A Haas deu início nesta terça-feira (30) aos lançamentos dos carros de 2023, o time norte-americano foi o último a escolher uma data para a divulgação, mas está inaugurando as apresentações das equipes. Novamente a Haas ‘gura a fila’ nas revelações, após a Red Bull ter selecionado o dia 3 de fevereiro para o lançamento do seu carro e em teoria seria o primeiro time a apresentar carro e parcerias.
A equipe apresentou a pintura que será utilizada no VF-23 por meio de imagens renderizadas do modelo. O layout passa por uma repaginação após a entrada da MoneyGram, nova patrocinadora que acompanhará a Haas. O VF-23 ficou com um visual repaginado, o branco está presente na parte superior, com o preto na lateral do carro combinado ao vermelho nas extremidades do bólido, cor que também faz parte da nova patrocinadora, já que as corres utilizadas por eles são mais próximas.
A Haas estará em Silverstone no dia 11 de fevereiro para realizar o shakedown com o VF-23. A pré-temporada está programada para acontecer no final de fevereiro, entre os dias 23 e 25 no circuito de Sakhir, no Bahrein.
So here it is, the #VF23 livery, the first of our title-partnership with @MoneyGram #HaasF1 #MoneyGramDrivesYou pic.twitter.com/RGyeUZXDbP
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) January 31, 2023
“Obviamente, compartilho o entusiasmo de todos em torno da revelação da pintura, até porque é um ponto de verificação no calendário da pré-temporada, o que significa que estamos mais um passo mais perto de fazer o que realmente queremos fazer – e isso é correr”, comentou Guenther Steiner, chefe de equipe da
A MoneyGram é uma empresa americana responsável por trabalhar na evolução das formas de pagamento. Por ser a patrocinadora master do time, também influenciará no nome da equipe ‘MoneyGram Haas F1 Team’.
No ano passado, após o retorno das férias de verão, a Haas também assinou um acordo comercial multimilionário com a Hantec Markets para a temporada 2023.
As apresentações em fevereiro costumam ser mais voltadas para a divulgação das suas pinturas, leyout dos carros, oficialização dos times e a revelação dos parceiros comerciais. Neste começo é até difícil fazer análise dos carros, quando muitos times apresentam imagens renderizadas e showcars. Porém, a Haas demonstra nestas primeiras imagens que deve apostar em um conceito semelhante ao utilizado pela Ferrari em 2022, por conta da parte superior com mais entradas.
Os projetos de 2023 são uma continuação do trabalho realizado pelas equipes no ano passado. As mudanças em seus modelos serão voltadas para a contenção do porpoising, além da adequação ao peso dos carros estipulado para este ano.
“Gosto do novo layout, é sem dúvida um visual mais elevado e modernizado e que se encaixa à medida que avançamos para uma nova era ao lado da MoneyGram como nosso parceiro principal. É uma época emocionante do ano para a Fórmula 1 e é ótimo que sejamos os primeiros a mostrar nossa pintura, mas nossa atenção está firmemente em colocar o VF-23 na pista e nos preparar para a próxima temporada. Nós realmente temos algo para construir após as apresentações do ano passado. Toda a organização tem trabalhado duro para chegar a este ponto e, obviamente, em Kevin (Magnussen) e Nico (Hülkenberg) temos dois talentos comprovados atrás do volante. Mal posso esperar para começar”, seguiu Guenther Steiner.
A Haas encerrou o último Campeonato ocupando a 8ª posição, somando 37 pontos. O time lidou com vários problemas de confiabilidade, principalmente voltados para os problemas da unidade de potência da Ferrari. Nem mesmo a aproximação com o time italiano rendeu bons frutos ao longo da temporada.
O time norte-americano teve algumas boas aparições, mas ao mesmo tempo vivenciava alguns dramas por despencar no grid e não conseguia ser constante. Com as alterações que foram realizadas nos motores voltados para a confiabilidade, a Haas espera ter uma temporada mais competitiva.
Outro ponto foram as atualizações, a Haas não manteve o mesmo ritmo de modificações para o VF-22 como aconteceu com vários times do pelotão, comprometendo o seu desempenho. Os acidentes provocados por Mick Schumacher também comprometeram parte do orçamento limitado da Haas, pois a equipe precisou fabricar peças de reposição, enquanto poderia estar apresentando novos pacotes aerodinâmicos.
Para 2023 a Haas não renovou o contrato com Mick Schumacher e optou novamente por uma dupla de pilotos mais ‘experientes’. A Haas contratou Nico Hülkenberg, dando a oportunidade para o piloto alemão retornar ao grid da Fórmula 1, depois de atuar nos últimos anos como piloto reserva da Aston Martin.
Kevin Magnussen segue com a Haas por mais uma temporada, após marcar o seu retorno à Fórmula 1 em 2021, depois que a equipe vivenciou vários problemas com Nikita Mazepin e precisou encerrar o contrato com o piloto russo antes do Campeonato de 2022 ter início.
LEIA MAIS: Pietro Fittipaldi renova com a Haas e segue auxiliando a equipe por mais uma temporada
Pelo quinto ano consecutivo, Pietro Fittipaldi tem o seu contrato renovado com a equipe, o brasileiro atuará mais uma vez como piloto de testes e reserva. Fittipaldi auxiliará a Haas no desenvolvimento do carro, realizando testes e atividades no simulador, além de contribuir com os pilotos titulares.