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George Russell lidera último dia dos testes de pré-temporada no Bahrein

Embora o dia finalize com algumas equipes praticando a simulação de classificação, os tempos não superaram as marcas obtidas no dia anterior

Oficialmente, nesta tarde no Bahrein foi realizada a última sessão de testes da pré-temporada. A sexta-feira (28) marcou o encerramento da coleta de dados, após Charles Leclerc liderar os testes da manhã. No entanto, a tarde reservava aos competidores algumas voltas em simulação de classificação, que permitiram que George Russell encerrasse a atividade na liderança, com o tempo de 1m29s545, superando Max Verstappen em 0s021.

Lewis Hamilton voltou ao carro da Ferrari, mas agora para fazer a sua primeira sessão completa a tarde. O britânico revelou que a equipe tinha programado para a tarde uma simulação de corrida para Hamilton, com um stint mais longo, como outros competidores já tinham realizado nos outros dias.

Com a liberação da pista para alguns testes, as rajadas de vento pioraram, com isso, os carros ficavam mais instáveis em algumas curvas e erros eram observados, como de Pierre Gasly. No entanto, o francês superou essa questão, para trabalhar uma sequência de voltas rápidas.

Auxiliado pelo A525, Gasly cravou 1m30s657 e sua marca foi progredindo gradativamente, com o francês figurando nas primeiras posições, até atingir a marca de 1m30s040.

A sessão deveria seguir o seu curso normalmente, mas com oito minutos de sessão, uma bandeira vermelha se fez necessária, pois um ônibus entrou na pista e estava na área de escape.

A situação de pista estava melhor nesta sexta-feira, os pilotos enfrentaram uma pista mais quente, diferente do frio e da chuva que enfrentaram. Foi medido a temperatura de 33° C no asfalto, sendo mais agradável para a realização de algumas avaliações do carro.

Lance Stroll conseguiu assumir o comando do AMR25 para o final dos testes de pré-temporada. O piloto canadense não estava se sentindo bem desde o dia anterior e foi poupado de participar da sessão nesta manhã, com a Aston Martin invertendo a participação de Stroll com Fernando Alonso, para dar continuidade a coleta de dados.

A McLaren, assim como nos últimos dias, levou um certo tempo para liberar Piastri ao traçado, já que precisava fazer as mudanças, depois que Norris utilizou o equipamento.

Se nos últimos dias, a Haas figurou apenas no final da tabela de tempos, Esteban Ocon completou uma volta em 1m30s967 para ocupar a oitava posição, melhorando os tempos da equipe, mas logo deu sequência a simulação de corrida.

George Russell também acompanhou a demanda do circuito, para cravar o tempo de 1m30s054 e subir na tabela de tempos, com uma hora de sessão completada.

Engana-se quem acha que os testes aerodinâmicos não aconteceriam no último dia de testes. Com 1h30 de testes, Max Verstappen voltou para a pista com o flow-vis espalhado em parte das barras de suspensão dianteira e lateral, para compreender como estava a passagem de ar para o sidepode do RB21. O holandês também executava um stint maior, com a utilização do pneu duro.

A Red Bull se dedicou na mudança de configuração, para avaliar o equipamento em outras circunstâncias.

Próximo de completar a segunda hora dos testes vespertinos, Max foi devolvido ao trado usando um jogo novo de pneus médios. O holandês registrou o melhor tempo do primeiro setor e manteve um bom ritmo, para encaixar a marca de 1m30s143 e assumir a terceira posição.

Lewis Hamilton também foi liberado com um jogo de pneus médios novos, para anotar a marca de 1m30s345. Restavam duas horas para o encerramento da sessão e os dez primeiros eram: Gasly, Russell, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Piastri, Antonelli, Norris, Ocon e Doohan.

Verstappen então retornou para a pista mais uma vez com um jogo de pneus médios novos, cravando 1m29s844, em uma nova volta rápida. A pista estava bem vazia, contando apenas com Gasly em um teste de stint mais longo, assim como Oscar Piastri – que trabalhava com um jogo de pneus duros – enquanto Stroll e Hülkenberg eram devolvidos para a pista e estavam no aquecimento de pneus.

Após Stroll completar 34 voltas, a Aston Martin parou o carro e voltou a preparar o AMR25 para Fernando Alonso. Lance não estava se sentindo bem, mas a equipe ainda precisava executar mais algumas avaliações e mesmo perdendo tempo com a troca de pilotos, fez a substituição. O espanhol retornou ao carro para os últimos minutos de pista livre da pré-temporada.

Restando 54 minutos para o final, Alexander Albon apareceu na liderança, com a marca de 1m29s650, trabalhando com o pneu C4. O tailandês atingiu a marca de 115 voltas.

