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GP da Emilia-Romagna – Pirelli aposta em novidades para a prova que será disputada em Ímola

Usando a gama mais macia de pneus, a Pirelli espera que a prova em Ímola neste ano seja mais disputada. Porém, a chuva pode marcar outra vez o fim de semana

Os pneus que serão usados durante o GP da Emilia-Romagna, em Ímola já estão definidos. A Pirelli divulgou a seleção ainda no início de abril, com uma mudança para a prova que será disputada como 6ª etapa do calendário de 2023.

Por conta do baixo consumo dos pneus em 2022, a Pirelli avançou em sua escolha e fornecerá a gama mais macia de pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio -faixa vermelha), mesma combinação utilizada no Azerbaijão. Na corrida do ano passado, a fornecedora de compostos disponibilizou a gama intermediária de pneus para os competidores.

Pneus para o GP da Emilia-Romagna – Foto: reprodução Pirelli

A corrida contou com duas paradas, mas o começo da prova foi marcado pela chuva. Com a pista declarada molhada, as estratégias zeraram e todos foram obrigados a começar a prova usando os pneus intermediários. Em 2022 o GP da Emilia-Romagna contou com um fim de semana frio e chuvoso, com os times lidando com a pista molhadas nas sessões de sexta-feira e domingo. Algo semelhante é esperado para este fim de semana. Porém, desta vez a categoria não realizará uma corrida Sprint em Ímola.

Estratégias do GP de Imola – Foto: reprodução Pirelli

O traçado é bem técnico, mas também é uma pista que combina curvas de alta e baixa velocidade, testando o desempenho dos carros de forma profunda. A ideia é que os times tenham a opção de trabalhar estratégias diferenciadas com o uso da gama mais macia de pneus e possam realizar uma corrida mais dinâmica. Ímola não é um circuito que proporciona muitas ultrapassagens, desta forma a guerra na pista se resume as estratégias.

A pista conta com um asfalto um pouco abrasivo; os compostos acabam trabalhando bastante por conta das forças laterais. O GP de 2022 foi disputado no penúltimo fim de semana de abril, um mês antes da corrida desta temporada. Esperavam temperaturas mais altas, mas no momento espera-se que elas mal ultrapassagem os 20°C, sendo mais um fim de semana frio e provavelmente chuvoso em Ímola.

NOVA CLASSIFICAÇÃO

A Pirelli realizará um novo formato de classificação em Ímola, com apenas um composto sendo trabalhado em cada uma das sessões que compõem a atividade. No Q1 as equipes podem trabalhar apenas com os pneus duros, enquanto no Q2 os pneus médios são os compostos selecionados e o Q3 – quando as voltas mais velozes são realizadas – os compostos macios entrarão em ação.

Essa alocação diferenciada também será trabalhada em uma outra prova do ano que ainda será definida. A Pirelli confirma que vai fornecer apenas 11 conjuntos de pneus neste fim de semana, diferente dos 13 compostos que são usados em um fim de semana regular da categoria. A distribuição fica desta forma: 3 jogos de pneus duros, 4 médios e 4 macios.

A seleção de pneus de chuva segue inalterada, são: quatro jogos de pneus intermediários (faixa verde) e três pneus de chuva extrema (faixa azul).

Durante a Sprint realizada no Azerbaijão, a Pirelli trabalhou uma regra diferente de utilização dos pneus. No Q1 e Q2 estavam disponíveis os pneus médios, mas as equipes só podiam trabalhar com compostos novos, precisando reservar esses pneus para a sessão, enquanto no Q3 as equipes só poderiam trabalhar com os pneus macios novos. Uma classificação com duração menor também foi usada para definir o grid de largada da sprint.

Após diversas reclamações sobre os pneus, a Pirelli vai introduzir um novo composto de chuva que não precisa das mantas térmicas. Eles são fruto de pesquisas e da solicitação da categoria para mudanças, o novo pneu de chuva extrema que não precisa de aquecimento para uma operação adequada.

Até o momento os pneus de chuva extrema são aquecidos pelas mantas durante duas horas a 40°C. A fornecedora de compostos tem trabalhado para a remoção das mantas térmicas em 2024, começando pelos pneus de chuva.

A Pirelli escolheu o fim de semana na Emilia-Romagna para fazer a estreia do novo composto para chuva que não precisa desse pré-aquecimento. A etapa que tem tudo para ser marca pela chuva, pode ser o momento ideal para atestar a eficiência dos novos compostos.

Programação do GP da Emilia-Romagna / Imola. Foto: Ale Ranieri / BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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