O domingo amanheceu com muito sol, céu limpo, com a temperatura já na casa dos 21°C antes das 10h da manhã. A variação das condições climáticas nestes três dias que antecederam a corrida no Autódromo José Carlos Pace foi marcada por extremos, forte chuva no final da tarde de quinta-feira, calor na sexta e um sábado chuvoso e cinza em São Paulo.
As equipes vão necessitar trabalhar com acertos distintos dos dois últimos dias, já que com a pista quente o desgaste dos pneus ficam mais acentuados e aliando a estás condição com o asfalto áspero de Interlagos a degradação ocorre de forma mais rápida. Do grid de largada Daniel Ricciardo pode ser o piloto que mais acetou na escolha dos pneus para executar a sua volta rápida no Q2, o australiano vai largar com os pneus macios (faixa amarela) e deve estender mais a sua permanência na pista, garantindo a conquista de posições e podendo ser mais veloz no trecho final da corrida, onde provavelmente deve optar pelos pneus supermacios.
A mesma estratégia aplicada para o australiano para Lewis Hamilton pode ser uma boa garantia de escalar o grid e ganhar distância enquanto todos os outros competidores estiverem realizando a sua parada nos boxes. Após a batida do inglês a Mercedes decidiu quebrar o sistema de parque fechado e realizou alterações no carro de Hamilton, aproveitando para substituir a sua unidade motriz, o quinto MGU-H e o quinto turbocompressor, tudo para se adequar as condições de pista do domingo, com isso o piloto vai largar dos boxes.