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Lando Norris bloqueia investidas de Charles Leclerc e vence o GP de Mônaco

Após duelo acirrado com Leclerc, Norris vence no Principado. Red Bull tenta estratégia diferenciada, mas Verstappen precisa se contentar com a 4ª posição

Lando Norris venceu o GP de Mônaco, apesar das tentativas da Red Bull de dar mais esse resultado para Max Verstappen. A McLaren optou por uma estratégia mais conservadora, enquanto o time rival, buscou uma bandeira vermelha ou um Safety Car até o final da corrida.

O britânico entra no seleto grupo de pilotos que já venceu no Principado, sendo uma das corridas mais icônicas do automobilismo. Norris atingiu a sua quinta vitória com o resultado deste domingo em Mônaco.

Charles Leclerc tentou repetir o feito do ano passado, o monegasco não deixou em nenhum momento a corrida para Norris ser fácil. Desde a primeira volta o piloto da Ferrari tentou pressionar o adversário. Oscar Piastri ficou com a terceira posição, sem chance de ultrapassagem, o australiano se concentrou em fazer a sua corrida.

Max Verstappen foi o quarto colocado, depois das investidas da Red Bull de vencer essa corrida. No entanto, o plano da equipe austríaca não saiu como o planejado. Lewis Hamilton fez uma prova isolada, conquistando o quinto lugar.

Isack Hadjar foi munido de uma estratégia muito esperta da Racing Bulls, para obter a sexta posição, com o jogo de equipe feito por Liam Lawson. Outra equipe que agiu bem foi a Haas, para garantir a sétima posição para Esteban Ocon.

Lawson também se deu bem, pois conseguiu a oitava posição, acumulando mais alguns pontos para a Racing Bulls nesse evento. Outra dupla de pilotos que jogou junto, foi Alexander Albon e Carlos Sainz, os pilotos se ajudaram para barrar a Mercedes e evitar que os competidores conquistassem pontos neste evento. A corrida da equipe alemã foi prejudicada desde a classificação, quando Antonelli bateu e Russell enfrentou problemas no carro.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para a disputa do GP de Mônaco.

Saiba como foi o GP de Mônaco

Após o encerramento da classificação do GP de Mônaco, Lewis Hamilton e Lance Stroll foram punidos. Ambos perdendo 3 posições no grid, por atrapalhar outros pilotos durante a classificação. No entanto, Stroll já contava com uma punição adquirida no treino livre, por conta da batida com Charles Leclerc no TL1.

Oliver Bearman também foi um dos pilotos punidos nesse fim de semana, pois fez uma ultrapassagem proibida em bandeira vermelha.

O grid de largada ficou desta forma:

GP de Mônaco – Grid de largada – Foto: reprodução FIA

Iniciaram a corrida com os pneus macios, apenas Yuki Tsunoda. Estavam com os pneus médios, Norris, Leclerc, Piastri, Ocon, Hadjar, Albon, Hülkenberg, Bortoleto, Gasly e Bearman. O restante do grid optou pelos pneus duros. A corrida foi preparada para contar com duas paradas.

Após a largada autorizada, Norris manteve a liderança, evitando o ataque de Leclerc e o bloquei de pneus que ele sofreu na primeira curva, enquanto Piastri também conseguiu fechar Verstappen, para não perder a terceira posição. Gabriel Bortoleto fez a investida de ultrapassagem em Andrea Kimi Antonelli e instantes antes de entrar no túnel, o piloto da Sauber bateu.

Com isso, o Virtual Safety Car pintou na pista e com isso, Yuki Tsunoda e se lançou aos boxes para substituir os pneus macios. O mesmo aconteceu com Pierre Gasly e Oliver Bearman que substituíram os pneus médios por duros. O brasileiro, por sua vez, também foi aos boxes, para arrumar o carro e instalar um jogo de pneus duros.

O ritmo normal da corrida foi retomado no início da 5ª volta, mas os pilotos estavam em sua maioria presos no trenzinho do DRS e as ultrapassagens não aconteciam.

Com nove voltas, Pierre Gasly que estava em disputa direta com Tsunoda, acertou o piloto da Red Bull, quebrando imediatamente a suspensão dianteira, impedindo o seu retorno para a prova. No entanto, o francês se arrastou até os boxes, pois a batida foi na Nouvelle Chicane, para não provocar uma entrada de Safety Car.

Foi durante a volta 19 que Hülkenberg se lançou para cumprir a primeira parada obrigatória da prova. Franco Colapinto repetiu o movimento no giro seguinte.

Para atrasar os adversários, Lawson segurou o pelotão, permitindo que Hadjar fizesse a sua parada sem ser ameaçado por outros competidores. Fernando Alonso ficou furioso pelo jogo de equipe da Racing Bulls.

Na volta 19, Norris então fez a sua substituição de pneus, respondendo à parada de Lewis Hamilton. No giro seguinte, a Racing Bulls cumpriu a segunda parada obrigatória de Hadjar, saindo dos pneus macios para os duros.

Com 22 voltas, Leclerc abandonou a liderança para cumprir a primeira parada da prova. Neste momento Verstappen assumiu a liderança, seguido por Norris, Leclerc, Piastri, Hamilton, Alonso, Ocon, Hadjar, Lawson e Albon. A corrida de Bortoleto não estava perdida depois do incidente no começo da prova, pois uma parte do pelotão fez boa parte da corrida andando muito devagar.

O brasileiro cumpriu a segunda troca de pneus na volta 28, para instalar os pneus macios novos. Então na volta seguinte, Verstappen se lançou para a sua troca de pneus, retornando na quarta posição, mas com Hamilton próximo do competidor

Chegando na volta 32, Sainz que era o 11° colocado, já tinha tomado uma volta do líder. Precisavam cumprir ainda a primeira parada obrigatória, Albon, Sainz, Russell e Antonelli. No entanto, a Williams tratou de chamar Albon na volta 34, apostando nos pneus médios.

Na volta 36, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Piastri, Verstappen, Hamilton, Alonso, Hadjar, Ocon, Lawson e Albon. Três pilotos aguardavam ainda o momento de cumprir a parada obrigatória. Lawson, que era o líder da corrida, também foi ultrapassado pelos líderes, por conta de uma diferença de mais de 19 segundos para Ocon.

E no giro seguinte, Bortoleto deixou os pneus macios, para instalar um jogo de pneus duros. Foi neste momento que Fernando Alonso encontrou uma agulha na pista, para abandonar a prova, por conta de problemas no carro. Como o piloto posicionou certinho o carro, não foi necessário manter uma bandeira amarela localizada por muito tempo.

Durante a volta 42 a Williams decidiu fazer a segunda troca de pneus de Albon, em uma estratégia semelhante, a aposta da Racing Bulls com Hadjar, além de poder, contar com Sainz para atrasar o pelotão. No entanto, dessa vez Lawson acompanhou o piloto do time de Grove.

A Williams fez um grande jogo de equipe, Albon então inverteu a posição com Sainz, para liberar o espanhol de fazer as suas trocas de pneus. A Mercedes então perdeu a paciência com o time britânico, pois eles estragaram todas as suas investidas na corrida e com isso o clima pesou na pista.

O ritmo do pelotão intermediário era tão lento por conta do jogo de equipe, que Hülkberg já tinha tomado duas voltas do líder.

Na volta 49, Piastri abandonou a terceira posição, para cumprir a sua segunda troca obrigatória. Um pouco mais atrás, Russell tentava superar Albon.

Também cumpriram a segunda parada obrigatória, Norris e Piastri. Na pista, Russell fez a ultrapassagem em Albon, cortando a pista, como o britânico assumiu o risco de receber uma punição. Instantes depois os comissários viram que o piloto estava agindo de má-fé e aplicaram um drive-through. Antonelli quase foi pelo mesmo caminho que Russell, mas optou por devolver a posição para Albon.

Com 56 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Hamilton, Hadjar, Ocon, Lawson, Sainz e Russell. Hamilton fez a sua parada tranquilo, pois Hadjar estava mais de 1 minuto atrás do piloto da Ferrari.

Foi apenas na volta 65, que a Mercedes fez a primeira parada de Russell, para a instalação de pneus médios. Dois giros depois a Williams optou por fazer a inversão dos seus pilotos, deixando Albon retomar o nono lugar, depois de Sainz cumprir a segunda troca de pneus, mediante ao jogo de equipe.

Por fim, Russell cumpriu a parada obrigatória. Verstappen permanecia na liderança, lidando com a pressão de Norris e Leclerc, enquanto Piastri tentava se aproximar dos competidores.

Para fechar a corrida, Verstappen foi aos boxes para cumprir a parada obrigatória, abandonando a liderança e deixando o caminho livre para Norris receber a bandeirada na ponta. Leclerc e Piastri completaram o pódio.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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