Próximo do encerramento do dia, mais voltas rápidas eram trabalhadas. Verstappen voltou com outro jogo de pneu novo para o circuito, com o C3 cravando 1m29s566, para superar Albon. Neste mesmo momento, Russell encerrava uma simulação de corrida com 23 voltas no pneu duro, pouco depois o inglês instalou mais um jogo de pneus duros, para retornar ao traçado.

Se a McLaren não estava finalizando as suas voltas rápidas no dia anterior, agiram diferente na última sessão de testes, com Oscar Piastri progredindo na tabela de tempos para a terceira posição, com o tempo de 1m29s940.

Com apenas 25 minutos até o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Piastri, Gasly, Russell, Hamilton, Leclerc, Antonelli, Norris e Ocon.

Ocon perdeu o controle brevemente do VF-25, quando a traseira do carro se adiantou na entrada da curva. O francês rodou, mas conseguiu retornar ao traçado. Na sequência foi aos boxes para verificação, já que tinha terminado de completar 23 voltas com os pneus duros.

Verstappen cometeu dois erros antes do final da sessão, um deles foi quase parar nos boxes da McLaren, esquecendo que sua equipe não estava mais com a primeira garagem da pista. A posição é organizada levando em consideração a colocação que a equipe obteve no ano anterior, desta forma, a Red Bull é apenas a terceira colocada, com a McLaren ocupando a ponta – pela vitória no Mundial.

O segundo erro do holandês, oi rodar com o carro na pista, também perdendo o controle da traseira.

Ocupando a décima segunda posição, Tsunoda saltou para o sétimo lugar, com o tempo de 1m30s789, usando um conjunto de pneus médios novos. A Racing Bulls decidiu usar mais um jogo de pneus médios, fazendo com que Tsunoda obtivesse o tempo de 1m497, ficando separado de Verstappen por 0s931.

Após algumas voltas em simulação de classificação, alguns times decidiram encerrar o dia com as voltas em modo de simulação de corrida.

A McLaren liberou Piastri para mais uma volta rápida, embora tenha progredido no primeiro setor, superando a sua marca pessoal, enquanto colocava o segundo setor do circuito em seu nome, o terceiro foi executado de forma mais lenta, rendendo uma volta com o tempo de 1m29s984.

Russell ganhou a chance de trabalhar com a volta de classificação, depois do seu programa de corrida. Isso fez com que o britânico, que usava pneus C3, chegasse até a marca de 1m29s545, para encerrar o último dia de testes na liderança.

A marca obtida pelo britânico não supera o tempo que Carlos Sainz conseguiu com a Williams no dia anterior, embora a pista apresentasse condições mais favoráveis para progredir com os tempos. Em termos de voltas, Russell completou 91 giros, depois de ocupar o carro guiado por Antonelli de manhã.

Max Verstappen foi empurrado para o segundo lugar, com o tempo de 1m29s566 e 81 voltas – executando o programa sozinho, já que a Red Bull reservou toda a sexta-feira para o holandês. Ao final dos testes, a equipe priorizou mais alguns testes com o flow-vis, por conta das múltiplas mudanças de configuração.

Alexander Albon ficou com a terceira colocação, somando 137 voltas, com o tempo de 1m29s650. Oscar Piastri progrediu na sessão, para encaixar a McLaren no quarto lugar, com 85 voltas no período da tarde. Pierre Gasly ficou com a quinta colocação, com a marca de 1m30s040 e 84 voltas.

Lewis Hamilton ficou com a sexta posição, com apenas 47 giros na sessão e o melhor tempo na casa de 1m30s345. Yuki Tsunoda ficou com o sétimo lugar (1m30s497) e suas 87 voltas completadas. Se Esteban Ocon figurou os últimos dias na última posição, conseguiu colocar a Haas entre os dez, com o tempo de 1m30s728 e passou da barreira de 100 voltas com a Haas, em quatro horas.

Kimi Antonelli foi o décimo colocado com o outro carro da Mercedes, com tempo obtido pela manhã.

Assim são encerrados os testes de pré-temporada, com as equipes mostrando uma certa proximidade, que pode viabilizar uma temporada bem disputada. Embora os tempos não tenham superado as marcas do dia anterior, as equipes se permitiram testar algumas voltas rápidas, com pneus novos, priorizando o trabalho com os pneus C3 – que serão usados no GP do Bahrein.

A Fórmula 1 agora passa por uma breve pausa, até que o campeonato seja iniciado com o GP da Austrália, com atividades programadas para os dias 14 e 16 de março.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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