ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Haas confirma retorno de Nico Hulkenberg ao grid da Fórmula 1 em 2023

Hulkenberg substituirá Mick Schumacher na próxima temporada. O piloto foi escolhido pela Haas por conta da sua experiência, o time espera obter resultados melhores na próxima temporada

A Haas anunciou nesta quinta-feira (17) a contratação de Nico Hulkenberg, o piloto alemão retornará ao grid em 2023. Aos 35 anos, Hulkenberg assume mais uma vez o papel de titular em uma equipe.

Hulkenberg disputou a sua primeira temporada na Fórmula 1 com a Williams em 2010, depois o piloto seguiu para a Force India em 2011, passando dois anos com a equipe. O alemão foi contrato pela Sauber para disputar a temporada de 2013, mas retornou à Force India em 2014. Hulkenberg ainda guiou pela Renault, entre 2017 e 2019, quando deixou de correr pela categoria de forma integral. Nestes últimos anos Hulkenberg atuou como piloto reserva da Aston Martin e participou de algumas provas substituindo os pilotos da Racing Point (ex-Force India) e Aston Martin.

O alemão não conta com vitórias na F1 ou pódios, desta forma o seu melhor resultado na categoria é o quarto lugar conquistado em três corridas ao longo desses anos. Hulkenberg também obteve uma pole na F1, em seu ano de estreia na categoria com a Williams.

“Estou muito feliz por conseguir uma vaga em tempo integral com a Haas em 2023. Sinto que nunca deixei a Fórmula 1. Estou animado por ter a oportunidade de fazer o que mais amo e quero agradecer a Gene Haas e Guenther Steiner por sua confiança”, comemorou Hulkenberg após a contratação.

“Temos muito trabalho pela frente para poder competir com todas as outras equipes do meio do pelotão, mal posso esperar para entrar nesta batalha novamente”, afirmou o alemão.

A Haas passou a temporada 2022 avaliando nomes para a substituição de Mick Schumacher, o piloto disputou o seu segundo ano com a equipe, mas após alguns erros que custaram caro à equipe, o time americano optou por ter dois pilotos experientes em 2023.

O time americano contará com bons patrocinadores para a próxima temporada e seu objetivo é angariar mais pontos ao longo do ano. A Haas começou a temporada 2022 bem, fazendo algumas boas corridas, mas o time também sofreu com os problemas ligados as falhas do motor da Ferrari, batidas e as poucas atualizações que foram introduzidas no VF-22.

Depois de uma temporada de adaptação, a Haas acreditava que Schumacher teria um desempenho melhor, mas Kevin Magnussen se destacou em seu retorno à equipe. A Haas aguardou o desenvolvimento da temporada 2022 para tomar uma atitude, Schumacher não estará mais vinculado à Ferrari ao final do ano e o time italiano não tem influência sobre a vaga ocupada por Schumacher.

“O futuro a curto prazo é levar a equipe de volta para onde queremos estar, pelo menos no meio do pelotão, ou superior nos próximos anos. Tem sido de altos e baixos, uma montanha russa este ano”, afirma Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas.

“Precisamos de um pouco de estabilidade no próximo ano. Demos um grande passo este ano em relação aos últimos dois anos, mas queremos continuar melhorando cada vez mais. Esse é o objetivo porque as outras equipes obviamente querem fazer o mesmo”, seguiu Steiner.

“Estou muito satisfeito por receber Nico Hulkenberg de volta em um papel de piloto titular na Fórmula 1. A Experiência e a base de conhecimento que Nico traz para a equipe é clara, com quase 200 largadas na F1 e a marca de ser bom em classificação e um piloto sólido e confiável. Esses são os atributos que quando combinados com a experiência de Kevin Magnussen, nos dão uma combinação de pilotos confiáveis e experientes, que acreditamos que ajudará a impulsionar a equipe no grid”, disse Steiner.

Hulkenberg começará os seus trabalhos com a Haas, na terça-feira após o GP de Abu Dhabi, quando o piloto participará dos testes de pós-temporada, colaborando com as avaliações que serão realizadas pela Pirelli. Pietro Fittipaldi que é o reserva do time cumprirá as funções de jovem piloto no segundo carro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo