Lewis Hamilton chegou a 68ª vitória da sua carreira no Grande Prêmio da Itália. O inglês foi à segunda posição ainda na primeira volta, depois de um toque entre ele e Sebastian Vettel. O alemão da Ferrari rodou e foi parar na décima oitava posição tendo que realizar uma parada para trocar o bico do carro. Ao final da prova, como Kimi já estava com os pneus desgastados, foi impossível para ele se sustentar em primeiro, então Hamilton passou ao primeiro lugar.
Foi uma corrida disputadíssima entre Hamilton e Raikkonen, onde o piloto da Mercedes não poupou as suas investidas, ficando sempre muito próximo ao finlandês. Embora Hamilton tenha chegado à primeira posição momentaneamente, logo se viu de volta ao segundo lugar, pois o finlandês tracionou melhor. E foi assim até a parada nos boxes.
Quando Raikkonen realizou o seu pit-stop acabou voltando atrás de Bottas que passou a ser o terceiro colocado. A Mercedes pediu para que ele atrasasse o dono do cavalo rampante #7 que vinha logo atrás. Enquanto isso Lewis investia nas voltas de classificação para tentar ganhar a posição na parada.
De fato, a estratégia não funcionou, já que Hamilton voltou atrás de Raikkonen. Bottas atrasou muito os dois já que ao se tornar líder da prova já tinha pneus bem desgastados. Prendendo ambos em sua traseira, foi inevitável para os pneus que o desgaste chegasse e todos ficaram com bolhas e sem chance de resfria-los.
Somente na volta 38 Bottas se dirigiu para os boxes, mas já era ”fim de carreira” para os compostos macios de Raikkonen. O finlandês ainda tentou segurar as investidas de Hamilton, mas na volta 45 a ultrapassagem foi executada. Com uma distância boa para o terceiro colocado que era Max Verstappen, mesmo com a queda de rendimento do piloto da Ferrari, foi possível se manter na segunda posição.
Bottas que retornou atrás do holandês da Red Bull fez de tudo para conquistar o terceiro lugar. Um toque entre eles ocorreu, colocando Bottas para fora do traçado e Vettel aproveitou para se aproximar. Verstappen acabou sendo punido com 5 segundos e Seb acabou levando a melhor, conquistando a quarta posição com a punição de Max.
Depois de uma prova intensa nas primeiras posições a luta pelo pentacampeonato para Vettel vai ser mais complicada, Hamilton chegou aos 256 pontos, contra 226 do alemão. Sendo separados por 30 pontos.
Grosjean chegou à sexta posição, seguido por Ocon e Pérez levando a Racing Point Force India a 28 pontos e a equipe já passa a se tornar a oitava força do campeonato. Sainz foi o nono, seguido por Stroll que leva mais um pontinho para a Williams.
lll Saiba como foi a Corrida na Itália
Não chovia na Itália na hora da largada e existia 69% de chance de ela acontecer. A temperatura na pista era de 29°C com 21°C no ambiente.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
LIGHTS OUT AT MONZA!!!Live text commentary and timings >> https://t.co/n7sXojqp4r#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/d7JINAoFYX
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Raikkonen tracionava bem e conseguia manter a ponta, seguido por Vettel e Hamilton. O inglês ameaçava o alemão e ao final da primeira volta os dois se tocavam, Vettel acabava rodando e parando na décima oitava posição. Com o toque a asa dianteira do alemão era quebrada e desta forma precisou se dirigir imediatamente aos boxes para realizar a troca.
O Safety Car era acionado na primeira volta. Brendon Hartley abandonava a corrida depois do toque com Ericsson, a sua suspenção ficava quebrada e o pneu, furado. Ricciardo e Hulkeneberg haviam se dirigido aos boxes, o piloto da Red Bull voltava com os pneus supermacios, enquanto o alemão da Renault passava a utilizar os macios.
Na relargada, que ocorria na quarta volta, Hamilton ultrapassava o finlandês, mas pouco depois Raikkonen dava o troco e conseguia voltar à ponta da corrida. Verstappen passava a ser o terceiro colocado.
LAP 4/53: Safety Car comes in and Hamilton pounces! #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/yVNfofwSYD
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
LAP 4/53: Back comes Raikkonen!
TOP 10
RAI
HAM
VER
BOT
GRO
SAI
OCO
STR
SIR
ALO#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/bo6QFk1Zfh— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Na quinta volta Raikkonen abria apenas um segundo de diferença para o Inglês. Sebastian Vettel já era o décimo sexto, realizando a sua corrida de recuperação.
Durante a nona volta, Vettel encostava em Daniel Ricciardo e conseguia realizar a ultrapassagem no australiano para se tornar o décimo quarto colocado. Pouco depois o alemão também ganhava a posição de Leclerc. Fernando Alonso abandonava a corrida com problemas, dirigindo-se aos boxes lentamente na volta seguinte.
LAP 9/53: Vettel picks off Ricciardo and moves up to P14 #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/E3kQwZPg1t
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
LAP 10/53: 📻 “There is a problem…”
Look away @alo_oficial fans… your man is ❌#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/f8NMoF8rRZ
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Quando Sebastian Vettel chegou em Pérez, que ocupava a décima posição, a distância entre eles chegava a mais de três segundos. Com o toque entre Gasly e Ricciardo para a realização da ultrapassagem, o australiano perdia tempo para ocupar a décima segunda posição, desta forma ficava a mais de 5 segundos atrás do alemão da Ferrari.
LAP 13/53: Current Red Bull driver vs. future Red Bull driver
After a mini-struggle @danielricciardo wins that battle – he’s up to P12#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/0HrqpZpWQn
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Na volta 15 Sebastian Vettel já chegava à décima posição ultrapassando Sirotkin, já que Pérez havia ultrapassado o russo. Mas ao final desta volta o alemão já havia chegado em Stroll, pegando os pilotos que o mexicano passava a deixar para trás.
Pérez era ultrapassado na décima oitava volta pelo alemão da Ferrari, mas conseguia responder com um X para retornar na oitava posição. Ao final da mesma volta, Sebastian realizava a ultrapassagem sem deixar espaço para Pérez tentar fazer alguma manobra.
Na décima nona volta, Bottas tentava realizar a ultrapassagem em Verstappen. O holandês passava reto pela chicane e conseguia se manter à frente do finlandês.
Raikkonen se dirigia aos boxes na volta 21, retornando na quarta posição com os pneus macios. Lewis Hamilton passava a ser o primeiro colocado, seguido por Verstappen e Bottas.
LAP 20/53: Raikkonen pits, pops on a set of softs and returns to the track in fourth #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/4uJxziLqca
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
O inglês virava voltas de classificação para tentar ganhar a posição na hora em que fosse trocar os pneus. A Mercedes blefava por duas vezes a entrada de Hamilton nos boxes.
LAP 21/53: Hamilton stays out and is being urged on by his engineer
📻 “It’s Hammer time, Lewis!”#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/ngmZQiu88c
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Na volta 25 era a vez de Grosjean se dirigir realizar o seu pit-stop. Pouco depois Ricciardo era visto abandonando a prova após o motor começar a soltar fumaça e um barulho de quebra ocorrer, desta forma o australiano abandonava mais uma corrida.
LAP 25/53: That new engine has seemingly failed @danielricciardo 😵
Race over for the Aussie… #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/20YLNqu0Lc
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Duas voltas depois ,Verstappen que ocupava a segunda posição se dirigia aos boxes para realizar a sua troca, retornando com macios. O holandês retornava na sexta posição atrás de Hamilton, Bottas, Raikkonen, Vettel e Ocon.
LAP 27/53: Verstappen pits, comes back out in P6 behind Ocon #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/iwxQP1uBj6
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
O finlandês da Ferrari, passava a caçar Bottas e a Mercedes pedia para ele atrasar Raikkonen.
Na volta 29 Hamilton se dirigia aos boxes e da primeira posição passava a ser o terceiro na pista, já que retornava atrás de Bottas e Raikkonen. O piloto da Ferrari conseguia ficar a mais de 5 segundos à frente do inglês.
