ColunistasFórmula EPost
Tendência

Fórmula E quebra recorde da Fórmula 1 em carro guiado por Reem Al Aboud

Em avaliação realizada Reem Al Aboud conseguiu quebrar o recorde da Fórmula 1 usando o GENBETA da categoria elétrica

A pilota da Arábia Saudita Reem Al Aboud estabeleceu um novo marco para a velocidade de monopostos da FIA ao guiar o GENBETA da Fórmula E, superando com sucesso a marca estabelecida por um Fórmula 1.

A F1 é conhecida por ser o carro de monologar com a aceleração mais rápida, no entanto, essa marca foi batida. O F1 pode atingir 0-100 km/h (0-60 mph) em 2,6 segundos, enquanto Al Aboud conseguiu a marca de 0-100 km/h em apenas 2,49 segundos.

O GENBETA é um carro de corrida Gen3, mas “desbloqueado” aprimorado por parceiros (Hankook, SABIC, ABB e Google Cloud), criado totalmente pela categoria elétrica e pela FIA, com 400kW de potência.

Este equipamento, vencedor do Recorde Mundial do Guinness, apresenta uma série de modificações nas especificações para esse “desbloqueio”. Apresentado na 9ª temporada, o Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido e leve, potente e eficiente já construído. Com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, o Gen 3 é usado por todas as equipes que disputam o Campeonato Mundial de Fórmula E.

A avaliação aconteceu antes do Dia Internacional da Mulher (8 de março), com o compromisso da Fórmula E com a inovação e a diversidade.

“Fazer parte deste momento recorde um sonho que se tornou realidade. Não se trata apenas da velocidade, trata-se de quebrar barreiras e mostrar o imenso potencial das mulheres no automobilismo. A Fórmula E forneceu a plataforma para fazer uma declaração e estou honrada por fazer parte desta jornada em direção à igualdade de gênero nas corridas”, comentou Reem Al Aboud.

Outro detalhe deixa o momento especial para Reema, em uma demonstração adicional de empoderamento, jovens sauditas de escolas locais partilharam mensagens de inspiração com a pilota que ajudaram a compor a pintura do carro.

GENBETA guiado por Reema durante a quebra do recorde – Foto: reprodução Fórmula E

Al Aboud começou a desenvolver a sua relação com a Fórmula E em 2018, quando ela se tornou a mulher saudita mais jovem a correr em um circuito de Fórmula E em um carro Nissan Gen2. Este também foi o ano em que foi concedido às mulheres o direito de dirigir na Arábia Saudita.

A quebra do recorde da Fórmula 1, com um Fórmula E é outro grande marco para a jovem.

“A referência alcançada por Reem é uma prova do que defendemos na Fórmula E: inovação, igualdade e competição. Seu sucesso não é apenas uma vitória para a Fórmula E, mas um salto em frente pela inclusão nas corridas, e todos nós nos juntamos a ela na celebração deste marco, especialmente antes do Dia Internacional da Mulher”, disse Jeff Dodds, CEO da Formula E.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo