No que promete ser uma temporada muito disputada explicaremos conceitos básicos e expectativa de corrida.
O QUE É MOTO GP???
A Principal categoria do mundial de motovelocidade que ainda tem suas categorias de acesso (Moto 2, Moto 3 e Moto E) e a maior categoria em duas rodas na atualidade, criada em 1949 correndo em circuitos mistos conhecidos por qualquer fã de velocidade.
COMO SÃO AS MOTOS???
Tendo moto construídas especificamente para corridas diferente de sua categoria concorrente a Superbike que adaptam motos de fábrica para as pistas, as motos da principal categoria chegam até 1000 cilindradas tendo um regulamento amplo que permite evoluções de Chassi, Aerodinâmica e potência.
PNEUS
Tendo uma ampla variedade a Bridgestone atual fornecedora distribui da seguinte forma:
Cada Equipe tendo direto a 9 pneus Slick Dianteiro e 11 Slicks Traseiros por GP sendo eles extra suave, suave, médio e duro) e 5 Jogos de Pneu de Chuva de pôr piloto.
TREINOS E CLASSIFICAÇÃO
Seguindo um padrão comum do Automobilismo em Grande Prêmios o sistema funciona com 2 treinos livres na Sexta e um ao Sábado sendo que no terceiro os 10 primeiro colocados se classificam diretamente ao Q2 enquanto os restantes disputam a classificação no Q1 onde apenas dois se classificam para o Q2, assim os classificados disputam o melhor tempo para conseguir a melhor posição em pista.
CORRIDA
Normalmente tendo uma duração aproximada de 45 a 50 minutos não tendo parada de Boxes e só sendo pausado caso acidentes aconteçam.
EQUIPES, PILOTOS E EXPECTATIVAS
TEAM SUZUKI ECSTAR
Equipe campeã do ano passado chamou atenção por que talvez não tinha a moto mais rápida, mas sim tinha a mais equilibrada em diferentes tipos de circuitos, além que aparecia manter o melhor ritmo de corrida, a tendência é melhorar na mesma linha de raciocínio.
JOAN MIR #36
Atual Campeão vencendo com apenas uma vitória na temporada, mas acima de tudo um estrategista que vem querendo mostrar que pode fazer mais.
ALEX RINS #42
Terceiro colocado ano passado vem de uma temporada prejudicada por uma lesão por queda, mas que foi recuperada por ótimas atuações, tem potencial e equipamento pra disputar título.
MONSTER YAMAHA FACTORY RACING
Terceiro lugar no campeonato de construtores ano passado a Yamaha pode ser prejudicada esse ano pelo congelamento de motores já que ano passado era uma das piores montadoras no quesito potência, mas pode compensar isso com uma Moto leve e bem controlável, considerado ponto forte dos Japoneses.
FABIO QUARTARARO #20
Oitavo colocado ano passado, o recém-chegado na equipe Fabio foi o piloto que mais venceu na última temporada, mas ainda assim se destacou negativamente pelo excesso de erros bobos que custaram a luta pelo título, é um piloto que está pode estar na briga esse ano, mas depende de sua evolução.
MAVERICK VINÃLES #12
Tendo um 2020 meramente esquecível devido ele ter apresentado uma falta de competitividade e erros frequentes, Vinãles vem para esse ano devendo a equipe, correndo o risco de perder o assento dependendo do seu desempenho.
PETRONAS SRT YAMAHA
Equipe satélite da Yamaha tem demonstrou ótimos resultados em 2020 pois tinha o máximo de equipamento possível da moto da equipe de Fábrica, vamos ver se essa tendência se mantém esse ano.
FRANCO MORBIDELI #21
Ítalo brasileiro vem de um ótimo vice-campeonato com uma alta no fim da temporada tem condições de brigar por título novamente tendo equipamento necessário.
VALENTINO ROSSI #46
Nove vezes campeão, mas em reta final de carreira Rossi vem para um ano sem grandes objetivos já que vem de uma baixa em 2020.
DUCATI LENOVO TEAM
Em restruturação, mas ainda assim colhendo frutos de ter a moto mais rápida em retas a Ducati chega mostrando que pode ter equipamento pra sonhar alto, mas espera o desenvolvimento da sua nova dupla de pilotos.
JACK MILLER #45
O australiano teve um ano de desenvolvimento em 2020 que no final das contas acabou terminando em alta mesmo não vencendo, vem esse ano pensando em vitórias principalmente, talvez pense em título mesmo parecendo cedo para isso.
FRANCESCO BAGNAIA #63
Um piloto jovem que demonstrou capacidade para estar vencendo, mas acabou sofrendo por erros próprios e limitações de equipamento, o que esse ano pode mudar correndo na equipe de Fábrica.
