AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

GP de Mônaco terá duas paradas obrigatórias a partir de 2025

Para ter uma corrida mais movimentada no Principado, FIA aprova mudança nas regras para o GP de Mônaco e implementa duas paradas obrigatórias

Após reunião do Conselho Mundial do Esporte, realizada nesta quarta-feira (26), foram aprovadas novas regras para o GP de Mônaco. Anteriormente foi discutido durante a Comissão da Fórmula 1, a introdução do pit-stop obrigatório para as corridas no Principado, com o intuito de tornar as provas mais dinâmicas.

Na nova regra, será necessário que as equipes trabalharem com duas paradas obrigatórias – independente se for uma prova com pista seca ou molhada.

Cada piloto precisará usar três jogos de pneus por corrida, além da obrigatoriedade de usar dois tipos de pneus diferentes em uma prova com pista seca.

Ao longo dos eventos de Fórmula 1, a Pirelli disponibiliza três tipos de pneus. Em circuitos de rua, a Pirelli costuma fornecer a gama mais macia de pneus para proporcionar mais aderência aos carros. No entanto, nem essa gama de pneus em Mônaco, apresenta tanta degradação.

Levando em consideração que a corrida de Mônaco é muito estratégica, a Fórmula 1 acredita que com as duas paradas obrigatórias a prova ficará mais movimentada.

A decisão foi tomada após o GP de Mônaco de 2024, que foi afetado por uma bandeira vermelha logo no início da corrida. Com a paralisação, as equipes executaram a parada obrigatória – fazendo a mudança de composto – para evitar a perda de tempo em um pit-stop, desta forma a corrida foi bem parada, com os pilotos conseguindo terminar a prova sem necessitar de uma troca de pneus.

As corridas em Mônaco têm a tendência de contar com a aparição do Safety Car ou de uma bandeira vermelha, pois ser um circuito estreito e uma prova de rua.

Com o passar dos anos, a corrida de Mônaco ficou cada vez mais dependente das estratégias, pois é mais difícil realizar ultrapassagens no circuito, por conta do tamanho avantajado dos carros.

A medida tomada para a corrida de 2025, pode tornar a prova mais movimentada, até porque, o pit-stop é um momento de grande tensão para os times, que estão sujeitos a falhas e múltiplos erros.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo