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Hamilton encerra TL1 do GP de Las Vegas na liderança com Russell em P2

Em sessão movimentada, pilotos vão ganhando confiança ao longo da sessão. Hamilton encontra espaço no fim do TL1 para superar tempo de Russell e comandar atividade em Nevada

A Fórmula 1 retornou neste fim de semana, para o duelo do GP de Las Vegas. Com as atividades iniciadas na quinta-feira (21) a noite, os pilotos invadiram a pista para dar início a coleta de dados. Lewis Hamilton atingiu a marca de 1m35s001, com o cronômetro zerado, para se firmar na liderança do treino livre um.

Ao longo de toda a atividade, a Mercedes figurou nas primeiras posições, em um duelo intenso travado entre os companheiros de equipe. Em sua última volta rápida, Hamilton superou Russell por 0s396 se consolidando na ponta. Porém, a distância mais surpreendente ficou no tempo em que Hamilton conseguiu colocar em Lando Norris, separados por 0s953. No entanto, está é apenas a primeira sessão em Las Vegas, com as equipes ainda precisando fazer os seus ajustes.

A sessão foi bem dinâmica no final da atividade, com as trocas de posição sendo constantes. Além disso, não é possível descartar os erros observados ao longo do TL1, em decorrência da pista fria e a tendência é que fique ainda mais difícil gerenciar a temperatura dos compostos.

A dupla da Ferrari até figurou na liderança, mas Charles Leclerc foi empurrado para a quarta posição, com Carlos Sainz ficando em sexto, já que entre eles estava Max Verstappen.

A Red Bull deu mais atenção para os pneus macios ao longo dessa sessão, fazendo um programa diferente das outras equipes.

Fernando Alonso ficou com a sétima posição, seguido por Oscar Piastri. Pierre Gasly foi o nono colocado com a Alpine, enquanto Sergio Pérez obteve a décima posição, com o segundo carro da Red Bull.

Como no último ano, foi um caos por conta de um problema no bueiro, os times aproveitam ao máximo este contato com a pista, para tentar compreender melhor o funcionamento dos pneus e o comportamento dos seus carros nesse traçado.

A Fórmula 1 retorna às 3h pelo horário de Brasília, para a realização do segundo treino livre.

Saiba como foi o TL1 do GP de Las Vegas

As equipes chegaram em Las Vegas para a disputa da segunda prova neste traçado. Essa é uma das corridas noturnas mais desafiadoras da temporada, pois os pilotos têm um grande problema com as baixas temperaturas e a gestão dos seus pneus.

Está é a terceira e última passagem da Fórmula 1 pelos Estados Unidos em 2024. Aproveitando o início da última rodada tripla do ano, nove das dez equipes do grid levaram alguma mudança para os seus carros. As alterações são mais focadas na asa dianteira, bem como no assoalho.

Somente a Williams não levou peças novas para o carro, já que o time precisou lidar com a reconstrução do carro de Franco Colapinto e Alexander Albon na última rodada tripla. A equipe espera que os pilotos não batam pelas próximas etapas, pois o orçamento deles já está bem comprometido, além disso, não foram capazes de produzir muitas peças adicionais para os carros.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 16°C, com 15°C no ambiente.

Para o evento de Las Vegas, a FIA liberou uma Diretriz Técnica que impede que as equipes utilizem uma proteção na prancha de madeira que fica na parte inferior dos seus carros. Antes do início desta etapa, a FIA comunicou as equipes, fazendo um esclarecimento sobre uma área cinzenta do regulamento.

Com a pista liberada, os pilotos começaram a buscar as suas voltas rápidas. Os pneus macios eram explorados pela Red Bull logo de cara, enquanto os compostos médios eram os mais populares neste começo de sessão. Max Verstappen saltou para a ponta com a marca de 1m44s239, mas foi superado por Kevin Magnussen que anotou 1m42s645.

Em um primeiro contato com a pista, era possível observar um traçado um tanto sujo. Os pilotos já lutavam com o aquecimento dos pneus, para tentar preparar os compostos. Alguns erros eram cometidos logo no começo da sessão, pois os pneus estavam muito frios.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Magnussen, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Russell, Norris, Tsunoda, Alonso, Sainz e Hülkenberg. O tempo já tinha evoluído para a marca de 1m40s. Somente a dupla da Red Bull fazia o uso dos pneus macios.

Algumas bandeiras amarelas surgiam ao longo da sessão, para marcar o erro dos pilotos. Zhou Guanyu acabou travando os pneus, quando completava a sua sétima volta no circuito de Las Vegas.

Lewis Hamilton e George Russell se revezavam na liderança, o dono do carro #44 anotou a marca de 1m36s927, superando o companheiro de equipe por 0s779. Leclerc surgiu na terceira posição com apenas o tempo de 1m38s472, todos usando os pneus médios.

Com 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Leclerc, Pérez, Piastri, Norris, Sainz, Magnussen, Ocon e Verstappen. Os pilotos estavam em um programa similar, passando das 10 voltas com os compostos instalados ainda no início da sessão.

Os pilotos depois foram encaminhados para os boxes, onde suas equipes preparam os carros para uma nova saída.

As coisas voltaram a ficar intensas nos últimos 20 minutos de sessão, as outras equipes começaram a encaminhar os seus pilotos com um jogo de pneus macios instalados no equipamento. Os tempos foram evoluindo no meio do pelotão, mas equipes estavam focadas na verificação da durabilidade dos pneus.

A Mercedes ainda trabalhava com os pneus médios, desta forma perderam a liderança quando Carlos Sainz e Charles Leclerc melhoraram as marcas obtidas pelos pilotos da equipe alemã. O espanhol era o líder, com a marca de 1m36s218, contra 1m36s430 do monegasco.

Sainz ainda precisou lidar com Franco Colapinto no final da volta, os pilotos se encontraram na pista e quase ocorreu um toque entre os competidores.

Restando doze minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Sainz, Piastri, Gasly, Magnussen, Hamilton, Russell, Pérez e Ocon. Com a aproximação do final da sessão, o britânico da Mercedes, encontrou folêgo para anotar o tempo de 1m35s619, aproveitando o vácuo oferecido por Lando Norris – desta forma o britânico da McLaren foi empurrado para a segunda posição.

Para quem achava que a sessão estava encerrada, Russell e Hamilton ainda se enfrentaram em um duelo pela liderança. Hamilton faturou o tempo de 1m35s487, contra 1m35s397 do companheiro de equipe, ficando separados por 0s090, momentaneamente. A distância era surpreendente quando comparado com Norris, já que a Mercedes conseguiu superar a McLaren em 0s954, pois Hamilton encerrou a sessão com o tempo de 1m35s001.

O cronômetro chegou ao final, com a pista carregada por competidores que ainda tentavam extrair o máximo da pista, em várias voltas completadas com o mesmo jogo de pneus.

A sessão foi encerrada com o teste de largada, com os competidores presentes no traçado.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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