A pilota da Arábia Saudita Reem Al Aboud estabeleceu um novo marco para a velocidade de monopostos da FIA ao guiar o GENBETA da Fórmula E, superando com sucesso a marca estabelecida por um Fórmula 1.
A F1 é conhecida por ser o carro de monologar com a aceleração mais rápida, no entanto, essa marca foi batida. O F1 pode atingir 0-100 km/h (0-60 mph) em 2,6 segundos, enquanto Al Aboud conseguiu a marca de 0-100 km/h em apenas 2,49 segundos.
O GENBETA é um carro de corrida Gen3, mas “desbloqueado” aprimorado por parceiros (Hankook, SABIC, ABB e Google Cloud), criado totalmente pela categoria elétrica e pela FIA, com 400kW de potência.
Este equipamento, vencedor do Recorde Mundial do Guinness, apresenta uma série de modificações nas especificações para esse “desbloqueio”. Apresentado na 9ª temporada, o Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido e leve, potente e eficiente já construído. Com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, o Gen 3 é usado por todas as equipes que disputam o Campeonato Mundial de Fórmula E.
A avaliação aconteceu antes do Dia Internacional da Mulher (8 de março), com o compromisso da Fórmula E com a inovação e a diversidade.
“Fazer parte deste momento recorde um sonho que se tornou realidade. Não se trata apenas da velocidade, trata-se de quebrar barreiras e mostrar o imenso potencial das mulheres no automobilismo. A Fórmula E forneceu a plataforma para fazer uma declaração e estou honrada por fazer parte desta jornada em direção à igualdade de gênero nas corridas”, comentou Reem Al Aboud.
Outro detalhe deixa o momento especial para Reema, em uma demonstração adicional de empoderamento, jovens sauditas de escolas locais partilharam mensagens de inspiração com a pilota que ajudaram a compor a pintura do carro.
Al Aboud começou a desenvolver a sua relação com a Fórmula E em 2018, quando ela se tornou a mulher saudita mais jovem a correr em um circuito de Fórmula E em um carro Nissan Gen2. Este também foi o ano em que foi concedido às mulheres o direito de dirigir na Arábia Saudita.
A quebra do recorde da Fórmula 1, com um Fórmula E é outro grande marco para a jovem.
“A referência alcançada por Reem é uma prova do que defendemos na Fórmula E: inovação, igualdade e competição. Seu sucesso não é apenas uma vitória para a Fórmula E, mas um salto em frente pela inclusão nas corridas, e todos nós nos juntamos a ela na celebração deste marco, especialmente antes do Dia Internacional da Mulher”, disse Jeff Dodds, CEO da Formula E.