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Haas permanece com esquemas de cores tradicionais para a temporada 2025

O carro que será guiado por Ocon e Bearman segue com o padrão de cores da marca

Nesta terça-feira (18) a Fórmula 1 organizou a realização do F1 75 Live, evento de lançamento da temporada 2025, assim como da apresentação das pinturas escolhidas pelas equipes para usar ao longo do campeonato. Seguindo a posição crescente do Mundial de Construtores do ano anterior, a Haas foi a quarta equipe a apresentar o carro.

O VF-25 foi avistado em Silverstone no último domingo, quando Esteban Ocon realizou o shakedown para a equipe norte-americana. O novo carro apresenta uma pintura majoritariamente branca, com menos áreas em preto em comparação ao modelo anterior, que destacava a fibra de carbono exposta. Além disso, a equipe incorporou novos detalhes em vermelho, incluindo uma linha marcando o bico do carro e as laterais da asa dianteira. O patrocínio da MoneyGram segue como o elemento de maior destaque no layout.

Basicamente o time segue com o seu esquema padrão de cores, como é da empresa.

O carro será guiado por Oliver Bearman e Ocon, depois que a equipe optou por renovar a sua dupla de pilotos para 2025. O chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, contratou o jovem piloto britânico, depois do desempenho apresentado no GP da Arábia Saudita, quando substituiu Carlos Sainz na Ferrari.

O jovem piloto, que fazia parte do programa de desenvolvimento da Ferrari e atuava como reserva na Haas, substituiu Kevin Magnussen no GP do Azerbaijão – quando o dinamarquês foi suspenso de uma prova – e no GP de São Paulo, quando Magnussen não estava bem.

Ao longo da temporada de 2024, Bearman foi treinado pela Haas, assumindo o equipamento em treinos livres, para ampliar o seu contato com carros da Fórmula 1.

A Alpine não renovou o contrato com Ocon e até anunciou o rompimento deles, depois do fatídico incidente entre o competidor e seu companheiro de equipe. A Haas acabou dando uma nova oportunidade para Ocon na categoria, por conta da sua experiência na categoria.

A temporada 2024 da Haas foi marcada por mudanças significativas dentro e fora das pistas. Antes mesmo do início do campeonato, a equipe norte-americana surpreendeu ao anunciar a saída de Guenther Steiner, mas ao longo do campeonato se mostrou uma escolha assertiva.

Em seu lugar, assumiu o já mencionado Ayao Komatsu, engenheiro experiente da equipe, que rapidamente estabeleceu expectativas modestas para o ano. No entanto, a Haas surpreendeu com atualizações bem-sucedidas e um progresso sólido ao longo da temporada, culminando em uma posição respeitável no campeonato de construtores.

A Haas começou a temporada superando as expectativas iniciais, somando pontos em três das cinco primeiras corridas, incluindo um impressionante resultado duplo na Austrália. O ponto alto veio no meio da temporada, quando Nico Hülkenberg conquistou dois sextos lugares consecutivos, na Áustria e na Grã-Bretanha. Kevin Magnussen também brilhou, garantindo um oitavo lugar no Red Bull Ring, resultado que marcou o melhor desempenho coletivo da equipe em 2024.

As atualizações introduzidas no VF-24 foram pontuais, mas efetivas e colaboraram para ver um crescimento da equipe em pista.

A saída de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen também promoveu mais algumas mudanças internas. A equipe obteve uma parceria com a Toyota, muito significativa, permitindo que a Haas possa realizar simulações e testes TPC, buscando aprimorar seu desenvolvimento técnico.

Outra mudança histórica veio com a promoção de Laura Müller, a engenheira de corrida de Ocon, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo na equipe. Müller, que anteriormente atuava como engenheira de desempenho, destacou-se pela precisão e clareza na comunicação, atributos essenciais para o novo desafio enfrentado pelo time.

Além disso, a Haas anunciou Carine Cridelich como sua nova chefe de estratégia, vinda da Racing Bulls. A nomeação de duas mulheres para cargos de liderança na equipe representa um avanço importante na inclusão e diversidade dentro da F1.

A Haas encerrou 2024 na sétima posição do campeonato de construtores, seu melhor resultado desde 2018. Apesar de ter ficado atrás da Alpine na disputa pelo P6, a equipe demonstrou um crescimento consistente e uma mentalidade renovada.

O time espera por melhores resultados, já que esse será o primeiro ano que Gene Haas não precisará injetar dinheiro no time, pois com as parcerias obtidas, vão trabalhar dentro do teto orçamentário.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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