LAP 29/53: Hamilton pits, comes back out behind Raikkonen who is behind Bottas (the Finn has yet to pit) #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/tRNpbcxX7K
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Sebastian Vettel era chamado para os boxes para a realização da troca de pneus retornando com os supermacios, de quinto passou a ser o décimo.
LAP 30/53: Vettel makes his second pit stop of the afternoon, reemerges in P10 #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/jMXdt3OAia
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
A chuva começava a se aproximar do autódromo e na Parabolica a pista já estava ficando úmida, com isso Raikkonen escorregava um pouco na realização da curva, mas sem maiores complicações.
LAP 30/53: It’s getting tense out there – Kimi’s Ferrari is in a Mercedes sandwich #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/IVlSzwDNfb
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Na volta 32 dos 10 primeiros colocados, Bottas, Ocon, Pérez, Sainz, Stroll e Sirotkin não haviam realizado as suas paradas.
Hamilton chegava em Raikkonen e Bottas duas voltas depois. O finlandês da Mercedes tentava se aproximar de Vandoorne para tentar abrir a asa e se defender do ataque dos outros dois pilotos. O grande problema é que já havia surgido bolhas nos pneus de Raikkonen e Hamilton, já que não havia nenhum respiro para os compostos resfriarem.
LAP 34/53: 😮#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/xa7loEc3f1
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Bottas foi aos boxes na volta 37, retornando em quarto também com os compostos macios. Raikkonen retornava a liderança da corrida, seguido por Hamilton e Verstappen.
Vettel realizava a ultrapassagem em Pérez na volta 28 para se tornar o sexto colocado, mas à sua frente Ocon se dirigia aos boxes e dessa forma o alemão conquistava mais uma posição passando a ser o quinto colocado. Vettel estava a mais de 13 segundos atrás de Bottas.
Pérez se dirigia aos boxes na volta 40, assim como Carlos Sainz, desta forma todos entre os 10 haviam realizado as suas paradas. As posições eram: Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Bottas, Vettel, Grosjean, Ocon, Pérez, Sainz e Hulkenberg.
Bottas conseguia ficar a menos de um segundo atrás de Verstappen.
Na volta 43, o finlandês da Mercedes era tocado por Verstappen e acabava tendo de passar pela área de escape da primeira chicane. Vettel diminuía a distância para nove segundos por conta do erro de Bottas.
LAP 43/53: 💥 Contact between Verstappen and Bottas at Turn 1 – stewards are investigating… #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/zwe4hS98bu
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Na volta 45, enquanto Hamilton realizava a ultrapassagem em Raikkonen, os comissários de prova davam um aviso sobre a investigação que estava ocorrendo por conta da primeira volta.
LAP 45/53: Hamilton makes his move on Raikkonen, and takes the lead
📻 @MercedesAMGF1 “Nice work, eight laps to go”#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/LvgRNOSngR
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Verstappen era punido com 5 segundos conta do toque com Bottas.
LAP 46/53: Stewards hand @Max33Verstappen a 5-second penalty following the incident with Bottas #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/AB63tk1Q3v
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Bottas voltava a ameaçar Verstappen tentando de todas as formas conseguir chegar à terceira posição sem depender da punição do holandês para chegar no pódio.
Raikkonen, por conta dos pneus, perdia o desempenho. Os compostos da parte de trás da sua Ferrari estavam bem desgastados e com bolhas.
Hamilton recebia a bandeira quadriculada vencendo na Itália, seguido por Raikkonen. Com a punição de Verstappen, Bottas chegava ao pódio e o holandês acabava ficando com a quinta posição já que Vettel conseguiu tirar a distância ficando a menos de 5 segundos de Verstappen.
BREAKING: Lewis Hamilton WINS at Monza and extends his world championship lead! 🏁🏆 #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/saIqW7wC4q
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
CLASSIFICATION (LAP 53/53): @LewisHamilton clinches a 68th career victory #ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/NbAm5tr0Wj
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018
Your #F1DriverOfTheDay?
Kimi 🇫🇮 👊#ItalianGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/3gxaDaseOv
— Formula 1 (@F1) September 2, 2018