Lewis Hamilton foi penalizado com a perda de três posições no grid para o Grande Prêmio de Mônaco após os comissários concluírem que ele atrapalhou Max Verstappen durante o Q1 da classificação neste sábado (24). O britânico, que originalmente largaria da quarta posição, cairá para sétimo, promovendo Verstappen, Isack Hadjar e Fernando Alonso no grid, respectivamente.
O incidente aconteceu na entrada da curva Massenet, ainda na fase inicial da sessão. Verstappen vinha em volta rápida quando encontrou Hamilton à frente, em ritmo lento. O holandês teve que desviar da linha ideal para evitar um contato, reclamando imediatamente pelo rádio da situação. Ambos avançaram normalmente para o Q3, mas o episódio foi investigado após o encerramento da sessão.
De acordo com o comunicado oficial, a Ferrari informou inicialmente a Hamilton que Verstappen estava em volta rápida, mas, em seguida, passou uma nova mensagem errada dizendo que o carro da Red Bull estava “diminuindo a velocidade”. A confusão fez com que Hamilton acelerasse e entrasse na trajetória que Verstappen utilizava, obrigando o atual campeão a abortar sua tentativa.
A sessão foi um tanto caótica, principalmente quando mais carros estavam na pista em busca das suas voltas rápidas.
“O carro 44 [Hamilton] estava em uma volta lenta e saiu da linha de corrida ao se aproximar da Curva 2”, dizia o documento entregue pelos comissários, que revelava a punição para o heptacampeão mundial. “O carro 1 [Verstappen] estava se aproximando do carro 44 em uma volta de aceleração.”
“O Carro 1 teve que reagir ao Carro 44 aparentemente se movendo para a linha de corrida. Isso significou que o Carro 1 teve que sair da linha de corrida habitual e a volta de aceleração teve que ser abortada pelo Carro 1.”
“Examinamos cuidadosamente a trajetória seguida pelo Carro 1 em voltas anteriores na mesma área e determinamos que o Carro 44 de fato entrou na trajetória que o Carro 1 usou em voltas de aceleração anteriores. Isso deixou claro que o Carro 1 foi impedido.”
Durante a audiência, o próprio Hamilton reconheceu que foi induzido ao erro pela comunicação equivocada da equipe. No entanto, os comissários destacaram que informações incorretas via rádio não são consideradas fatores atenuantes e aplicaram a penalidade padrão de três posições.
“Assim como em incidentes anteriores dessa natureza, em que um motorista recebeu informações imprecisas ou incompletas, resultando em um carro impedindo outro, o fato de a mensagem de rádio ter sido a causa do impedimento não constitui um fator atenuante.
“Portanto, impomos a penalidade padrão de perda de três posições no grid.”


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