O argentino Franco Colapinto recebeu uma punição de uma posição no grid para o Grande Prêmio da Emília-Romanha, após se envolver em uma infração durante a classificação deste sábado (17). O piloto da Alpine entrou na faixa rápida do pit-lane antes da confirmação oficial do reinício da sessão, que havia sido interrompida por bandeira vermelha devido ao acidente de Yuki Tsunoda, da Red Bull.
A irregularidade foi investigada pelos comissários da FIA, que ouviram Colapinto e um representante da equipe Alpine. Segundo o relatório oficial, a entrada indevida na faixa rápida ocorreu por um mal-entendido na comunicação interna, quando o piloto interpretou erroneamente as instruções da equipe e seguiu para o pit-lane antes da liberação oficial da pista.
“O representante da equipe declarou que deu instruções para o carro sair lentamente, mas não ser totalmente liberado. O piloto entendeu mal a instrução e entrou na faixa rápida antes do horário para o reinício ser oficialmente confirmado, violando as notas do evento do diretor de prova. Uma vez feito isso, era tarde de mais para reverter a direção e a equipe instruiu o piloto a prosseguir no pit-lane.”
Embora tenha sido reconhecido que a infração foi involuntária e não resultou em ganho esportivo — já que a relargada não aconteceu naquele momento e não afetou diretamente o andamento da sessão para outros competidores — os comissários consideraram necessário aplicar uma punição esportiva. A decisão segue precedentes semelhantes, como o caso da Mercedes no GP do Bahrein.
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Com isso, Colapinto, que originalmente havia encerrado o Q1 na 15ª posição, largará em 16º no grid deste domingo em Imola. O piloto sofreu um acidente no fim da primeira parte da classificação, o que o impediu de participar do Q2.
A Alpine realizará a reconstrução do seu carro e se não for preciso mudar a configuração, Colapinto começa a prova do 16° lugar.
Os comissários destacaram que uma infração semelhante, dependendo do contexto e do impacto na sessão, pode gerar punições mais severas no futuro. A equipe Alpine e Colapinto se desculparam pelo erro e reforçaram que não houve intenção de obter qualquer vantagem com a manobra.
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