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GP do Bahrein – Primeira classificação do ano revela pontos importantes do grid

Ainda existe uma briga pela ponta, aina que a Red Bull tenha estrelado a primeira pole da temporada 2024

Nesta sexta-feira (01) no Bahrein a Fórmula 1 a concluiu a primeira classificação da temporada no Bahrein. Max Verstappen faturou a pole com o tempo de 1m29s179.

A melhor volta da sessão foi obtida por Charles Leclerc durante o Q2 (1m29s165), mas o monegasco não conseguiu repetir o feito. Verstappen por sua vez melhorou o tempo na segunda tentativa de volta rápida, mas ela não foi a volta ‘perfeita’ do fim de semana.

O holandês começou o fim de semana um pouco apagado, foi interessante ver Daniel Ricciardo liderar o TL1, Lewis Hamilton e a Mercedes comandarem o TL2, enquanto Carlos Sainz teve a melhor performance no TL3, mas foi no momento que a decisão bateu na porta, a Red Bull conduzida por Verstappen se deu melhor.

Ao longo das sessões que antecederam a classificação, acompanhamos uma chuva de reclamação de Max Verstappen. As fortes rajadas de vento deixavam o carro instável, além disso o piloto reclamou diversas vezes sobre o câmbio. A Red Bull pode ter mais uma vez construído um carro extremamente forte, não o ideal para classificação, mas que deve possibilitar que o time conquiste algumas vitórias e pódios neste ano.

Max Verstappen inicia a temporada 2024 com pole – Foto: reprodução Red Bull

Realmente é a combinação de Verstappen e o trabalho realizado por Adrian Newey que faz a diferença. Talvez se o time tivesse dois pilotos medianos guiando o carro, a competição ficasse mais acirrada.

Sergio Pérez não conseguiu acompanhar o holandês e obteve apenas a 5ª posição para a largada. O mexicano provavelmente sofrerá ainda mais com as batalhas travadas pelas duplas da Ferrari, Mercedes, Aston Martin e McLaren.

Durante o TL2 Verstappen mostrou uma baixa degradação dos pneus em simulação de corrida e se isso realmente se repetir na prova, o holandês terá uma vantagem, afinal, a prova deste fim de semana é disputada em uma pista que a degradação dos compostos é um desafio para os competidores.

LEIA MAIS: Max Verstappen acaba com brincadeira dos adversários e fatura a pole para o GP do Bahrein

Na classificação ficou mais claro que Ferrari e Mercedes estão emboladas, George Russell faturou a terceira posição para a primeira largada do ano. Porém, a Mercedes ainda está em processo de se acertar com o carro, é como se o time estivesse iniciando com o novo regulamento em 2024, depois de passar dois anos com um carro extremamente complicado.

Russell e Lewis Hamilton se sentem mais capazes com o W15, mas eles ainda estão no processo de se alinhar com o novo equipamento, na tentativa de recuperar o atraso. O novo teste de fogo será com o GP do Bahrein, quando o ritmo de corrida dos carros será colocado à prova, mas a Mercedes sabe que será difícil vencer. A equipe segue para a corrida mirando no pódio.

Ainda é possível dizer que Ferrari, Mercedes, Aston Martin e McLaren fazem parte da batalha principal do pelotão da frente, pois de Leclerc até Oscar Piastri, os pilotos ficaram separados por apenas 0s207.

O circuito do Bahrein oferece boas chances de ultrapassagem e podemos ter uma batalha neste sábado.

Alpine – terminaram de virar abóbora

O desempenho ruim da Alpine foi o que chamou a atenção ao longo do fim de semana no Bahrien – Foto: reprodução Alpine

Lá no final do pelotão vimos a Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly, a dupla forma a última fila do pelotão e deixa nítido o quanto regrediram. O carro já dava sinais na pré-temporada que não era um bom equipamento, pouco depois mais detalhes revelavam que a equipe francesa está trabalhando com um dos carros mais pesados do grid, além de ser um equipamento que falta um refinamento aerodinâmico.

Se os testes de pré-temporada indicavam ao menos um início de temporada ruim, a primeira classificação do ano mostra que o time está realmente atrás.

Era de se esperar, principalmente após todas as mudanças internas sofridas na Alpine, a debandada do corpo técnico que aconteceu nos últimos meses, além da equipe não conseguir se acertar com um chefe de equipe e membros importantes para o desenvolvimento de um carro.

A queda não é uma surpresa, na verdade a Alpine já estava anunciando esses problemas e uma hora a conta cobraria. É nítido o desapontamento dos pilotos, mas a dupla espera que possa ser realizada mudanças no carro para possibilitar a equipe ter uma temporada mais digna.

O fim de semana foi baseado em vários testes de configuração ao longo de todas as sessões, na busca por melhorar a performance.

Haas na luta por deixar o final do pelotão

Nico Hülkenberg salva mais uma vez a Haas para o Q3 – Foto: reprdução Haas

Nesta classificação a Haas manteve o trabalho que foi realizado ao longo de 2023, o time conseguia se expressar melhor em algumas classificações. Vamos aguardar a realização do GP do Bahrein para saber se o time melhorou a performance do carro em ritmo de corrida.

O foco principal da pré-temporada esteve em melhorar o ritmo para as corridas, além de tentar evitar a degradação acentuada dos pneus.

Nico Hülkenberg voltou a chegar no Q3 e vai começar a prova deste sábado ocupando a décima posição. Kevin Magnussen tentou acompanhar o alemão, mas precisou se contentar com o décimo quinto lugar.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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