Nesta terça-feira (18) a Fórmula 1 organizou a realização do F1 75 Live, evento de lançamento da temporada 2025, assim como da apresentação das pinturas escolhidas pelas equipes para usar ao longo do campeonato. Seguindo a posição crescente do Mundial de Construtores do ano anterior, a Alpine foi a quinta equipe a apresentar o carro.
O time que conta com o patrocínio da BWT, que acaba influenciando a presença do rosa do patrocinador no carro. No entanto, seguindo os padrões da marca, o carro também tem o azul, mas agora ocupa toda a lateral do A525, enquanto o rosa surge na asa dianteira e traseira, halo e bico do carro.
Antes da apresentação de gala da Fórmula 1, a Alpine também confirmou o acordo de patrocínio da MSC Cruzeiros, bem como do Mercado Livre – por influência da chegada de Franco Colapinto, que atua como piloto reserva.
No campeonato de 2025, a Alpine terá como pilotos Pierre Gasly e Jack Doohan. O piloto australiano entrou no lugar de Esteban Ocon, depois que o time optou pela dispensa do piloto francês.
Porém, nos bastidores, a conversa é que Doohan chega à equipe já pressionado para entregar resultados, podendo ser substituído por Franco Colapinto com o campeonato em andamento.
O australiano estreou em Abu Dhabi em circunstâncias inesperadas após a saída precoce de Ocon, já que não impressionou uma das figuras-chave da Alpine hoje.
Flávio Briatore, consultor da Alpine, fez questão de contratar o argentino, depois do desempenho apresentado por ele na temporada 2024, quando substituiu Logan Sargeant.
A temporada de 2024 da Alpine foi uma verdadeira montanha-russa. Começando o ano na parte de trás do grid, a equipe enfrentou dificuldades iniciais, agravadas por uma série de mudanças estruturais, incluindo as várias mudanças de chefes de equipe. Com o anúncio da saída de Bruno Famin, Oliver Oakes foi contatado co a temporada em andamento, para chefiar a equipe.
O P6 foi obtido, por conta de alguns resultados favoráveis obtidos pela equipe, mas ainda assim, a Alpine é vista como uma equipe que tem uma porção de problemas e que pode novamente figurar no final do pelotão.
A equipe optou por abandonar o status de time de fábrica na Fórmula 1, e no próximo ano utilizará os motores da Mercedes. Por conta dos conflitos entre a fábrica de motores e chassis, além de um projeto que eles não viam como muito promissor, optaram por abandonar o desenvolvimento dos motores sob o regulamento de 2026.
Os olhos estão voltados para a Alpine, mas principalmente para a movimentação que ela pode gerar, com o campeonato em andamento.
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