ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Fórmula E programa teste de novatos para Misano e Berlim

Neste ano a Fórmula E mantém o compromisso de apresentar a categoria para jovens pilotos

Neste ano a Fórmula E realizará dois testes de novatos, as sessões estão previstas para acontecer na Itália e Alemanha, para a avaliação de novos pilotos.

O e-Prix de Misano substituirá neste ano a prova em Roma, desta forma a categoria realizará o Treino Livre 0 no dia 12 de abril. Na atividade cada uma das equipes do grid poderá convidar um piloto para participar da sessão, mas o escolhido em questão não pode ter participado de nenhuma corrida oficial da categoria elétrica.

No ano passado a Fórmula E realizou uma alteração em seu regulamento para permitir que novos competidores possam avaliar os carros da categoria e criar essa relação. Os pilotos titulares precisam ceder o seu carro em ao menos uma sessão de treinos livres na temporada, como acontece na Fórmula 1.

Quando a mudança foi planejada, as equipes demonstraram preocupação com relação a segurança, desta forma os testes de novatos retornaram para fornecer uma avaliação mais ampla e controlada. A Fórmula E então criou o Treino Livre zero, fazendo parte do e-Prix de Roma onde cada uma das equipes colocou um novato em seu carro para os testes.

O mesmo será realizado neste ano. No dia 13 de maio, após o e-Prix de Berlim ser disputado, as equipes vão permanecer na pista para a realização dos testes de novatos. Um mínimo de 22 pilotos precisa ser convidado para participação da sessão. Os dois carros das equipes precisam estar disponíveis para os testes.

As equipes podem convidar mais de um piloto por carro, com eles sendo divididos entre uma avaliação pela manhã e outra de tarde. No ano passado a Mahindra convidou três compitores: Jehan Daruvala, Jordan King e Roberto Merhi.

Pensando em dar oportunidade para os pilotos da base conhecerem a Fórmula E, o ajuste para a realização das sessões foi colocado em datas que não conflite com a Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy.

Antes dos pilotos assumirem o carro eles precisam passar por um treinamento de segurança, além de aprender sobre o regulamento técnico da Fórmula E.

Ainda não temos os nomes de pilotos confirmados para as sessões, mas especula-se que o brasileiro Caio Collet (Nissan), Tim Tramnitz (ABT Cupra), Kush Maini (Mahindra) e Zane Maloney (Andretti) participarão da atividade.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo