AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

GP de Singapura 2024 – Pirelli segue com o fornecimento da gama macia de pneus em prova noturna

Em uma corrida noturna, mas extremamente desafiadora, Pirelli mais uma vez fornecerá gama macia de pneus e alerta sobre mudanças realizadas no traçado

A Fórmula 1 segue para Singapura, logo após disputar o GP do Azerbaijão. A corrida acontece no Circuito de rua de Marina Bay, já bem conhecido por boa parte do grid.

Seguindo a combinação de pneus do GP da Itália e Azerbaijão, mesmo com pistas que tem características bem diferentes, a Pirelli fornecerá mais uma vez a gama macia de pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).

Para a prova de 2023, o circuito passou por uma pequena mudança, visando torná-lo mais fluído. A alteração aconteceu entre as curvas 16 e 19, tornando-se uma reta de 397,9 m, deixando o circuito com uma extensão de 4.928 km, enquanto o número de curvas caiu de 23 para 19. Uma volta foi adicionada a corrida, parando de 61, para 62 giros.

Em 2023, o recapeamento da pista foi iniciado, e neste ano, as áreas entre as curvas 3 e 9, 10 e 12, e 14 e 17 também passaram por melhorias. Embora o asfalto deva seguir o padrão das vias públicas, por ser um circuito de rua, o recapeamento promete que os pilotos vão se deparar com uma superfície mais suave.

Assim como no Azerbaijão, a pista vai evoluindo rapidamente, conforme a passagem dos carros vai depositando borracha pelo asfalto. Desta vez, além da Fórmula 1 realizando as suas atividades, a F1 Academy também estará com a categoria principal.

Uma das principais características de circuitos de rua é: eles cobram dos pilotos qualquer erro, pois existem poucas áreas de escape. Os treinos livres podem ser interrompidos por uma batida nas barreiras, principalmente com os pilotos tentando entender o limite dos seus carros e como obter o melhor tempo de volta.

Na corrida o Safety Car pode-se fazer presente, em Singapura é muito comum a neutralização da corrida, pois leva muito tempo para limpar o traçado e reposicionar as barreiras.

Se classificar bem em Singapura também é bem importante, pois é muito difícil ultrapassar neste traçado. Esse é um dos pit-lanes mais lentos da temporada e essa condição acaba estimulando as equipes para trabalhar com a estratégia de parada única. Além disso, até o ano passado a velocidade no pit-lane era de 80km/h, mas agora os piloto vão trabalhar com 60 km/h, estimulando mais ainda que apenas uma troca de pneus seja realizada. A segunda parada é geralmente arriscada se o Safety Car aparece em pista, mas depende muito do momento que isso acontecer.

Os pneus macios não são tão usados na corrida, a escolha mais popular é trabalhar com uma combinação de pneus médios e duros. No ano passado, Charles Leclerc, Zhou Guanyu e Yuki Tsunoda foram enviados por suas equipes com os pneus macios instalados para o início da corrida. Apenas o monegasco seguiu com o composto até a volta 20, quando o Safety Car surgiu na pista, levando o pelotão aos boxes para a troca de pneus. Como alguns competidores arriscaram uma segunda troca de pneu, Kevin Magnussen e Fernando Alonso usaram os pneus macios no final da prova.

Estatégias no GP de Singapura – Foto: reprodução Pirelli

Carlos Sainz faturou a vitória, usando a estratégia de apenas uma parada, assim como Lando Norris. Lewis Hamilton apostou na troca dos pneus médios para o final da corrida e perseguiu os adversários, mas Sainz sobre trabalhar bem Norris, fazendo o uso do DRS para evitar uma ultrapassagem de Hamilton.

Mesmo sendo uma corrida noturna, as temperaturas são bem elevadas e os pneus sofrem com o desgaste térmico. Embora os pneus macios possam fornecer mais aderência, o calor, combinado com as freadas bruscas acentua a sua degradação. Até 2022, o terceiro setor da pista era bem travado, deixando os pneus muito quentes, mas agora os pilotos têm um alívio por um breve trecho de reta.

No primeiro stint os pilotos tentam fazer um trabalho de conservação dos compostos, para permanecer o máximo de tempo em pista, gerando um trem de DRS que dificulta as ultrapassagens.

Circuito de Singapura – Foto: reprodução F1

Para a prova de 2024, a FIA optou por proporcionar aos pilotos uma quarta zona de DRS, posicionada entre as curvas 14 e 16, para tentar melhorar a dinâmica da prova. Os competidores vão avaliar a situação ao longo do fim de semana.

Outra coisa que também é necessário ficar atento nesta época do ano, é o radar, a umidade costuma ser elevada, combinado ao clima quente, pancadas de chuva podem acontecer ao longo do dia. Elas podem afetar as sessões, mas também colaboram para limpar o asfalto e reduzir o emborrachamento que estava sendo construído.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo