O GP de 2020 teve uma pitada diferente de emoção, ela foi adicionada justamente pela Pirelli que optou por levar novos compostos para o GP, abandonando a utilização da goma intermediaria, para utilizar os compostos mais macios.
Sochi tem um asfalto pouco abrasivo, mas segue em desenvolvimento, além disso é um circuito em parte como um traçado de rua, desta forma mudanças podem ser observadas ano após ano.
Em 2014, utilizando outro tipo de compostos, os pilotos quase completaram a prova sem a necessidade de realizar nenhuma parada.
Neste ano, o desempenho da corrida foi um pouco diferente, durante os treinos livres os pilotos passaram a reclamar dos compostos, pois estavam apresentando um consumo alto. Além disso as temperaturas estavam elevadas, proporcionando um desgaste maior. No entanto, durante a classificação as temperaturas começaram a cair e os pilotos tiveram dificuldade para aquecer os compostos. A batida de Sebastian Vettel no Q2 atrasou um pouco a sessão e dificultou os pilotos a encaixarem uma melhor volta.
E justamente por conta das temperaturas vimos diversos pilotos reclamando da aderência dos pneus, principalmente durante as voltas rápidas. Mas vale lembrar que quando a Pirelli tira as equipes da zona de conforto é quando temos uma maior movimentação nas corridas.
O desempenho de cada composto
Antes de tudo, Valtteri Bottas largou da terceira posição e venceu o GP da Rússia, o finlandês repetiu a dose pois a sua primeira vitória da carreira foi largando da terceira posição em uma corrida disputada em Sochi.
O finlandês largou com os pneus médios e na sua parada passou a utilizar os compostos duros, assim como Max Verstappen que terminou a corrida na segunda posição.
C3 Duro (Faixa Branca): Foram os compostos utilizados para o final da corrida por muitos pilotos, mas os sete primeiros estavam com o pneu de faixa branca neste final. Daniil Kvyat e Kimi Raikkonen apostaram no pneu duro para o início da prova, enquanto Lando Norris da McLaren, Alexander Albon da Red Bull e George Russell da Williams fizeram a mudança para este pneu após a entrada no Safety Car na primeira volta.
C4 Médio (Faixa Amarela): Para aqueles pilotos que não foram obrigados a largar com os pneus médios (entre os dez), este composto foi uma boa opção para o restante do grid. Como já mencionei, Bottas e Vestappen começaram com eles e Leclerc que largou da décima posição – mas havia se classificado do décimo primeiro lugar – pode optar pelos médios para o início da corrida. O monegasco terminou na sexta posição.
C5 Macios (Faixa Vermelha): Apenas oito pilotos começaram a corrida com ele. Hamilton precisou apostar no composto mais macios após a classificação difícil. Ele era uma preocupação para aqueles que estavam largando com ele, pois o calor na pista contribuía para a degradação. Hamilton, Pérez, Ricciardo e Ocon partiram dos macios para os pneus duros.