sobre o que diziam antes”, disse ele. “Eu não ligo muito para isso. Acho que o que eu vi, e o mais importante para mim, foi o carinho dos fãs e como as pessoas vivenciaram isso comigo. Isso significou muito.”
“Em relação ao campeonato, não estou deixando isso me afetar… Já estive nessa situação antes. Sei o que tenho que fazer e ainda há um longo caminho a percorrer. Não estamos chegando a este fim de semana pensando no campeonato, estamos pensando neste fim de semana, em executar o nosso melhor.”
“Acho que você viu os comentários do Fred Vasseur [chefe da equipe Ferrari] , porque imagino que todos fiquem animados com isso. É sobre ‘Calma, pés no chão, vamos continuar fazendo nossa lição de casa, vamos garantir que continuemos executando o plano’.”
“Não existem atalhos para o sucesso. Todos nós contribuímos com algo para a equipe, e estou muito orgulhoso do quanto todos estão se esforçando. Precisamos continuar, continuar evoluindo. É para isso que estou aqui.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