PRAMAC RACING DUCATI
Depois se um ano que conseguiu andar no pelotão da frente e conseguindo pódios a Pramac vem esse ano tentar repetir os feitos, mas dessa vez com uma dupla totalmente nova.
JOHANN ZARCO #5
O francês chega na equipe satélite com expectativa de tentar agradar a equipe de Fábrica para quem sabe ter a sua sonhada moto competitiva pode brigar por pódios e um piloto que surpreende em determinados momentos.
JORGE MARTIN #89
Campeão da Moto 3 em 2018 Jorge vem para uma temporada adaptação por isso pode ser difícil medir comparações com seu companheiro de equipe.
AVINTIA RACING DUCATI
A Equipe passa por um momento de transição em que está lançando sua parceria oficialmente com VR46 (Academia de Pilotos de Valentino Rossi). Se espera dela como equipamento algo semelhante ao ano passado.
LUCA MARINI #10
Meio-irmão caçula de Valentino Rossi Marini estreia esse ano após um vice-campeonato na Moto 2, demonstra ter potencial, mas vai ter que passar pelo seu processo de adaptação.
ENEA BASTIANINI #23
Campeão da Moto 2 em 2020 Bastianini é uma promessa em evolução, e pode surpreender durante a temporada.
RED BULL KTM FACTORY
Sendo uma das equipes que mais evoluiu desde a sua introdução a Moto GP em 2018 sua expectativa mínima deve ser manter a vitória e pódios feito que conseguiu em 2020, mas tendo potencial para sonhar muito além disso.
MIGUEL OLIVEIRA #88
O português chega subindo de equipe vendo que tem capacidade para fazer que suas duas vitórias ano passado é um piloto a ficar de olho nessa temporada.
BRAD BINDER #33
O sul africano estreou com vitória na categoria em 2020 e vem com objetivo de ampliar seus horizontes na categoria.
KTM TECH 3 RACING
Desvinculando seus laços com a Red Bull a satélite da montadora austríaca parece sonhar em querer se consolidar no pelotão intermediário e se possível sonhar com mais pódios.
DANILO PETRUCCI #9
Ex Ducati o italiano vem para a Tech 3 na esperança de reformular sua carreira na Moto GP após uma passagem decepcionante na equipe italiana
IKER LECUNA #27
O espanhol vem para sua terceira temporada ainda tentando se provar na categoria, e pode se utilizar do confronto com seu companheiro de equipe para isso.
HONDA REPSOL TEAM
Após uma temporada decepcionante, a equipe que mais coleciona títulos na categoria vem para esse ano esperando uma evolução na sua moto e a volta de Marc Marquez pra pelo menos a maioria da temporada.
MARC MARQUEZ #93
Se recuperando de lesão Marquez está de fora do início da temporada, mas sua volta ao que tudo indica está próxima, Octa Campeão mesmo ficando de fora da última temporada ainda pode ser considerado o principal favorito a título dado seu histórico recente sendo um dos maiores nomes da história da categoria.
POL ESPAGARO #44
Estreando pela montadora japonesa, o piloto espanhol parece ter sido contrato para extrair o máximo do papel de segundo piloto na equipe já que seus antecessores (Lorenzo e Alex Marquez) encontraram dificuldades na adaptação.
LCR TEAM HONDA
Equipe B da marca japonesa a LCR teve uma evolução em seus resultados, mas na última temporada, mas passou batido nos pódios o que pode ser o atual objetivo da equipe.
ALEX MARQUEZ #73
O Marquez caçula vem de um rebaixamento questionável pela sua evolução durante sua passagem pela equipe de Fábrica e pode se afirmar na categoria nessa temporada.
TAKAKI NAKAGAMI #30
O japonês teve uma crescente evolução ano passado, porém quando se aproximava de pódios acabava comentando erros bobos, vem para essa temporada esperando afirmação.
APRILLA RACING TEAM
A fabricante italiana pela primeira vez desde a sua entrada na categoria terá uma integração da Montadora a equipe trazendo mais orçamento e tecnologia, visando ser competitiva em longo prazo.
ALEXIS ESPAGARO #41
O Espagaro mais velho vem de temporadas difíceis por não conseguir se provar por falta de equipamento competitivo, e espera um dia voltar a ser relevante em pista como foi nós tempos de Suzuki e Tech 3.
LORENZO SAVADORI #32
Com passagens pelo Mundial de Superbike e pela Moto E, Lorenzo demonstra ter mais experiência que os outros Rookies e pode ser um piloto a ficar de olho dependendo do equipamento que tiver.
A Moto GP dá largada a essa temporada nesse fim de semanas a partir do dia 26 e você pode acompanhar a corridas pela Fox Sports 2.