AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hamilton, Leclerc e Piastri encerram mais um dia de testes com a Pirelli em Barcelona

Dando continuidade a coleta de dados dos pneus de 2026, pilotos da Ferrari realizaram revezamento, enquanto adquirim mais quilometragem

Ferrari e McLaren, acompanharam a Pirelli nesta quarta-feira (05) em mais um dia de testes e desenvolvimento dos pneus de 2026. Charles Leclerc e Lewis Hamilton compartilharam o SF-24, enquanto Oscar Piastri fez uma sessão completa com o MCL60.

Ambos os carros passaram por adaptações para se adequar aos pneus protótipos projetados em torno dos novos regulamentos técnicos. A principal mudança no carro do próximo campeonato, é voltada para o motor, mas tendo em vista que é necessário garantir que a competitividade aconteça, algumas alterações também foram realizadas nos carros.

A Fórmula 1 seguirá trabalhando com os pneus de 18 polegadas, mas passaram por uma mudança de perfil, tanto do eixo traseiro (30 mm), como o eixo dianteiro (25 mm) se tornando mais estreitos que os atuais modelos.

Foram completadas 300 voltas neste segundo dia de testes, tanto Charles Leclerc, como Lewis Hamilton, completaram 74 voltas. Oscar Piastri obteve 152 giros, fazendo o programa sozinho, já que Lando Norris foi para a pista no dia anterior.

O melhor tempo do dia ficou com o monegasco (1m14s971), seguido pelo australiano (1m15s815) e o inglês (1m15s815).

Nesta atividade, Hamilton conseguiu a oportunidade de guiar o carro do ano passado da Ferrari, mesmo que modificado para tentar emular os níveis de downforce esperados para os carros de 2026.

Em setembro do ano passado, foi a primeira vez que a Aston Martin mandou o seu carro para a pista, avaliando os pneus protótipos de pista seca para 2026. A McLaren disponibilizou para os testes o MCL60, enquanto a Alpine que também participou de uma avaliação semelhante, colocou o A523, desta forma a Ferrari foi a primeira com o carro de 2024 neste tipo de avaliação.

Quando esses carros-mulas são colocados em pista, eles passam por alterações que vão tentar reproduzir o que é esperado para o próximo regulamento. As equipes trocam asas, fazem ajustes aerodinâmicos e também modificam a suspensão para trazer dados mais fidedignos.

“Foi uma sessão muito útil, particularmente quando se tratou de fornecer uma comparação entre as várias construções diferentes para a próxima temporada, bem como experimentar alguns compostos da extremidade mais dura da gama”, comentou o diretor da Pirelli Motorsport, Mario Isola.

“O circuito de Barcelona é conhecido como um dos mais exigentes para os pneus em termos de energia exercida e degradação, portanto, as informações que reunimos ao longo desses dois dias movimentados serão muito importantes para o desenvolvimento futuro desta geração de pneus. É um começo de ano realmente exigente, com quatro sessões de teste antes mesmo do início da temporada, e quero agradecer a todas as equipes que estão trabalhando conosco, porque sabemos o quão ocupadas elas estão no momento.”

Após o teste da semana passada em Paul Ricard e este em Barcelona, a equipe de engenheiros a Pirelli segue para o circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. A próxima sessão de testes será realizada entre os dias 13 e 14 de fevereiro, onde a fornecedora de pneus contará com a participação da Alpine (por dois dias), enquanto McLaren e Mercedes tem um dia cada.

A pré-venda “Lewis Hamilton – A Biografia” já foi iniciada e é possível adquirir o livro pela Amazon, por R$ 89,90! O lançamento está previsto para o dia 31 de março de 2025.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo