O Grande Prêmio do Bahrein contou com a vitória de Sebastian Vettel que soube tirar tudo do modelo SF71H. O alemão arriscou ao permanecer na pista com os pneus bem desgastados e desta forma podemos dizer que está corrida foi marcada pelo jogo intenso de estratégia entre Ferrari e Mercedes que estão na busca por tornar um dos seus primeiros pilotos o atual pentacampeão da categoria. Vettel permanece na liderança do campeonato.
A Mercedes optou pelo seu lado tático, a equipe utilizou Bottas como uma espécie de cobaia para as suas escolhas e mais impressionante foi ver o finlandês indo até o final da prova pressionando o alemão. Lewis Hamilton por outro lado precisou ser agressivo no começo da prova para conseguir as suas ultrapassagens.
A Ferrari não permitiu o conflito entra Hamilton e Vettel e arriscou a prova do alemão a apenas uma parada e desta forma o inglês ficou com o terceiro lugar.
Pierre Gasly pode ser chamado de destaque da prova por conseguir levar a sua Toro Rosso para a quarta posição, à frente de Magnussen, Hulkenberg, Alonso e Stoffel Vandoorne. Marcus Ericsson com uma estratégia diferente somou dois pontos para a Sauber e Ocon fechou com a décima posição.
Saiba como foi a Corrida no Bahrein
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT in Bahrain for the second race of 2018!
Follow the action here >> https://t.co/n7sXojqp4r #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/WxR3r44zZr
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
Quando as luzes se apagaram dando início ao Grande Prêmio do Bahrein, Sebastian Vettel se manteve na ponta. Enquanto isso atrás do alemão, Valtteri Bottas aproveitava o lado limpo da pista, para tracionar melhor e realizar a ultrapassagem em Kimi Raikkonen. Pierre Gasly que era o quinto colocado, atacou Ricciardo para assumir a quarta posição. No entanto no giro seguinte o australiano não conseguia se manter na pista, tendo que abandonar por conta de uma possível falha elétrica, provocando um virtual Safety Car.
LAP 1 IN BAHRAIN
Bottas jumps Kimi for P2
Magnussen tags Hulkenberg 📸
Hamilton on the move#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/lkfrKw7TAb— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
VIRTUAL SAFETY CAR (LAP 2/57)
Absolute nightmare for Red Bull Racing 😩
Verstappen with puncture after clipping Hamilton
Ricciardo out after just two laps#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/zZ4AuifxyY— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
Ainda na largada, Lewis Hamilton que saiu do nono lugar, não saiu foi bem sucedido e acabou perdendo a posição para Fernando Alonso. O espanhol por outro lado saindo de décimo terceiro conquistou quatro posições. O holandês da Red Bull também fazia bom proveito e já ficava atrás do inglês da Mercedes.
Sérgio Perez que fora tocado na primeira curva por Brendon Hartley, rodou mas conseguiu retornar para a prova, no entanto para o neozelandês as coisas ficaram feias, já que o mesmo tomou 10s de punição.
Enquanto os ponteiros realizavam a sua prova, Lewis Hamilton tinha problemas com Verstappen que fazia de tudo para realizar a ultrapassagem. O holandês colocou a sua Red Bull por dentro da curva 1 para superar o inglês. Ele até conseguiu ficar na frente de Hamilton, mas um toque entre os dois colocou a corrida de Max em perfeito apuro, pois o holandês teve o seu pneu esquerdo traseiro furado e foi obrigado a abandonar a corrida. Mais uma vez o Safety Car virtual foi ativado.
LAP 5/57
Verstappen out too, unbelievable bad luck for Red Bull 💔#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/EIHc2J6tfz
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
A prova foi reestabelecida na quarta volta, a liderança seguia com Sebastian Vettel. Hamilton aproveitava para deixar Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Ocon para trás e se tornar o sexto colocado. Na disputa pelo quarto lugar Magnussen da Haas pressionava Gasly na busca pelo quarto lugar.
Após o inglês realizar as suas ultrapassagens passou a imprimir um ritmo mais forte, para ultrapassar com facilidade o piloto da Haas. Gasly tentava chegar na terceira posição e Vettel fazia a sua corrida sem interferências de Bottas.
https://twitter.com/F1/status/983003738209124354
A rodada de pit-stops passou a ser realizada na décima segunda volta, com Pérez, Leclerc, Stroll e Vandoorne sendo os primeiros a se encaminhar para os boxes, o mexicano retornava com os médios enquanto o canadense e o belga, optavam pelos supermacios e macios respectivamente. Já entre os dez primeiros colocados, Fernando Alonso foi o primeiro a realizar a sua troca na décima quinta volta, optando pela utilização dos compostos médios. Gasly veio na parada seguinte para instalar os macios em sua Toro Rosso.
Durante a volta 19 foi a vez da Ferrari chamar Sebastian Vettel para a sua troca de pneus retornando com os médios. Bottas assumiu a liderança da prova e Raikkonen veio logo depois instalando os compostos macios como o do companheiro de equipe.
Na vigésima primeira volta era a vez do finlandês da Mercedes escolher os médios para dar seguimento a prova. Com a parada nos boxes dos ponteiros, Hamilton passou a ser o líder enquanto Vettel dava um giro rápido na pista.
LAP 20/57
Bottas pits after both Ferraris, and remains in between them in second
Hamilton leads but is yet to pit – where will he emerge?#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/evP0buF9Af
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
Dentre os dez primeiros faltava Hamilton e Ericsson a pararam uma vez.
Vettel passou a ter um rendimento melhor com os compostos novos e não demorou para alcançar Hamilton. A ultrapassagem ocorreu na vigésima sexta volta. Bottas também atingia um bom ritmo com os médios sendo algumas vezes mais rápido que o piloto da Mercedes. A Mercedes optou por parar o inglês durante a volta 27, utilizando os médios assim como companheiro de equipe.
LAP 26/57
Vettel re-takes the lead from Hamilton!#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/WzUcH78WAC
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
LAP 27/57
Hamilton finally pits, and bolts on a set of Medium tyres
He rejoins fourth – but appears to be one-stopping#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/LpxGfIayxi
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
A Mercedes então passou a tentar colocar Hamilton na briga pelo pódio. O inglês após a sua parada passou a ser mais rápido que os seus adversários de forma constante.
Mais atrás na disputa pela décima posição, Magnussen enfrentava Grosjean e Ocon que liderava na oitava posição. Os dois pilotos da Haas quase se chocaram na pista pouco antes do francês se encaminhara para os boxes. O dinamarquês não gostou da forma como o companheiro realizou a sua investida. Após Grosjena seguir para os boxes, Magnussen chegou em Ocon para assumir a oitava posição.
LAP 32/57
📻 MAG: "Tell him to get out the ******* way!" 🤬
The Dane get frustrated losing time behind Grosjean, who duly pits#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/iP5BijW1vb
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
Chegando na trigésima sexta volta a Ferrari chamou Raikkonen para os boxes. A ideia era cortar a tática da Mercedes, mas a parada foi desastrosa. O carro foi liberado antes do tempo acertando o mecânico que ajudava na troca do pneu traseiro esquerdo. Com a roda solta o finlandês não pode dar seguimento na corrida. O mecânico ferido teve que ser levado imediatamente ao centro médico com fraturas na perna.
Na pista a Ferra se sustentava na ponta, enquanto Hamilton se mantinha veloz. Alonso que ocupava o quinto lugar decidiu parar mais uma vez retornando com os supermacios na volta 40.
Na 42 as posições era: Vettel, Bottas, Hamilton, Gasly, Magnussen, Ericsson, Hulkenberg, Alonso, Hartley e Vandoorne
Ao fim do Grande Prêmio do Bahrein a melhor disputa na pista era sem dúvida a dos ponteiros, mas o tetracampeão conseguiu cruzar a linha de chegada para conquistar a sua segunda vitória do ano.
Bottas on the prowl 👀
Can he reel in Vettel as his tyres begin to fade?#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/FYvATixWaV
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
LAP 56/57
Just out of reach 😬#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/CY2uleVt7A
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
INITIAL CLASSIFICATION (LAP 57/57)
Immense pressure from Bottas, immense effort from Gasly in P4!#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/YeBLa92uSo
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
BREAKING: Sebastian Vettel WINS the #BahrainGP 🇧🇭 on his 200th #F1 start 👏 pic.twitter.com/mCzFgHnazt
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
He may have missed out on the win, but @ValtteriBottas collects the @DHL_Motorsports Fastest Lap Award in Bahrain 🏆#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/51Cvlsbizn
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018
Foto de capa:
RACE REPORT: Sebastian Vettel holds off a charging Valtteri Bottas to win by just 0.7s >> https://t.co/gJnB1mxpKC #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/MOP35TXQew
— Formula 1 (@F1) April 8, 2018